O Palmeiras manteve a campanha de 100% de aproveitamento neste início de Campeonato Paulista. Na noite desta quinta-feira, o time comandado por Gilson Kleina, com um homem a mais, encontrou dificuldades, mas superou o Penapolense por 1 a 0, pela quarta rodada do Grupo D do Estadual, e embalou ainda mais visando o clássico do próximo domingo, diante do São Paulo. O meio-atacante Marquinhos Gabriel foi o autor do único gol do duelo disputado no Estádio do Pacaembu.
Com mais um resultado positivo, o Palmeiras passou a somar 12 pontos em quatro jogos, na liderança da chave. Já o rival do interior é apenas o vice-lanterna do Grupo A, com três pontos. Além disso, o jogo desta noite foi o primeiro do time alviverde sem o então capitão e zagueiro Henrique, negociado com o Napoli, da Itália. Ele já se apresentou ao novo clube e foi substituído no time titular pelo jovem Wellington.
O jogo foi truncado e feio durante boa parte do primeiro tempo. Com Valdivia na armação, o Palmeiras tentava colocar a bola no chão para penetrar na defesa adversária, mas não encontrava muitos espaços. As coisas começaram a ficar mais claras ao time de Gilson Kleina a partir dos 41min, com a expulsão do atacante Heleno. Ele acertou uma "voadora" nas costas do meio-campista Wesley e foi punido com o cartão vermelho.
Na volta do intervalo, com um homem a mais e Marquinhos Gabriel na vaga de Valdívia, o Palmeiras acordou e passou a pressionar o Penapolense. Logo no primeiro minuto, após cobrança de escanteio da direita, Marcelo Oliveira desviou de cabeça e a bola explodiu no travessão. O zagueiro Lúcio ficou com a sobra e isolou o chute de perna esquerda.
Apoiado pelos cercas de 11 mil torcedores que foram ao Pacaembu, a equipe alviverde se soltou e começou a arriscar chutes de fora da área. Wesley, Marquinhos Gabriel e Wendel tiveram boas chances, mas pararam nas mãos do goleiro Samuel.
No entanto, aos 20min, não deu para o camisa 1 do Penapolense. Alan Kardec foi acionado na ponta direita e cruzou forte, rasteiro. Samuel deu rebote e Marquinhos Gabriel apareceu livre, no meio da área, para encher o pé e correr para o abraço. Foi o primeiro gol do meia-atacante com a camisa do Palmeiras (ele já tinha dado duas assist~encias no último domingo, na vitória por 4 a 1 diante do Atlético Sorocaba).