Esportes

MÁ FASE

Organizada do Cruzeiro faz novo protesto e dirigentes prometem quitar salários

Organizada do Cruzeiro faz novo protesto e dirigentes prometem quitar salários

Continue lendo...

A terça-feira foi tensa no Cruzeiro. Em má fase, o time enfrentou o terceiro protesto seguido de torcedores insatisfeitos com a situação da equipe no Campeonato Brasileiro. Para amenizar a situação, dirigentes se manifestaram para respaldar o trabalho do técnico Rogério Ceni, apoiar o elenco e garantir que parte dos salários será quitada nos próximos dias.

O dia começou com um protesto de cerca de 50 torcedores de diferentes organizadas na frente do principal portão de acesso à Toca da Raposa, o CT do Cruzeiro. Com xingamentos, críticas e ofensas, reclamaram do momento atual do time, apenas uma posição acima da zona do rebaixamento na tabela do Brasileirão.

Alguns torcedores tentaram abordar os jogadores que chegaram em seus carros para o treinamento do dia. Outros, mais irritados, tentaram invadir o CT. Porém, foram contidos por policiais, que acompanharam o protesto, sem maiores intercorrências. Individualmente, os maiores alvos dos torcedores foram os meias Thiago Neves e Robinho, o lateral Edilson e o volante Henrique.

Poucas horas após o protesto, a diretoria do Cruzeiro se manifestou através de entrevista coletiva concedida pelo diretor de futebol, Marcelo Djian. Diante dos jornalistas, ele reiterou o apoio do clube a Rogério Ceni e admitiu que os salários ainda estão atrasados. Somente nos próximos dias será quitado o de julho - o de agosto seguirá sem prazo certo para ser pago.

"Os jogadores estão bem conscientes a esse atraso, inclusive essa semana estaremos quitando o restante do mês de julho. E estamos trabalhando para que, na próxima semana, a gente consiga quitar o mês de agosto. Jogadores sabem que o Cruzeiro sempre honrou com os salários. Eles não ficam preocupados quando ocorre um pequeno atrasado. Não é normal, mas posso te dizer que não é isso que está influenciando nos jogos", declarou o dirigente.

Djian negou que Ceni tenha afastado jogadores do elenco, mas admitiu que alguns vão fazer trabalho extra de recondicionamento físico nos próximos dias. Ele não citou nomes. "Ele não me passou o nome dos jogadores, mas disse que alguns estarão treinando normalmente no grupo. Aqueles que ele achar e o departamento físico e fisiológico decidirem que tem que ter um complemento, serão feitos complementos após treinamentos."

O diretor de futebol também disse ter conversado com Thiago Neves, um dos principais alvos da torcida nos últimos dias em razão das críticas feitas ao treinador após a queda do Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil, na semana passada.

"Conversei com ele em particular. O Thiago é um dos nossos melhores jogadores, deu uma entrevista de cabeça quente. Acontece no calor da partida e, às vezes, vem a decepção de quem poderia estar na terceira final consecutiva de Copa do Brasil. Está encerrado, solucionado, contamos com o Thiago Neves", garantiu Djian.

PALAVRA DO PRESIDENTE - O dirigente se tornou porta-voz do time nos últimos dias, principalmente após a dura derrota sofrida para o Grêmio por 4 a 1, em Belo Horizonte, no fim de semana. Esperava-se que o presidente Wagner Pires de Sá fosse participar da entrevista coletiva desta terça, mas ele preferiu se manifestar apenas por meio de vídeo publicado no site do Cruzeiro.

Pires de Sá defende Rogério Ceni, mas dedica a maior parte dos quase quatro minutos do vídeo em criticar conselheiros e adversários políticos dentro do clube, sem citar nomes. "Desde o princípio, desde a nossa campanha para a eleição, e que conseguimos através de nossos conselheiros, nós viemos sofrendo um ataque constante, tentando denegrir a nossa gestão, através de denúncias apócrifas, levar o nome do Cruzeiro com a difamação, atrapalhando todo a nossa administração", afirmou o presidente, que disse também estar fazendo grande esforço para reduzir os gastos e "sanear" o clube.

Copa do Mundo de Futsal

De MS, Marcênio conquista título mundial de futsal

Com participação do campo-grandense, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 2 a 1 na final, realizada neste domingo (6)

06/10/2024 13h15

Reprodução: Redes Sociais

Continue Lendo...

Natural de Campo Grande, o ala Marcênio conquistou a Copa do Mundo de Futsal de 2024, disputada no Uzbequistão. Após 12 anos, a Seleção Brasileira voltou a vencer a competição, e chegou ao hexacampeonato com uma vitória por 2 a 1 em cima da Argentina, em partida realizada na manhã deste domingo (6).

Marcênio começou a competição se recuperando de uma lesão muscular na coxa esquerda, e por isso só fez sua estreia na semifinal, partida em que o Brasil derrotou a Ucrânia por 3 a 2.

