Esportes

TÊNIS

Nadal vira sobre americano e encara rival Fognini na semi

O espanhol Rafael Nadal vibra após vencer ponto contra o norte-americano Jack Sock

GAZETA ESPORTIVA

09/10/2015 - 15h00
Continue lendo...

Oitavo colocado no ranking mundial, Rafael Nadal está a duas vitórias do bicampeonato do ATP 500 de Pequim, na China. Isso porque, na madrugada desta sexta-feira, o espanhol derrotou o norte-americano Jack Sock, número 30, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, após 2h01 de confronto e se classificou às semifinais do torneio disputado em quadras rápidas.

“Obviamente eu terminei a partida jogando melhor do que comecei. Este ano eu perdi vários jogos quando eu tinha uma vantagem. Então, ter a chance de vencer um jogo depois de começar perdendo, é importante para mim”, ressaltou o espanhol após a vitória.

Com o resultado, o nove vezes campeão de Roland Garros enfrentará, por uma vaga na decisão, Fabio Fognini (28º), classificado após derrotar o uruguaio Pablo Cuevas (37º) por 6/1, 2/6 e 6/2, O italiano tem sido uma “pedra no sapato” de Nadal nesta temporada. Em 2015, ele venceu três dos quatro emocionantes e polêmicos confrontos diante do canhoto de Mallorca.

Em fevereiro, no Rio de Janeiro, Fognini bateu Rafa nas semifinais e terminaria como vice-campeão do torneio. Na ocasião, Nadal saiu de quadra brigado com o juiz brasileiro Carlos Bernardes por ter sido advertido devido à demora em seu ritual antes do saque. Meses depois, o italiano perdeu a paciência e discutiu com o adversário durante a final do ATP de Hamburgo. O motivo: a habitual lentidão para servir. Pior para o impaciente tenista, que acabaria com o vice. O último duelo aconteceu na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, onde Fognini, com uma garra não muito comum, deu o troco e eliminou Nadal após incrível virada em cinco sets.

De volta ao confronto com Sock, Nadal começou mal e foi presa fácil para o norte-americano no primeiro set. O espanhol foi quebrado logo no terceiro game da partida e depois viu o adversário sacar bem para abrir 3/1. Rafa ainda teria quatro chances para devolver a quebra, mas desperdiçou todas e ainda voltaria a ter o serviço rechaçado, perdendo a parcial por 6/3.

Campeão em Pequim na edição de 2005, Nadal reagiu de imediato. Logo no primeiro game do segundo set, ele quebrou o saque do americano e finalmente ficou à frente do rival. Depois, foi só administrar a vantagem para empatar a partida com 6/4.

O terceiro e decisivo set manteve-se equilibrado até o sétimo game, em que Nadal foi agressivo e atacou o serviço de Sock para conquistar a quebra e ficar próximo da vitória. Desanimado, o americano não teve forças para buscar uma reação e viu o ‘Touro Miura’ os outros dois games e fechar o duelo com 6/3.

Rafael Nadal e Fabio Fognini ficam frente a frente por uma vaga na decisão do ATP 500 de Pequim na madrugada deste sábado. Apesar de estar em desvantagem neste ano, o espanhol venceu cinco dos oito confrontos com o italiano.

Ferrer avança e aguarda por Djokovic

Outro espanhol que se classificou às semifinais na capital chinesa foi o David Ferrer (7º). Nesta manhã, ele não deu chances para o taiuanês Yen-Hsun Lu (100º) e venceu por 6/3 e 6/1, em apenas 1h19 de partida.

Ferrer deverá ter uma parada duríssima pela frente. Seu próximo adversário poderá ser o melhor tenista do mundo na atualidade, o sérvio Novak Djokovic (1º), que enfrenta o norte-americano John Isner (13º) ainda na manhã desta sexta-feira.

DE OLHO

Jornal espanhol elogia Flamengo após estreia no Mundial e dá recado ao Chelsea: 'Cuidado'

Na noite desta segunda-feira, o time rubro-negro superou o Espérance, da Tunísia, pelo placar de 2 a 0, com gols marcados por De Arrascaeta e Luiz Araújo

17/06/2025 11h30

De Arrascaeta marcou um dos gols flamenguistas na estreia do Mundial

De Arrascaeta marcou um dos gols flamenguistas na estreia do Mundial Foto: X/Reprodução

Continue Lendo...

A estreia do Flamengo no Mundial de Clubes foi exaltada pelo jornal As, da Espanha, nesta terça-feira. Na noite desta segunda-feira, o time rubro-negro superou o Espérance, da Tunísia, pelo placar de 2 a 0. Os gols do Flamengo foram marcados por De Arrascaeta e Luiz Araújo.

O jornal espanhol destacou a atuação da equipe brasileira ao afirmar que o time comandado pelo técnico Filipe Luís teve o controle do jogo.

