Esportes

FUTEBOL 2019

No 100º jogo de Neymar, Tite deixa testes de lado para seleção voltar a vencer

No 100º jogo de Neymar, Tite deixa testes de lado para seleção voltar a vencer

ESTADÃO CONTEÚDO

09/10/2019 - 19h29
Continue lendo...


O duelo é histórico para Neymar, que alcançará a marca de cem jogos disputados pela seleção, e, em tese, apenas mais um amistoso que poderia ajudar Tite a encontrar opções para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, a partir de 2020. Mas o treinador decidiu encarar o jogo muito a sério e vai escalar a base da equipe que faturou a Copa América nesta quinta-feira, a partir das 8 horas (de MS), quando o Brasil terá Senegal pela frente no Estádio Nacional de Cingapura.

Campeã continental em casa em julho, em uma conquista que deu fôlego e mais tranquilidade ao trabalho desenvolvido por Tite, a seleção tropeçou nos dois jogos que disputou após a Copa América, empatado com a Colômbia por 2 a 2 e perdendo para o Peru por 1 a 0, em amistosos realizados nos Estados Unidos. E, para evitar novo resultado ruim, decidiu usar os jogadores que compõem o seu time-base.

"Futebol é o que se vê e o que se sente. Às vezes tem fora do jogo, o convívio, o treino, mesmo que seja um período mais enxuto dessa vez. Mas é a realidade minha e das outras seleções também", afirmou Tite, justificando a falta de testes contra Senegal.

Assim, as únicas novidades da seleção na comparação com a formação que conquistou a Copa América serão Ederson e Neymar. O goleiro do Manchester City assume a vaga que vem sendo de Alisson com Tite, pois está contundido. E o atacante do Paris Saint-Germain, que não atuou no torneio por causa de uma lesão, retoma sua vaga, em detrimento de Everton Cebolinha.

Não será, porém, apenas mais um amistoso para Neymar, pois o atacante chegará, aos 27 anos, aos cem jogos disputados pela seleção. Nessa série, iniciada em 2010, soma apenas um título oficial conquistado - a Copa das Confederações de 2013 - e a participação em duas Copas do Mundo, ambas marcadas por turbulências, com a grave lesão sofrida em 2014 e polêmicas por simulações de faltas em 2018. E o palco do amistoso é marcante para Neymar, afinal, em 2014, foram dele todos os gols do Brasil no amistoso contra o Japão, vencido por 4 a 0.

O confronto com Senegal também é importante para ampliar o seu bom começo de temporada. Livre de lesão, ele a iniciou primeiro pela seleção, participando dos dois amistosos de setembro, com um gol marcado contra a Colômbia. Depois, em ação pelo Paris Saint-Germain, fez quatro gols em cinco jogos disputados. E precisará de muito mais para recuperar o apoio da torcida do clube e voltar a sonhar com a briga pelo prêmio de melhor do mundo.

"Tem que estar com a cabeça boa e preparado para dar a volta por cima. Busco isso para esta temporada, estar bem, torcer para que nada de mau aconteça. Terminando a temporada pode ter certeza que vou ficar sim entre os melhores", afirmou Neymar.

Sem fazer testes, Tite vai colocar em campo uma seleção cheia de jogadores experientes, como o lateral Daniel Alves, que terá 39 anos na época da Copa do Mundo de 2022, e o zagueiro Thiago Silva, que vai estar com 38 quando torneio se iniciar no Catar.

Assim, ainda que tenha convocado quatro novatos para os amistosos - os laterais Marcinho e Renan Lodi, o volante Matheus Henrique e o goleiro Santos -, os testes deverão ficar para o outro compromisso da seleção nesta data Fifa, contra a Nigéria, domingo, novamente em Cingapura.

Vice-campeão da Copa Africana de Nações, Senegal causa preocupação a Tite especialmente pela qualidade de Sadio Mané, atacante do Liverpool e no qual o treinador da seleção brasileira votou como terceiro melhor do mundo na premiação The Best da última temporada. "Jogador muito móvel, ágil, tem habilidade, tem lance pessoal muito forte", elogiou o treinador brasileiro.

Além do astro do Liverpool, Senegal também conta com outros jogadores de destaque em outros grandes clubes do futebol europeu, como o zagueiro Koulibaly, do Napoli, o atacante Keita Baldé, do Monaco, e o volante Idrissa Gueye, do PSG. No ranking da Fifa, é a 20ª colocada, sendo a seleção africana bem mais posicionada da lista - o Brasil ocupa o terceiro lugar.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL x SENEGAL

BRASIL - Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Neymar. Técnico: Tite.

SENEGAL - Gomis; Wagué, Koulibaly, Gassana e Salif Sané; Cheikhou Kouyate, Gueye e Papa Alioune N'Diaye; Keita Baldé, Sadio Mané e Sarr. Técnico: Aliou Cissé.

ÁRBITRO - Não divulgado.

HORÁRIO - 8 horas (de MS).

LOCAL - Estádio Nacional de Cingapura.

 

BRASILEIRÃO

Botafogo derrota o São Paulo e conquista o título de campeão brasileiro

O Botafogo encerrou o campeonato com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, que ficou na segunda colocação

08/12/2024 17h09

Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro após 29 anos do último título

Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro após 29 anos do último título Foto: Vitor Silva / Botafogo

Continue Lendo...

O Botafogo derrotou o São Paulo por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro, neste domingo (8). O time alvinegro, que também conquistou o título da Libertadores nesta temporada, poderia se consagrar campeão da disputa com um simples empate contra a equipe paulista, mas fez o gol da vitória nos acréscimos.