Os gols da conquista brasileira foram marcados no primeiro tempo, por Ferrão e Rafa Santos. Na etapa final, a Argentina passou a jogar com goleiro-linha, que marcou o gol para diminuir a diferença no placar, mas o empate não veio.

Brasil no Mundial

O Brasil jogou outros seis jogos nesta edição de Copa do Mundo, e venceu todos: 10x0 em Cuba; 8x1 na Croácia; 9x1 na Tailândia; 5x0 na Costa Rica; 3x1 no Marrocos e 3x2 na Ucrânia. 

Hexa

O Brasil é o maior vencedor do novo formato da competição, adotado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) desde 1989, com títulos em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

A distância para os adversários foi ampliada: a Espanha tem dois títulos, conquistados em 2000 e 2004, Argentina e Portugal têm um, conquistados em 2016 e 2021, respectivamente. 

Marcênio

Atualmente, o atleta campo-grandense defende as cores do Jaraguá (SC), com 6 gols marcados em 16 jogos nesta temporada. Antes de estar no time catarinense, Marcênio ficou seis meses no Anderlecht, da Bélgica, e cinco temporadas no Barcelona, da Espanha, um dos melhores clubes do mundo. 

Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo a Champions League da modalidade, sua segunda da carreira, já que também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra. No Barcelona, além das conquistas, ele jogou 212 partidas e marcou 37 gols.

Em Campo Grande, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.

Em 2024, Marcênio também participou da Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina. Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira. Ao todo, o atleta tem sete gols em 29 jogos com a camisa amarela. Nas redes sociais, o jogador comemorou a convocação e afirmou que realizou um sonho de criança.

Recentemente, no dia 14 de maio, Marcênio foi um dos organizadores do "Jogo das Estrelas", que aconteceu em Campo Grande, e, obviamente, também contribuiu com sua habilidade dentro de quadra. Além do jogador campo-grandense, o evento contou com o craque Falcão, considerado por muitos o maior da história da modalidade, o que também ajudou a ter dois mil espectadores no Ginásio Guanandizão neste dia.

Assine o Correio do Estado

FUTSAL

Com atleta de MS no elenco, Brasil faz final inédita contra a Argentina

O campo-grandense Marcênio ajudou a seleção à avançar na partida das semifinais da Copa do Mundo de Futsal

05/10/2024 09h00

O sul-mato-grossense Marcênio estreou em jogo decisivo da Copa do Mundo contra a seleção ucraniana

O sul-mato-grossense Marcênio estreou em jogo decisivo da Copa do Mundo contra a seleção ucraniana Foto: Divulgação/CBF

Continue Lendo...

A seleção brasileira chega em final inédita da Copa do Mundo de Futsal, contra a Argentina, com um atleta sul-mato-grossense no elenco.

O ala Marcênio Ribeiro da Silva, de 36 anos, pode ajudar o Brasil a conquistar o hexa-campeonato mundial. O atleta estreou na competição na fase semifinal, contribuindo em quadra para a seleção sair vitorioza pelo placar de 3 a 2, contra a Ucrânia.

A decisão do torneio está marcada para ser realizada no próximo domingo (6), às 11h (de Mato Grosso do Sul) na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão.

O adversário do Brasil na final, a Argentina, é a atual vice-campeã, na semifinal a seleção argentina venceu os franceses por 3x2 nesta quinta-feira (03).

Mesmo que os rivais históricos estejam vivendo uma boa fase recente no futsal, o Brasil os venceu na final da Copa América da modalidade neste ano, por 2x0, com gols de Pito e Rafa Santos, com participação do Marcênio entre os convocados. 

Marcênio atualmente é jogador do Jaraguá (SC), na temporada o ala têm 6 gols marcados em 16 jogos. Antes de estar no time catarinense, Marcênio ficou seis meses no Anderlecht (Bélgica) e cinco temporadas no Barcelona (Espanha), um dos melhores clubes do mundo. 

Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo a Champions League da modalidade, sua segunda da carreira, já que também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra.

Em Campo Grande, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.

Em 2024, Marcênio também participou da Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina.

Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira. Ao todo, o atleta tem sete gols em 29 jogos com a camisa amarela.

CAMPANHA

O Brasil jogou seis jogos nesta edição de Copa do Mundo e, até agora, venceu todos: 10x0 em Cuba; 8x1 na Croácia; 9x1 na Tailândia; 5x0 na Costa Rica; 3x1 no Marrocos e 3x2 na Ucrânia. Ainda, a seleção conta com o artilheiro da competição, o ala Marcel, com 10 gols.

Mesmo com tradição na competição o Brasil não chegava na final há 12 anos. A seleção brasileira é o maior campeão mundial no futsal (conquistou em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012).

Em 2021, na última Copa do Mundo, o Brasil ficou em terceiro lugar, sendo derrotado para os rivais argentinos na semifinal.

(Colaborou: Felipe Machado)

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).