Esportes

USAIN BOLT

Na última prova da carreira, Bolt se lesiona e fica sem pódio em revezamento

Na última prova da carreira, Bolt se lesiona e fica sem pódio em revezamento

Continue lendo...

Mega-astro do atletismo, Usain Bolt, 30, despediu-se do esporte neste sábado (12) de maneira dramática e sem medalha no revezamento 4 x 100 m no Mundial de Londres.

O velocista, que fechou a participação da equipe, caribenha, sentiu uma lesão e nem sequer terminou a prova. Ele recebeu atendimento imediatamente após cair ao solo do estádio olímpico londrino.
Após terminada a prova, ele cruzou a linha de chegada com a ajuda dos companheiros de equipe (Omar McLeod, Yohan Blake e Julian Forte).

A Grã-Bretanha levou o ouro, seguida pelos Estados Unidos e pelo Japão.
Ao longo de sua carreira, Bolt colecionou sucesso inigualável na história das provas de velocidade do atletismo.

Despontou aos olhos do planeta no Mundial júnior de 2002, em Kingston, capital jamaicana, com um triunfo nos 200 m. No ano seguinte, bateu o recorde mundial júnior da distância e criou a expectativa de ser uma das atrações dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

As lesões, porém, o tiraram de ação durante a Olimpíada e também afetaram seu desempenho nas temporadas seguintes (2005 e 2006).

O ano de 2007, contudo, foi o da sua redenção e abriu caminho para seu estrelado. No Mundial de Osaka, no Japão, já recuperado das contusões, ele faturou duas pratas: nos 200 m e no revezamento 4 x 100 m. Bolt não sabia, mas seria a última vez que ele perderia as duas distâncias pelos próximos dez anos.

O jamaicano solidificou de vez sua condição de astro maior do atletismo em 2008. Antes mesmo dos Jogos de Pequim, quebrou o recorde mundial dos 100 m em Nova York, com a marca de 9s72. Detalhe: era apenas a quarta vez que ele disputava a prova em nível internacional.

Na Olimpíada chinesa, bateu novamente a marca dos 100 m, repetiu a dose nos 200 m e encerrou sua campanha no revezamento 4 x 100 m. Saiu dos Jogos com três e deu o prenúncio de sua hegemonia.
Entre 2009 e 2016, quebrou novos recordes mundiais de suas provas, mas o grande feito foram suas medalhas.

Coube a Bolt ser o primeiro na história a vencer três vezes seguidas os 100 m e 200 m em Jogos Olímpicos (2008, 2012 e 2016). Em Campeonatos Mundiais, somou 11 medalhas de ouro. Até a edição de Londres, que termina neste domingo (13), perdeu somente uma prova -os 100 m no Mundial de Daegu, e porque queimou a largada.

Consolidou seu nome entre os maiores da história, e sua última performance nas pistas, neste sábado, foi uma despedida à sua altura.

NOVO PROJETO

Corumbaense celebra título de 1984 e planeja se tornar SAF

Quarenta anos após o 1º título do Estadual, o clube projeta mudanças para 2025

10/12/2024 09h30

Com a taça do Estadual, jogadores campeões de 1984 participaram de confraternização no clube

Com a taça do Estadual, jogadores campeões de 1984 participaram de confraternização no clube Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um dos times mais tradicionais do futebol sul-mato-grossense, fundado em 1914, o Corumbaense Futebol Clube deverá aderir ao novo formato de clube-empresa conhecido como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), criado por lei em 2021. 

Bicampeão estadual (1984-2017), o Galo Carijó se prepara para disputar o Campeonato Estadual do próximo ano e, paralelamente, discute seu futuro para se firmar no cenário futebolístico com forte investimento privado e gestão empresarial.

O projeto do clube foi anunciado por seu presidente, Luís Bosco Delgado, durante cerimônia realizada pela Câmara Municipal de Corumbá, na noite de sexta-feira, para homenagear com moção de congratulação jogadores, dirigentes e demais colaboradores que integraram o time campeão de 1984.

Bosco informou que o clube terá uma reunião na segunda-feira com o ex-diretor do Vasco da Gama Julio Brant, que, em julho deste ano, assumiu a responsabilidade de repaginar o futebol de Mato Grosso do Sul, com planejamento estratégico e governança, por indicação do governo do Estado.

“Vamos ouvir o que ele tem a dizer, as novas ideias para a gestão do nosso futebol. O Corumbaense voltou à elite, vai disputar o próximo campeonato para chegar ao pódio, e a possibilidade de captar investimentos como empresa e legalmente organizado nos interessa muito”, disse o dirigente do Galo.

ENCONTRO DE CAMPEÕES

O clube se prepara para a próxima temporada e praticamente definiu o novo elenco, com a contratação de 14 jogadores de outras praças do futebol e 16 pratas da casa, entre profissionais e atletas da categoria de base. O novo treinador virá do Rio de Janeiro, mas ainda não foi anunciado.

A iniciativa dos vereadores corumbaenses de homenagear os campeões de 1984 – o Corumbaense venceu o Operário, por 1 a 0, no Estádio Arthur Marinho, com gol de Negão – reuniu pela primeira vez jogadores, dirigentes, comissão técnica e funcionários que conquistaram o título do Estadual.

