Esportes

Interlagos

Piloto da Stock Paulista sofre acidente grave

Piloto da Stock Paulista sofre acidente grave

DA REDAÇÃO

18/04/2011 - 07h49
Continue lendo...

O piloto Paulo Kunze, de 67 anos, sofreu um acidente neste domingo no circuito de Interlagos, em São Paulo. Ele disputava a terceira etapa da Stock Paulista, categoria regional, quando bateu em um adversário na saída da Curva do Sol. Atendido ainda na pista, Kunze foi levado para o Hospital da Alvorada, em Moema. Os médicos informaram que ele sofreu um traumatismo craniano e foi internado na UTI e se submeteu a uma cirurgia na cabeça. Seu quadro era considerado estável na noite de domingo.


O acidente com Paulo Kunze ocorre duas semanas após a morte de Gustavo Sondermann, que bateu na Curva do Café, também em Interlagos. O piloto paulista disputava a categoria de acesso à Stock Car. Ao se chocar contra o muro e voltar para pista, sofreu traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Após este episódio, pilotos da Stock pediram mais segurança na pista.

Com informações do Globo Esporte

TÍTULO CONTINENTAL

Titular ontem, campo-grandense está na final da Libertadores

Matheus Martins, de 21 anos, esteve entre os onze iniciais no jogo de volta da semifinal, contra o Peñarol (URU), e teve envolvimento direto na classificação do clube carioca nas quartas

31/10/2024 14h00

Matheus Martins em ação no jogo de volta da semifinal

Matheus Martins em ação no jogo de volta da semifinal Foto: Botafogo/Redes Sociais

Continue Lendo...

O Botafogo está na final da Libertadores pela primeira vez em sua história e contou com participação sul-mato-grossense para esse feito inédito para o clube carioca. Natural de Campo Grande, o jovem Matheus Martins, de 21 anos, foi titular nesta quarta-feira (30), contra o Peñarol (URU).

Após vencer a partida de ida por 5x0 e dominar totalmente as ações do time uruguaio, o técnico português Arthur Jorge decidiu mandar a campo no jogo de volta um time misto, com poucos titulares. Nessa decisão, Matheus Martins foi escolhido para ocupar a titularidade na ponta-esquerda neste jogo.

No primeiro tempo, o sul-mato-grossense não teve muitas oportunidades, até pela pressão imposta pelo Peñarol. Nos acréscimos da etapa inicial, Matheus tomou um amarelo, o que o fez ser substituído por Thiago Almado, no intervalo do jogo. No Sofascore, aplicativo especialista em estatísticas e resultados esportivos, ele ficou com nota 6.5, com poucas ações.

No final do jogo, o argentino que entrou no lugar do campo-grandense fez o gol do afago e colocou o Botafogo na final da competição continental pela primeira vez em sua história. E pela quarta vez nas últimas cinco decisões da Libertadores, ela será entre clubes brasileiros, já que o Atlético-MG segurou o ímpeto do River Plate na última terça-feira (29) e também se classificou.

Como não há jogador sul-mato-grossense do lado mineiro, Matheus Martins é o único representante do estado que ainda resta no torneio. Ainda, uma frase criada por ele na sua apresentação no Botafogo, em agosto deste ano, foi adotada como lema pelos torcedores e outros jogadores do elenco alvinegro.

A expressão “É tempo de Botafogo” foi publicada pelo jogador pela primeira vez em uma publicação no Instagram, quando foi expressar sua felicidade ao chegar no clube. “Muito feliz de estar vestindo essa camisa! Só agradecer a todos pela confiança! Não vejo a hora de estar em campo! Vamos Glorioso. E só o começo… É tempo de Botafogo!”, disse Matheus no post.

Desde então, os adeptos do alvinegro carioca têm usado para descrever sua ansiedade ou felicidade com a atual fase do Botafogo. Páginas oficiais e influenciadores relacionados ao futebol também usaram a expressão para congratular o clube carioca pela classificação.

 

 

 

 

Além da disputa pelo título continental, Matheus também pode ser campeão brasileiro, já que o Botafogo está na liderança do Brasileirão, com 64 pontos, três a mais que o vice Palmeiras. Na competição nacional, o campo-grandense teve uma grande participação no clássico contra o Flamengo, quando marcou dois gols na goleada por 4x1, válido pela 23ª rodada.

Pênalti decisivo

No dia 25 de setembro, o Botafogo eliminou o São Paulo, em pleno Morumbis, e a classificação às semifinais saiu do pé de Matheus Martins

Após empate sem gols no jogo de ida no Rio de Janeiro, o clube carioca foi para São Paulo com a difícil missão de eliminar o tricolor paulista. Logo aos 15 minutos da primeira etapa, o argentino Almada abriu o placar para a estrela solitária, depois de ótima jogada coletiva do elenco alvinegro.

Com a vantagem no jogo e no placar agregado, o Botafogo começou a se desprender mais da bola no segundo tempo, ainda mais com a pressão tricolor. Aos 25 minutos da etapa final, Matheus Martins vem à campo no lugar de Luiz Henrique, exausto por cansaço. Porém, o São Paulo continuou em cima até conquistar seu gol de empate, aos 42 minutos, em cabeçada linda de Calleri, sem chances de defesa para John.