A decisão ficou para a última rodada, a 38ª, que foi disputada neste domingo.

O Botafogo encerrou o campeonato com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, que ficou na segunda colocação, após ser derrotado para o Fluminense por 1 a 0.

O Alvinegro é campeão brasileiro após 29 anos, sendo o terceiro título nacional da história do clube.

O jogo

Diante de 41.986 pessoas, maior público do estádio Nilton Santos no ano, o Alvinegro entrou em campo cheio de expectativas pela confirmação de um título que escapou em 2023. O São Paulo, sem mais objetivos a cumprir no campeonato, colocou no jogo uma escalação alternativa.

Com os dois times em marcha lenta (um empate garantiria o troféu ao Botafogo), as chances demoraram a surgir. Aos poucos, o Alvinegro começou a impor seu estilo. Em um cruzamento pela direita, Igor Jesus quase abriu o placar, mas a cabeçada parou nas mãos do goleiro Jandrei.

O primeiro gol saiu aos 36. Após roubada na saída de bola, Igor Jesus tocou para Savarino, que encobriu o goleiro Jandrei com um toque de categoria.

O Alvinegro quase marcou na sequência, mas Jandrei se agigantou por duas vezes: primeiro na finalização de Alex Telles à queima-roupa e depois no rebote de Igor Jesus.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo continuou pressionando e quase marcou com Luiz Henrique, mas o chute colocado do atacante na entrada da área novamente parou nas mãos de Jandrei, que fez grande defesa.

Em um momento de desatenção, aos 18 minutos, o São Paulo encontrou o seu gol. Marlon Freitas permitiu que William Gomes roubasse a bola próximo à área alvinegra e, com a visão livre, vencesse o goleiro John com um chute de perna esquerda.

Daí em diante a partida perdeu em emoção, com as duas equipes satisfeitas com o resultado e sem criar perigo para o adversário.

O gol que definiu o placar veio no lance derradeiro, aos 47. Jandrei tentou sair jogando, a defesa tricolor vacilou, Gregore roubou a bola e finalizou para marcar o gol da vitória.

Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate.

Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados.

Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos.

* Com Agência Brasil

Superliga

Craque do jogo, Judson brilha e Vôlei Renata da show no Guanandizão

Campo-grandense ajudou time campineiro a vencer o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 0

08/12/2024 14h00

Campo-grandense foi eleito o craque do jogo acompanhado por 5 mil pessoas

Campo-grandense foi eleito o craque do jogo acompanhado por 5 mil pessoas Foto: Judson Marinho

Continue Lendo...

Eleito o craque da partida, o campo-grandense Judson viveu uma experiência única no último sábado (7), e diante de 5 mil pessoas, ajudou o Vôlei Renata a vencer o Vedacit Guarulhos pela 9ª rodada da Superliga, nesta que foi a 1ª partida da Superliga disputada no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, 3 sets a 0 com parciais de 25/23, 25/16 e 25/20.

O desempenho do sul-mato-grossense, que recebeu o troféu Viva Vôlei, entregue ao melhor jogador de cada jogo, empolgou a torcida local, que pode acompanhar um jogo imponente do clube campineiro, que além de Judson, conta com os campeões olímpicos Maurício Borges e Bruninho, de longe um dos mais tietados pelos torcedores.

Após início equilibrado e com diversas trocas de liderança, o Vôlei Renata conseguiu se impor e realizar uma partida muito segura, sobretudo com diversas viradas de bola do ponteiro Adriano, outro atleta que veste a amarelinha, além do oposto argentino Bruno Lima, que fez ótima primeira parcial.

Com o passe encaixado e jogo fluido, o time campineiro conseguiu engatar a quarta vitória consecutiva no certame, saltando 19 pontos na tabela, 3ª posição geral, aproveitando-se do grande número de jovens por parte do Vedacit Guarulhos, fator comentado pelo levantador Sandro.

“Contra uma equipe tão forte como o Campinas, em uma noite em que eles estavam inspirados, a gente teve bastante dificuldade de segurar o saque e o ímpeto deles.” Com três vitórias e seis derrotas, o Guarulhos segue na 11ª posição no campeonato.
 
São jogadores acostumados a esses momentos de decisão de set, tarimbados, com campeões olímpicos , nossa equipe é mais jovem, os meninos estão amadurecendo, vêm evoluindo muito, mas sabemos que em momentos de decisão a experiência pesa um pouquinho mais”, destacou o levantador.

Campeão olímpico, o experiente Maurício Borges, 35, falou sobre o bom jogo realizado pelo clube campineiro, atual vice-campeão da Superliga.

“Acho que quando a gente consegue impor nosso ritmo de jogo, nosso saque, o bloqueio e defesa e o contra-ataque, é muito mais que meio caminho andado e hoje não foi diferente. Nas horas cruciais nós conseguimos sacar e contra-atacar, o importante foi isso.”, frisou o ponta.

Tarimbado, o oposto argentino Bruno Lima destacou a importância de realizar um confronto de primeiro nível em Campo Grande, distante dos grandes centros.

“Acho que é muito bom jogar em outras cidades, sobretudo para pessoas que não estão acostumadas a ver muito o vôlei, foi uma festa muito linda, e estou feliz por isso.”, falou.

Questionado sobre o futuro esportivo do time, Bruno Lima disse que dado o início de temporada, é cedo para dizer onde o time pode chegar, mesmo sabendo da força do grupo. “Ainda falta muito tempo para pensar no título, mas o time está muito forte, muito bem, estamos fortes para conquistar grandes coisas”, finalizou o argentino.

Disputada em sistema de turno e returno, os oito primeiros colocados avançam às quartas de final do torneio. 
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).