"O Flamengo chegou no Mundial de Clubes e demonstrou porque lidera o Brasileirão. Mostrou um jogo eficaz, ritmo acelerado e vistoso com a bola. Jogadores-chave brilharam na criação, incluindo um gol de De Arrascaeta e a liderança, já em sua estreia, de Jorginho. O Espérance teve poucas chances de reagir, e o segundo gol anulou qualquer tipo de esperança", analisou o periódico.

O desempenho de Arrascaeta foi valorizado pelo veículo de comunicação. O uruguaio foi o responsável por abrir o placar.

"Se há um nome a ser mencionado no Flamengo é De Arrascaeta, pelo que conquistou nos últimos anos e pelo excelente nível em 2025. Ele foi o responsável por abrir o marcador. Seu compatriota, Varela, cruzou, Luiz Araújo desviou, e o meia não perdoou na área", afirmou o periódico.

Pela segunda rodada do Grupo D, o Flamengo encara o Chelsea, na sexta-feira, novamente na Filadélfia. Os ingleses estrearam com uma vitória por 2 a 0 sobre o Los Angeles FC. O As deu um aviso ao Chelsea.

"Luiz Araújo se encarregou de encaminhar o triunfo com uma brilhante aparição na área. Controlou a bola e chutou de esquerda, perto da trave. Um gol brilhante que permite ao Flamengo sonhar. Chelsea, cuidado", finalizou.

Esportes

"Caso Morenão" é debatido em audiência pública nesta terça-feira

Representantes da UFMS e do Governo do Estado pretendem "destravar" obras

16/06/2025 16h15

Estádio Morenão

Estádio Morenão Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Representantes do Escritório de Parcerias Estratégicas da Universidade Federal e do Governo compõem uma audiência pública nesta terça-feira (17) para atualizar a situação do processo de transferência do estádio e discutir os eventuais projetos relacionados ao espaço, sucateado há anos. 

Com processo de concessão a passos lentos, o pedido por audiência partiu do gabinete do deputado Pedrossian Neto (PSD). Considerado o maior estádio de Mato Grosso do Sul, o Morenão está "abandonado" há tempos e o gramado, se antes era plano, dá lugar a morros e terra e mato alto em determinados pontos.

"O Morenão, esse gigante, está interditado há anos. O futebol sul-mato-grossense definhando, enquanto o Cuiabá, nosso vizinho, brigando por uma vaga na série A. Se a gente não agir, vamos perder de vez esse patrimônio", lembrava Pedrossian em vídeo publicado em suas redes sociais em março deste ano. 

Ainda em 2021 houve o anúncio de R$ 9 milhões, feito pelo então governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a promessa de que a reforma do estádio Morena iria finalmente sair do papel. 

Contudo, passada gestão do Executivo adiante, o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Ferreira Miranda, afirmou ao Correio do Estado em setembro de 2023 que o Morenão ficaria pronto ao final de 2024. 

Participam da audiência o secretário da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte Cultura, Marcelo Miranda, o secretário de Governo, Rodrigo Perez, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.

A ideia é reunir representantes da Universidade, do Governo do Estado e do Escritório de Parcerias Estratégicas para atualizar a situação do processo de transferência do estádio e discutir os eventuais projetos relacionados ao espaço.

Estádio histórico

Batizado de Estádio Universitário Pedro Pedrossian, em seu vídeo publicado em abril o deputado apresentou inclusive uma flâmula de inauguração do equipamento que leva o nome de seu avô, data de 07 de março de 1971. 

Registrada na tempo e memória por uma partida entre Flamengo e Corinthians, a qual teve vitória do time rubro-negro sobre o clube alvinegro, ali abriam-se os portões da história do estádio Morenão em Campo Grande. 

Se atualmente a seleção, sob o novo comando de Carlo Ancelotti, precisou vir ao Brasil para conquistar a vitória sobre o Paraguai na Neo Química Arena, a última vez que o campo-grandense pôde ver os ídolos da "amarelinha" está prestes a completar uma década. 

Foi em outubro de 2009, na última rodada das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2010, que o público presente no Morenão pôde assistir a partida entre Brasil e Venezuela. 

Com isso, a última passagem da seleção brasileira por território sul-mato-grossense aconteceu há cerca de 16 anos. 

Já o último jogo disputado no Morenão pelo tradicional campeonato Sul-Mato-Grossense ocorreu no dia 23 de maio de 2021, com o estádio sem receber partidas oficiais desde então.

Em um passado mais longínquo, quem nasceu antes da virada do milênio ainda teve a chance de tentar presenciar uma partida, já que na década de 90 dois jogos da seleção foram disputados no Morenão. 

Primeiro, o Brasil empatou em 1 a 1 contra o Paraguai no ano de 1991, durante preparativo amistoso para a Copa América daquele ano. 

Depois disso, em dezembro de 1999, a seleção sub-23, comandada então pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, enfrentou novamente os hermanos paraguaios em amistoso, com um novo empate. 

Nesse jogo de 99 o placar da partida foi mais dilatado, com três gols para cada lado, disputa que cerca de 38 mil pessoas presenciaram em Mato Grosso do Sul. 

(Colaborou Felipe Machado)

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).