No final do jogo, o tempo foi parado constantemente por brigas do lado de fora do campo, envolvendo os reservas das respectivas equipes. Nesta ocasião, o juiz distribuiu cartões, inclusive vermelhos, um para o goleiro paraguaio Gatito Fernández e outro para o lateral são-paulino Rafinha, mas pouca emoção em campo e a disputa foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o São Paulo foi pior e perdeu duas (com Calleri e Rodrigo Nestor) de seis cobranças. Enquanto isso, o Botafogo foi mais eficiente e, em cobrança de Matheus Martins no canto superior direito, a vaga na semifinal foi para o clube carioca em pleno território paulista. Na história da competição, a estrela solitária chegou nesta mesma fase em 1973, quando os grupos ainda eram compostos por três equipes cada.

Ao canal esportivo ESPN, Matheus Martins exaltou a postura do elenco diante do duro confronto e já projetou o futuro da equipe nos próximos meses. “Muito feliz pela classificação, sabíamos que seria um jogo muito difícil. O Artur Jorge pediu para a gente ter confiança na batida, a gente treinou também, estávamos preparados para esse momento se precisasse. O último pênalti caiu no meu pé, graças a Deus fui feliz e fiz o gol que decretou a nossa classificação. Nosso time mereceu muito. Agora é continuar, porque temos grandes coisas ainda no ano”.

Trajetória profissional

Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Agora, Matheus pode terminar o ano como campeão brasileiro e campeão da Libertadores.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

Assine o Correio do Estado

Eleições na FFMS

TJD-MS suspende eleição, mas mantém Petrallás à frente da FFMS

As eleições, que decorreram marcadas para sexta-feira (1º), deverão cumprir as regras previstas no Estatuto Social da FFMS para serem remarcadas. Enquanto isso, o presidente interino permanece no cargo

30/10/2024 14h30

Atual gestor da FFMS, Estevão Petrallás.

Atual gestor da FFMS, Estevão Petrallás. Fotos: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Na noite de ontem (29), o Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD-MS) decidiu suspender a assembleia marcada para sexta-feira (1º), em Campo Grande, que elegeria o novo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Além disso, o Tribunal determinou a manutenção de Estevão Petrallás como gestor interno da Federação.

A decisão foi assinada pelo presidente do Tribunal, Marcelo Carriel Honório, após o ex-presidente do Clube Esportivo Nova Esperança (Cene) solicitar um mandado de garantia para suspender a assembleia e retirar Petrallás do cargo.

Conforme divulgado pelo *Correio do Estado* na última semana, Telles e Estevão estão disputando a presidência da Federação, além de outros candidatos que também concorrem ao cargo.

Ao analisar o documento, o presidente do TJD acatou, com base no artigo 93 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a suspensão da assembleia até que sejam cumpridos todos os requisitos estipulados no artigo 18 do Estatuto Social da FFMS, que definem como regras para uma eventual nova eleição na Federação.

Atual gestor da FFMS, Estevão Petrallás.

Com a suspensão das eleições programadas para sexta-feira (1º), uma nova data deverá ser definida pela FFMS e pela Comissão Eleitoral, após o cumprimento dos prazos estabelecidos no edital.

De acordo com o documento, o presidente do TJD destacou que o questionamento levantado por Telles sobre a candidatura de Estevão Petrallás deve ser analisado pela Comissão Eleitoral, e não pelo Tribunal. Por essa razão, negou o pedido de afastamento de Petrallás da carga.

Todos os envolvidos terão três dias para se manifestarem sobre o caso. Em seguida, o relator será escolhido, e a Procuradoria terá o prazo de até dois dias para apresentar sua defesa.

O que diz a federação? 


Em nota, a FFMS informou sobre o adiamento das eleições e alegou que cunpriu todos os requisitos de forma transparente. 

"Diante da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) informa que a eleição prevista para esta sexta-feira ( 01/11) foi adiada. A Comissão Eleitoral será consultada para definir os próximos passos, e a nova data do pleito será divulgada no site oficial da Federação. A FFMS reitera seu compromisso com a transparência e o respeito aos trâmites legais para assegurar um processo eleitoral ético e em conformidade com a legislação vigente".

Petrallas assume de forma interina a FFMS até o fim do mês 

O atual gestor interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Estevão Petrallás, teve seu mandato prorrogado por mais 90 dias pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 23 de agosto e estará à frente da entidade até 23 de novembro . Petrallás assumiu a entidade após a saída de Francisco Cezário, investigado na Operação Cartão Vermelho e acusado de desviar R$6 milhões da Federação entre 2018 e 2023.

Segundo a nota assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o mandatário da FFMS está autorizado a continuar à frente da entidade, desempenhando suas funções.

"Em virtude da manutenção dos fatores que justificaram sua nomeação inicial", apontou a CBF. O período permitirá, conforme a FFMS, que a atual gestão continue desempenhando suas funções, afim de garantir a continuidade dos projetos em andamento.

Estevão Petrallás estava a frente da FFMS até o dia 25 de agosto, porém a portaria da CBF foi publicada na última sexta-feira (23), confirmando a sua continuidade com os trabalhos a frente da federação. O segundo mandato finaliza somente no dia 23 de novembro. 
 

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).