Esportes

Mudança

Operário inicia processo para se tornar SAF

A medida é direcionada na modernização da gestão e fortalecimento da estrutura administrativa, financeira e esportiva

Continue lendo...

O Operário Futebol Clube iniciou o processo de transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), conforme previsto na Lei nº 14.193/2021. O comunicado foi feito pelo presidente do clube, coronel Nelson Antônio da Silva,  neste sábado (23), e marca o início de uma nova fase para o tradicional time sul-mato-grossense.

A mudança tem como objetivo fortalecer a estrutura administrativa, financeira e esportiva do Galo, garantindo maior profissionalismo, sustentabilidade e capacidade de investimento. “Este é um passo histórico, que representa nosso compromisso em assegurar solidez institucional, preservar a tradição do Operário e projetar um futuro de conquistas para as próximas gerações”, declarou a nota do clube.

Além da estruturação jurídica, a SAF abrirá espaço para novos investimentos, especialmente na formação de atletas da base, com foco em talentos locais e na promoção da inclusão social por meio do esporte.

O processo está sendo conduzido com o apoio de profissionais com ampla experiência no cenário do futebol, tanto no Brasil quanto no exterior. A diretoria aponta que o clube será a primeira SAF formalmente estabelecida em Mato Grosso do Sul, simbolizando um marco para o futebol regional.

Em 2026, o Operário terá pela frente quatro importantes competições: o Campeonato Sul-Mato-Grossense, a Copa Verde, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, na qual será o representante do Estado. A expectativa é que a nova estrutura traga mais competitividade e condições para o clube disputar de igual para igual com equipes de outros centros.

“Estamos convictos de que este é o caminho para manter o Operário forte, transparente e preparado para novos desafios, sempre em diálogo com nossos torcedores, associados e parceiros”, diz em nota.

Com 87 anos de história completados, o Operário reforça seu compromisso com a tradição, mas agora com os olhos voltados para o futuro. "Com 87 anos de história já celebrados, reafirmamos esse legado de conquistas e paixão, que nos inspira a escrever juntos um novo capítulo da gloriosa trajetória do Operário Futebol Clube", finaliza. 

O que é SAF 

SAF é a sigla para Sociedade Anônima do Futebol. A lei aprovada em 2021 no Congresso Nacional   regulamenta a permissão para que os clubes brasileiros se tornem empresas. Desde então, vários times em diferentes cantos do país mudaram os seus estatutos para possibilitar esta alteração (veja lista completa dos representantes no Brasileirão Série A no final do texto).

A SAF tem possibilitado uma readequação de forças no futebol brasileiro: grandes clubes que estavam próximos da falência e fora do Brasileirão Série A estão recuperando o seu poder de força em 2023 e de volta para a primeira divisão nacional.

FUTEBOL

Matemáticos calculam favorito à taça do Brasileirão; 'mudou de mãos'

Depois que o Flamengo goleou o Sport por 5 a 1 no Recife, o rubro-negro assumiu a condição de principal favorito à taça

16/11/2025 12h01

O cenário se inverteu com o tropeço do então líder Palmeiras, que acumulou a segunda derrota consecutiva como visitante.

O cenário se inverteu com o tropeço do então líder Palmeiras, que acumulou a segunda derrota consecutiva como visitante. Foto: Divulgação/CBF

Continue Lendo...

Após a realização dos jogos adiados, a disputa pelo título do Campeonato Brasileiro mudou de mãos após, é o que mostram os cálculos matemáticos que apontam agora um favoritismo rubro-negro pelo topo da tabela. 

Depois que o Flamengo goleou o Sport por 5 a 1 no Recife, o rubro-negro assumiu a condição de principal favorito à taça.

Essa probabilidade rubro-negra disparou de 43,7% para 72%, Conforme os cálculos atualizados pelo Departamento de Matemática da UFMG.

O cenário se inverteu com o tropeço do então líder Palmeiras, que acumulou a segunda derrota consecutiva como visitante.

Depois de perder para o Mirassol por 2 a 1, o time de Abel Ferreira foi superado pelo Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro. Com os resultados, a chance de título palmeirense caiu de 54,6% para 26,6%. O Cruzeiro, terceiro colocado, aparece distante na briga, com apenas 1,4% de probabilidade.

Chances de título do Brasileirão:

  • Flamengo - 72% (era 43,7%)
  • Palmeiras - 26,6% (era 54,6%)
  • Cruzeiro - 1,4% (era 1,7%)
  • Mirassol - 0,011% (era 0,009%)

Mudança na parte debaixo

A situação também se movimentou na parte inferior da tabela. O Sport se tornou o primeiro rebaixado para a Série B de 2026.

O clube pernambucano, que já vinha afundado na lanterna, não tem mais chances matemáticas de permanecer na elite após a derrota para o Flamengo.

A vitória do Santos sobre o Palmeiras mudou as posições dentro da zona de rebaixamento. O Peixe chegou a 36 pontos, deixou o Z4 e empurrou o Vitória, que permanece com 35, para a zona crítica. Além da vantagem de um ponto, a equipe soma uma vitória a mais (9 a 8), primeiro critério de desempate.

Risco de rebaixamento do Brasileirão:

  • Sport - 100%
  • Fortaleza - 95,2% (era 92,6%)
  • Juventude - 82% (era 76,8%)
  • Vitória - 61% (era 59,4%)
  • Santos - 36,3% (era 51,9%)
  • Internacional - 21,6% (era 16,9%)
  • Grêmio - 2,7% (era 1,7%)
  • Ceará - 0,33% (era 0,1%)

 

Assine o Correio do Estado 

Esportes

Victoria Barros elimina favorita na Turquia e chega à primeira final profissional aos 15 anos

Resultado representa a melhor campanha da jovem tenista em torneios profissionais

15/11/2025 23h00

Foto: Fotojump / Divulgação

Continue Lendo...

Victoria Barros segue evoluindo no circuito profissional. Aos 15 anos, a brasileira avançou neste sábado à final do ITF W15 de Antália, na Turquia, ao vencer a principal cabeça de chave do torneio, a georgiana Sofia Shapatava, por 2 sets a 1 (parciais de 3/6, 6/3 e 7/5).

Agora, Victoria jogará a decisão contra a russa Valerya Yushchenko, cabeça de chave 4 e número 668 do ranking, que venceu Dorofeeva-Rybas por 6/0 e 6/1. A WTA ainda não confirmou o horário da final.

O resultado representa a melhor campanha da jovem tenista em torneios profissionais. Até então, seu melhor desempenho havia sido a semifinal no W15 de Monastir, na Tunísia, em agosto do ano passado.

A classificação de Victoria tem um simbolismo extra: foi justamente em Antália, pouco mais de um ano atrás, que ela entrou no ranking da WTA aos 14 anos, após conquistar os primeiros pontos da carreira. No mesmo torneio que marcou sua estreia na lista, ela agora disputa seu primeiro título.

O desempenho coloca Victoria ao lado de Naná Silva como destaques da nova geração do tênis brasileiro. No mês passado, Naná conquistou seu primeiro título profissional no W15 de São João da Boa Vista, também aos 15 anos.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).