Esportes

Esportes

Nauana Silva é 7ª e judô brasileiro fica sem medalhas no segundo dia do Grand Slam de Baku

Nauana começou sua participação nas quartas de final, mas foi derrotada pela polonesa Natalia Kropska, que venceu por punições

Continue lendo...

Neste sábado, o judô brasileiro não conseguiu avançar nas chaves e ficou sem medalhas no segundo dia do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. A melhor performance do país veio com Nauana Silva, que terminou a competição em sétimo lugar na categoria meio-médio feminino (63kg).

Nauana começou sua participação nas quartas de final, mas foi derrotada pela polonesa Natalia Kropska, que venceu por punições (3 a 1). Na repescagem, a brasileira enfrentou a austríaca Ljubljana Piovesana e acabou sendo derrotada por estrangulamento, encerrando sua jornada na competição.

No mesmo peso, Rafaela Silva também foi eliminada nas oitavas de final. Ela enfrentou a canadense Jessica Klimkait, campeã mundial e medalhista olímpica, que recentemente subiu para a categoria até 63kg. Jessica projetou Rafaela com um waza-ari e, em seguida, imobilizou a brasileira, garantindo o ippon.

No peso médio feminino (70kg), Aléxia Castilhos venceu a australiana Saya Middleton na primeira luta, com um yuko e um waza-ari. No entanto, nas oitavas de final, ela foi derrotada pela vice-campeã olímpica Miriam Butkereit, da Alemanha, por ippon.

No masculino, Vinicius Ardina (73kg) e Luan Almeida (81kg) também não avançaram. Vinicius foi derrotado logo na primeira luta pelo georgiano Bagrati Niniashvili, que venceu por ippon. Luan caiu para o usbeque Arslonbek Tojiev, que marcou dois waza-ari.

As disputas do Grand Slam de Baku continuam neste domingo, com mais quatro brasileiros no tatame. Marcelo Fronckowiak, no médio masculino (90kg), aguarda o vencedor do duelo entre o alemão Fabian Kansy (ALE) e Ali Gazimammadov, do Azerbaijão. Rafael Macedo, também nos 90kg, enfrentará o vencedor de Kuanysh Ratayev, do Casaquistão, e Ikhvan Edilsultanov.

No meio-pesado (100kg), Leonardo Gonçalves aguarda o vencedor de Mukhamed-Ali Mataev e Rufat Khudakov, do Usbequistão. Já no pesado , acima dos 100kg, João Cesarino estreia contra o austríaco Movli Borchashvilli.

As preliminares começam às 5h (horário de Brasília), com as finais e disputas de bronze programadas para as 10h.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado 

ESTADUAL

Abel Ferreira: 'Paulistão vale muito, vale o mesmo que Brasileirão e Copa do Brasil'

Primeiro jogo da final acontece no próximo domingo (16), às 17h30 (horário de MS), com mando de campo palmeirense

14/03/2025 22h00

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está em mais uma decisão de Paulistão

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está em mais uma decisão de Paulistão Foto: X

Continue Lendo...

O Paulistão, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil têm o mesmo valor para Abel Ferreira. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, antes da final do Paulistão, ao lado do treinador corintiano Ramon Díaz, o técnico do Palmeiras usou uma frase do rival, que disse que o Corinthians dará a vida no domingo, para reforçar o pensamento de que o título estadual é muito importante, ainda mais tratando-se de um Dérbi.

"Esse título vale, e vale muito. Vale o mesmo que o Brasileirão, que uma Copa do Brasil. Dá o mesmo trabalho, exige a mesma dedicação. Mas muitos de vocês nem falam do título que ganhamos ano passado. Muitos vocês até se esquecem, dizem: 'O Palmeiras não ganhou nenhum título'. Vale, vale e muito. Viram o que o treinador adversário falou? 'Vamos dar a vida para ganhar'", afirmou o treinador.

O Palmeiras adiciona ainda mais valor à edição deste ano porque, além de a final ser decidida em um clássico, coloca em jogo a conquista da quarta taça seguida. Apenas um time conquistou o tetracampeonato consecutivo: o Paulistano, entre 1916 e 1919.

