Esportes

eficiência

Ponte Preta brilha e vence o Botafogo na volta de Loco

Ponte Preta brilha e vence o Botafogo na volta de Loco

g1

24/06/2012 - 19h40
Continue lendo...

Era dia de ver Loco Abreu. Após pouco mais de um mês, o atacante voltou ao time do Botafogo, agora numa condição diferente da qual deixou a equipe quando saiu para defender a seleção do Uruguai. O atacante perdeu a faixa de capitão para Renato, o posto de cobrador oficial de pênaltis para Andrezinho e a vaga de titular absoluto.

Num domingo em que o camisa 13 esteve apagado e foi substituído aos 14 minutos do segundo tempo, quem brilhou foi o conjunto da Ponte Preta. A equipe de Campinas foi eficiente ao aproveitar os contra-ataques e saiu do Engenhão com a vitória por 2 a 1, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 6.731 torcedores (4.465 pagantes).

Com o resultado, o Botafogo caiu três posições na tabela e está sétimo lugar, com nove pontos, chegando à terceira derrota (segunda em casa) em seis partidas.

A Ponte Preta, que foi derrotada apenas na estreia (1 a 0 para o Atlético-MG), ganhou três posições e passou a ser a décima colocada. Por causa do adiamento do jogo contra o Corinthians - que fez o pedido à CBF por causa da final da Libertadores -, o Botafogo volta a campo daqui a quase duas semanas para enfrentar o Bahia no Engenhão, no dia 7 de julho, em jogo válido pela oitava rodada. A Ponte Preta vai novamente jogar no Rio de Janeiro, desta vez em São Januário, contra o Vasco, no próximo sábado.

Com uma forte marcação em seu campo de ataque, o Botafogo mostrou que estava em busca de alcançar uma vantagem logo no início. A pressão começou com um chute de Andrezinho que exigiu boa defesa de Edson Bastos. Mas foi a Ponte Preta que abriu o placar, se aproveitando dos espaços deixados pelo time da casa.

Aos 15 minutos, Márcio Azevedo perdeu a bola e proporcionou o contra-ataque para o dversário. Roger tocou para Lucas, que deixou Nikão frente a frente com Jefferson. Ele driblou o goleiro do Botafogo e tocou para fazer 1 a 0. Foi o primeiro gol do meia pela Ponte Preta em sua estreia como titular.

A torcida do Botafogo logo perdeu a paciência e tornou ainda mais tenso o ambiente já complicado após a desvantagem no placar. No campo, os jogadores trocavam passes e não conseguiam achar Loco Abreu, perdido entre os marcadores adversários. O Alvinegro não criava boas chances, e a Ponte Preta apostava nos contra-ataques para ampliar a vantagem.

Mas pouco antes do fim do primeiro tempo, o Botafogo finalmente conseguiu empatar. Márcio Azevedo recebeu belo passe de Andrezinho dentro da área, foi derrubado por Tiago Alves por trás e o árbitro marcou pênalti. Agora cobrador oficial, Andrezinho, que substituiu Loco Abreu na função, bateu no canto esquerdo de Edson Bastos e fez 1 a 1 aos 43 minutos.

O segundo tempo começou como o primeiro: o Botafogo exercendo grande pressão, mas sem marcar, enquanto a Ponte Preta esperava para sair nos contra-ataques. E assim como na etapa inicial, a Macaca voltou a ficar na frente logo no início, num lance de extrema felicidade. Após bela troca de passes desde o meio do campo, Ricardinho recebeu na entrada da grande área e chutou cruzado para fazer 2 a 1 aos oito minutos.

Entre vaias e aplausos da torcida e exaltado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, Loco Abreu deixou o campo aos 14 minutos, substituído por Elkeson. Mas o panorama do Botafogo era de abatimento. A equipe não conseguia se articular ofensivamente e aceitava o jogo da Ponte Preta, que ganhava tempo a cada reposição de bola e também usava os toques para deixar o cronômetro passar.

Na base do sufoco, o Botafogo foi para cima da Ponte Preta. Mas se lançou ao ataque de qualquer maneira, e a falta de organização impediu que criasse chances claras de gol. A Macaca, por sua vez, se fechou mostrou muita aplicação na marcação e deixou o campo com a vitória. O Alvinegro foi para o vestiário sob muitas vaias e com o técnico Oswaldo de Oliveira discutindo com alguns torcedores.

Torneio

Atleta de MS garante medalha de bronze em campeonato de Futebol de Mesa no DF

O torneio reuniu 32 atletas de MS, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Distrito Federal. 

