Esportes

Esportes

Peões sul-mato-grossenses dominam montaria em touros no Brasil e no mundo

Além do atual campeão mundial, Mato Grosso do Sul conta com outros dois peões no Top-10 global

Continue lendo...

Os peões sul-mato-grossenses vivem um momento histórico na montaria em touros. O Estado, tradicional revelador de talentos na arena, hoje domina o cenário nacional e mundial da Professional Bull Riders (PBR), principal competição da categoria.

Na temporada atual, Warley Oliveira da Silva, natural de Aparecida do Taboado, ocupa a 4ª colocação no ranking mundial, enquanto Cleber Henrique Marques, nascido em Cassilândia, figura na 8ª posição. Ambos são destaques também no ranking nacional da modalidade.

Líder do ranking nacional, Cleber Henrique Marques venceu quatro grandes etapas do circuito brasileiro: Uberlândia (MG), Piracaia (SP), Jaguariúna (SP) e Extrema (MG), já Warley Oliveira da Silva triunfou na etapa de Pirajuba (MG) e foi vice-campeão em Campo Grande no fim de novembro, uma das provas mais disputadas do calendário, diante da torcida sul-mato-grossense.

Protagonismo

O bom momento dos representantes do Estado acontece na esteira da consagração de outro ícone local, uma vez que José Vitor Leme, nascido em Ribas do Rio Pardo, conquistou em maio de 2025 o tricampeonato mundial de montaria em touros.

Aos 29 anos, Leme se firmou como um dos maiores nomes da história da PBR, ao lado de lendas como Adriano Moraes e Silvano Alves, também tricampeões. Leme já havia conquistado os títulos de 2020 e 2021, e nesta última temporada marcou o seu nome de vez na história ao registrar 98,75 pontos, a maior nota já alcançada na competição.

O domínio brasileiro nas arenas internacionais é marcante há décadas. Desde 1994, quando a PBR passou a premiar campeões mundiais, o país já soma dezenas de títulos, com nomes como Adriano Moraes (1994, 2001 e 2006), Silvano Alves (2011, 2012 e 2014), Guilherme Marchi (2008), Renato Nunes (2010) e Kaique Pacheco (2018). Nos últimos anos, o Brasil manteve a hegemonia, com Cassio Dias campeão em 2024, Rafael José de Brito em 2023. O país conta com 15 títulos mundiais. 

Campeões mundiais da PBR por ano

2025 - José Vitor Leme
2024 – Cassio Dias
2023 – Rafael José de Brito
2022 – Daylon Swearingen
2021 – José Vitor Leme
2020 – José Vitor Leme
2019 – Jess Lockwood
2018 – Kaique Pacheco
2017 – Jess Lockwood
2016 – Cooper Davis
2015 – J.B. Mauney
2014 – Silvano Alves
2013 – J.B. Mauney
2012 – Silvano Alves
2011 – Silvano Alves
2010 – Renato Nunes
2009 – Kody Lostroh
2008 – Guilherme Marchi
2007 – Justin McBride
2006 – Adriano Moraes
2005 – Justin McBride
2004 – Mike Lee
2003 – Chris Shivers
2002 – Ednei Caminhas
2001 – Adriano Moraes
2000 – Chris Shivers
1999 – Cody Hart
1998 – Troy Dunn
1997 – Michael Gaffney
1996 – Owen Washburn
1995 – Tuff Hedeman
1994 – Adriano Moraes 

*Saiba

No final do mês passado, o campeão brasileiro de 2024, Rogério Venâncio ficou com a fivela de campeão da etapa. Montando com sucesso os quatro touros que desafiou no fim de semana o mato-grossense faturou mais de R$ 40 mil em prêmios na competição.

Assine o Correio do Estado

CONMEMBOL

Time paraguaio coloca fronteira no mapa da Libertadores

Com ida para final e condição do outro time para o ano que vem, o time Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga antecipada na Libertadores

07/11/2025 12h30

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul Foto: Reprodução / Club Sportivo 2 de Mayo

Continue Lendo...

Com entusiasmo, o Club Sportivo 2 de Mayo, time de Pedro Juan Caballero, ganhou uma vaga na Libertadores de 2026, na última quarta-feira. Com isso, a fronteira de Mato Grosso do Sul aparece no mapa do maior campeonato da América do Sul.

Ganhando ou perdendo o último jogo válido pela Copa Paraguai, as condições de pontuação do outro Campeonato Paraguaio deixam o clube com vaga garantida.

O time 2 de Mayo, considerado do alto escalão dos clubes do país, confirmou a ida para a Competição da Conmebol, após vencer o time do Guarani, por 1 a 0, na Copa Paraguai, válido pelas semifinais.

Agora, a disputa final será entre 2 de Mayo, de Pedro Juan Caballero, e Club General Caballero, do distrito de Doctor Juan León Mallorquín (JLM).

Porém, o time de JLM já está rebaixado no Campeonato Paraguaio antes mesmo dele se encerrar, devido ao sistema de pontuação. Portanto, em 2026 jogará a segunda divisão na tradicional competição do país, e mesmo que ganhe a Copa Paraguai, não poderá assumir a vaga na Libertadores.