A disputa pelo feito histórico começa neste domingo, às 18h30, no Allianz Parque, que foi colocado no centro da mais recente polêmica do futebol brasileiro, após Neymar e mais jogadores reclamarem dos gramados sintéticos. Abel foi questionado sobre o assunto durante a coletiva desta sexta e se irritou.

"São dois grandes estádios, duas grandes torcidas e dois grandes gramados, seja natural ou híbrido, que é o caso do deles (Neo Química Arena). É isso que tenho a dizer de gramados sintéticos ou naturais. Chega, basta", disse.

Já a grande decisão vai ter de esperar a Data Fifa da próxima semana para acontecer. Depois do jogo deste final de semana, Corinthians e Palmeiras se reencontram no dia 27, quinta-feira, em Itaquera, para resolver qual dos dois rivais será o campeão paulista de 2025.

"Chegaram as duas melhores equipes, mais consistentes, e por mérito vão decidir em casa. Que seja um grande espetáculo, que haja respeito. E que no final vença o Palmeiras", afirmou Abel.

Com um Dérbi na final, o treinador teve de falar bastante sobre rivalidade, mas não quis se envolver em polêmicas ou dar margem para que suas falas fossem entediadas como provocações.

"Não queria falar muito sobre o São Paulo. Aconteceram coisas desagradáveis comigo, mas ficou tudo sanado. A rivalidade, na minha opinião, é igual", respondeu, quando questionado se concordava que hoje o Palmeiras tem uma rivalidade mais intensa com os são-paulinos do que com o Corinthians.

"Essa pergunta que você fez para mim é espetacular, mas provocatória. Nós temos que dar o exemplo."

Abel entende que suas palavras, se mal colocadas, podem causar reações mais enérgicas entre torcedores, por isso o cuidado. Ao comentar sobre a violência que pode nascer de rivalidades com a do Dérbi, fez ainda um apelo contra o racismo, pauta sobre a qual o Palmeiras tem se debruçado com entrega depois do episódio sofrido pelo jovem Luighi, que chorou e cobrou a Conmebol após ser chamado de "macaco" na Libertadores Sub-20.

"Dérbi é Dérbi em qualquer parte do mundo. São dois clubes gigantes, com torcida imensa. Quando surge esse tipo de jogos, vocês empolgam e emocionam os torcedores. Reforço, que às vezes passa do ponto, que torcida e jogadores se respeitem. Um dos primeiros filmes que vi foi O Casamento de Romeu e Julieta (2005). O que prevalece nele é o amor e respeito", comentou.

"Estou no Brasil há cinco, mas há algo que precisa ser erradicado: racismo e violência. Passa pelos torcedores, dirigentes, jogadores e por vocês (jornalistas). Mas Dérbi sempre será Dérbi", concluiu.

Esportes

De olho na Libertadores, time de MS disputa Supercopa Feminina de Futsal

Competição acontece entre os dias 16 e 20 de abril, em Lajes (SC), no Ginásio Jones Minosso

14/03/2025 17h45

 Ginásio Jones Minosso, em Santa Catarina

Ginásio Jones Minosso, em Santa Catarina Foto: Reprodução

Continue Lendo...

De olho na Libertadores, a Sociedade Esportiva e Recreativa Chapadão (Serc) será a representante sul-mato-grossense na Supercopa Feminina de Futsal 2025, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de abril, em Lajes (SC), no Ginásio Jones Minosso.

O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), define o time brasileiro que garantirá vaga na competição internacional, que será realizada entre 1º e 8 de novembro de 2025, no Paraguai.

A competição contará com seis equipes, divididas em dois grupos. No Grupo A, estarão Taboão Magnus-SP, Serc-MS e ADTB Telêmaco Borba-PR.

Já o Grupo B será composto por Leoas da Serra-SC, Clube Resenhas-GO e House Via Motos-MT. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves, em turno único, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. A fase eliminatória será disputada em jogo único até a grande final.

Organizada pela CBFS, em parceria com a Federação Catarinense de Futsal (FCFS) e sediada pela Associação Leoas da Serra, a Supercopa Feminina reúne as melhores equipes do futsal feminino do Brasil, incluindo os campeões e vices da Liga Feminina, Copa do Brasil e Taça Brasil.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).