“É um momento único nas nossas vidas”, sintetizou o ex-volante Luisinho, paranaense de 66 anos que foi o capitão do time naquele ano. 

“Esse título foi um momento marcante no passado que fez o clube crescer”, frisou Delgado.
Na oportunidade, o presidente do Legislativo municipal, vereador Bira Canhete Filho, cobrou mais apoio ao clube da sociedade e dos empresários, citando as grandes empresas locais dos setores de mineração e de comércio exterior. “Vamos resgatar nossos dias de ouro”, cobrou.

Saiba

Na semana passada, os jogadores que fizeram parte do elenco que conquistou o primeiro título do Campeonato Sul-Mato-Grossense pelo clube foram homenageados.

Assine o Correio do Estado

Nas redes

Tricampeonato brasileiro mobiliza políticos botafoguenses em MS

Zeca do PT, Nelsinho e Fábio Trad, além de Vander Loubet, vibraram com conquista que não acontecia há 29 anos

09/12/2024 16h25

Foto: Redes Sociais / Montagem Correio do Estado

Continue Lendo...

Conquistado no último domingo (8), o tricampeonato brasileiro vencido pelo Botafogo mobilizou políticos do Senado, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados em Mato Grosso do Sul. A conquista que não acontecia há 29 anos, selada com uma vitória por 2 a 1 diante do São Paulo, fez com que o deputado estadual Zeca do PT, o senador Nelsinho Trad, seu irmão Fábio Trad, além do deputado federal Vander Loubet (PT), fossem às redes sociais  e expressassem o amor pelo Fogão.

Em viagem, o senador Nelsinho Trad (PSD) aproveitou uma escala na Argentina para comentar a conquista botafoguense. Ele seguia para o Uruguai para tratar de um acordo entre Mercosul e União Europeia nesta segunda-feira (9).

“Acompanhei pelo celular o título do Botafogo, muita coisa me passou pela cabeça. Primeiro eu lembrei ouvindo com meu pai pelo rádio, o título do campeonato carioca de 1968 com Jairzinho, com Gerson, com Roberto Miranda, e depois me veio à cabeça o título (carioca) de 1989, gol do Maurício. Eu morava ali na Rua Arthur Jorge e quem chegou para comemorar, chorar e abraçar junto foi o Paulo Siufi, meu primo, que além de Botafoguense é São Paulino, mas que torceu para o Botafogo”, destacou o senador.

Na sequência, Nelsinho aproveitou para relembrar a última conquista do Brasileirão de seu clube do coração, o que não acontecia desde 1995. “O título de 1995, título de campeão brasileiro. Meu pai estava internado na UTI, após uma cirurgia cardíaca, e quando eu disse que o Botafogo tinha sido campeão, disparou o coração dele para provar que a cirurgia estava boa”, falou o senador. Protagonizado por Túlio Maravilha, o título da ocasião foi conquistado diante do Santos.

Supersticioso, ele disse saber que o Botafogo seria campeão brasileiro, pois estava na Argentina, mesmo palco em que o clube alvinegro conquistou o título da Libertadores na última semana, diante do Atlético Mineiro.

“Quando eu vi que a conexão (do voo até o Uruguai)  seria aqui, falei ‘vai dar sorte’, botafoguense é supersticioso, aqui eu vivi (...) a maior emoção da minha vida, o título da Libertadores, e veio mais um. Campeão brasileiro merecidamente, estou emocionado, vamos agora atrás desse Mundial, vamos lá Fogão, viva o Botafogo.”, finalizou o senador.

Sem aparecer, irmão de Nelsinho, Fábio Trad (PSD) postou um vídeo em que sua filha Maísa aparece em frente a televisão e comemora o título do Glorioso. “Botafogo. Vai Maisinhaaaaaaa”, disse. 

Com uma cerveja na mão e camisa do Botafogo, o deputado federal Vander Loubet (PT), celebrou de forma suscinta em seu perfil do Instagram.

“Bora celebrar! Mais um caneco na conta do Botafogo. Depois do Brasileiro e da Libertadores, o foco agora vai ser faturar o Intercontinental e o Super Mundial. Vai, Fogão!”

Da mesma forma, Zeca do PT, aproveitou a conquista para celebrar o título e projetar o Intercontinental de clubes que será disputado pelo Botafogo já no próximo dia 11, duelo contra o Pachuca, do México.

“Depois dos títulos do Brasileirão e da Libertadores da América, agora é hora de trazer o Intercontinental e o Super Mundial. Viva o Botafogo”, complementou.

Além do Intercontinental de Clubes, que inicia já nesta quarta, a conquista da Libertadores fez com que o Botafogo confirmasse vaga no Super Mundial de Clubes que será disputado nos Estados Unidos entre 15 junho e 13 de julho de 2025.  O clube carioca está no Grupo B ao lado de Paris Saint-Germain (FRA), Atlético de Madrid (ESP) e o anfitrião Seattle Sounders. Além dos citados, o ex-ministro da saúde, Henrique Mandetta, também botafoguense, não se manifestou sobre a vitória do Glorioso. 

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).