Com isso, a entrada para a maior disputa da América do Sul, é do time de Pedro Juan, independente de conquistar ou não o título da Copa Paraguai 2025. Essa será a primeira participação da equipe na competição.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. A equipe vem de uma crescente desde 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão e retornou para a primeira divisão do Campeonato Paraguaio.

Dividido em dois torneio únicos, Apertura e Clausura, o campeonato conta com 12 times na primeira divisão, e ocorre durante o primeiro e segundo semestre do ano, que leva os nomes respectivamente.

Em 2024, na fase Apertura, o clube paraguaio ficou na 6º colocação, com 31 pontos. Na segunda fase do campeonato, a Clausura, que acontece no segundo semestre do ano, a participação do 2 de Mayo se mostrou melhor, encerrando em 3º, com 34 pontos.

Atual temporada

Neste ano, o primeiro torneio, Apertura, já se encerrou e o time caiu cinco posições de um ano para o outro. Com 22 jogos, o clube paraguaio sofreu com 8 derrotas, 12 empates e apenas 2 vitórias, o que o deixou na 11ª posição ao fim da primeira fase, com 18 pontos.

No entanto, na tabela da fase Clausura, o 2 de Mayo está na 4ª posição, a 3 jogos para o fim da temporada. Com 19 jogos e 29 pontos, o time conta com 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

O próximo jogo acontece semana que vem, na segunda-feira (10), contra o Sportivo Ameliano, de Assunção, válido pela 20ª rodada do campeonato.

Zoom no mapa da libertadores

Em maio deste ano, o atleta campo-grandense Ryan Faustino, chegou a ser anunciado pelo 2 de Mayo como parte do elenco profissional, quando ainda tinha 17 anos.

Ano em que o time paraguaio retornou à série A, o elenco contou com o garoto em treinos, porém, devido ao limite de 5 estrangeiros por time, o atleta não pôde atuar em jogos pelo clube.

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do SulRyan Faustino é atleta profissional do time sul-mato-grossense Comercial - Foto: Arquivo

Atualmente, o filho do atleta e ex-vereador Joel Faustino, tem 18 anos. Neste ano assinou seu primeiro contrato profissional, e iniciou a carreira no futebol profissional no time do Comercial do estado de Mato Grosso do Sul.

Entre rumores e expectativas, Ryan pode retornar ao 2 de Mayo ainda em dezembro deste ano e disputar a libertadores pelo clube paraguaio em 2026. Se acontecer, o atleta junto ao time, coloca Campo Grande e a fronteira no mapa da Libertadores pela primeira vez.

Libertadores 2026

A Copa Conmebol Libertadores é a maior competição de futebol da América do Sul e para 2026, a expectativa é que mais clubes participem da disputa.

O sistema de etapas da Libertadores segue a ordem de qualificação dos times, dividida em 3 fases, em sequência a fase de grupos, mata-mata e final única.

Com antecedência, o calendário para a competição já foi divulgado e a previsão é de início em fevereiro, com a etapa de qualificação, a primeira em 4 e 11 de fevereiro. A segunda fase da qualificação, no dia 18 e 25 de fevereiro e para encerrar essa primeira etapa, a terceira acontece em 4 e 11 de março.

Depois a Copa segue para a fase de grupos, com sorteio no dia 18 de março e jogos de 8 de abril a 27 de maio. Encerrado essa etapa, chega a fase de mata-mata, em que quem ganhar após jogo de ida e volta garante classificação para as próximas fases.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, marcado para 28 de novembro de 2026.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasileiro Raphinha é finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa

Atacante disputa The Best com nomes como Mbappe e Yamal

06/11/2025 23h00

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025 Foto: Vitor Silva / CBF

Continue Lendo...

O atacante brasileiro Raphinha, da seleção brasileira e do Barcelona (Espanha), é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025, premiação da Fifa que aponta os melhores do mundo na última temporada.

Na disputa, o brasileiro terá pela frente nomes de peso do futebol atual como os franceses Ousmane Dembélé, do PSG (França), e Kylian Mbappe, do Real Madrid (Espanha), o espanhol Lamine Yamal, do Barcelona (Espanha), e o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique (Alemanha).

Também foram indicados ao prêmio o marroquino Achraf Hakimi, do PSG, o inglês Cole Palmer, do Chelsea (Inglaterra), o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool (Inglaterra), o espanhol Pedri, do Barcelona, e os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do PSG.

A Fifa informou que a relação de 11 finalistas do prêmio de melhor jogador masculino foi elaborada por um painel de especialistas.

Agora, o grande vencedor será definido por meio de uma votação (que começou nesta quinta e irá até o dia 28 de novembro) que contará com indicações de técnicos e capitães das seleções masculinas das 211 federações-membro da FIFA, representantes da mídia (jornalistas especializados em futebol) e torcedores cadastrados no site FIFA.com.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).