28/04/2025 17h59

Hélder Rafael garantiu a medalha de bronze na Série Prata da competição.

Hélder Rafael garantiu a medalha de bronze na Série Prata da competição. Arquivo Pessoal

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul foi muito bem representado no Campeonato Centro-Oeste de Futebol de Mesa Dadinho, que ocorreu no último sábado (26) em Taguatinga (DF). O torneio reuniu 32 atletas de MS, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia e Distrito Federal. 

Hélder Rafael garantiu a medalha de bronze na Série Prata da competição. Do Clube Sobotoms, representou o Estado na competição trazendo a medalha no peito. Mesmo após avançar entre os quatro melhores da primeira fase classificatória, Hélder não conseguiu vaga na Série Ouro na etapa seguinte e foi direcionado à disputa da Série Prata. 

Nas quartas de final, venceu André Luiz Araújo, do Distrito Federal, mas acabou sendo superado por Marcelo Vasques (DF), na semifinal, por 3 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, Hélder venceu de Geraldo (DF) por 2 a 0, garantindo o bronze. 

"Estou muito feliz com o meu resultado. O nível técnico estava muito alto e foi um dia inteiro de competição. Esse resultado mostra que os atletas daqui têm potencial", afirmou Hélder.

Outro atleta representante da Sobotoms, Marcus Ohya conseguiu avançar para a Série Ouro, mas foi derrotado pelo campeão do torneio Jean Baqui (DF) nas quartas de final. 

Os desafios não se encerram para os atletas sul-mato-grossenses. No dia 3 de maio, eles disputam a 4ª etapa da Liga Pantaneira - regra Dadinho, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. 

Depois, nos dias 17 e 18 de maio, Marcus Ohya e Roberto Giolo representarão o estado mais uma vez na Copa do Brasil de Futebol de Mesa - regra Dadinho, em Blumenau (SC). 

Futebol de mesa

O que começou como uma simples brincadeira de infância tornou-se, com o tempo, uma prática esportiva oficializada. Desde 1988, o futebol de mesa é reconhecido como modalidade desportiva no Brasil. Atualmente, o esporte conta com campeonatos em nível nacional e até competições internacionais.

Com raízes genuinamente brasileiras, o futebol de mesa evoluiu e passou por adaptações regionais. Cada estado acabou desenvolvendo particularidades no modo de jogar, especialmente em relação ao formato da bola, o que influencia diretamente nas regras da partida.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, vigora a regra do "dadinho". Nessa versão, os atletas têm direito a nove toques coletivos para concluir uma jogada em gol. As regras se assemelham bastante às do futebol de campo, conforme explica Hélder Rafael, presidente da Federação de Futebol de Mesa. Entre as similaridades estão a marcação de faltas e a organização tática dos jogadores.

Seguindo essa regra, cada equipe é composta por 10 jogadores de linha e um goleiro. O ataque sempre se inicia com cinco jogadores posicionados na frente, enquanto os demais atletas são distribuídos de acordo com a estratégia de cada competidor. O goleiro, por sua vez, deve permanecer restrito à pequena área e só pode ser movimentado no momento do chute ou caso caia.

Em situações de pênalti, a posição do goleiro também obedece a regras específicas: ele só pode ser colocado após o adversário ajustar o botão do cobrador. Além disso, é proibido posicioná-lo à frente da linha do gol.

Em Mato Grosso do Sul, o esporte foi ganhando mais espaço principalmente a partir de 2012, com a criação da Federação de Futebol de Mesa. 
 

É PÓDIO!

De MS, Léo de Deus conquista bronze no "Brasileirão de Natação"

Maior campeão individual do Troféu Maria Lenk, o nadador campo-grandense foi 3º colocado nos 200m borboleta, além de ter disputado a final dos 100m costas

28/04/2025 10h30

De Campo Grande, Leonardo de Deus conquista bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk 2025

De Campo Grande, Leonardo de Deus conquista bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk 2025 Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Nascido em Campo Grande, Leonardo de Deus conquistou a medalha de bronze nos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk de 2025, conhecido como “Campeonato Brasileiro de Natação”, disputado este ano no Rio de Janeiro, na piscina do Clube de Regatas do Flamengo.

Maior campeão individual da competição em atividade com 21 títulos, o nadador campo-grandense terminou a prova, em que é um dos “especialistas”, em 1min58s91, atrás apenas de Gustavo Saldo (1min57s46) e de Gabriel Moura (1min57s78), ambos do Minas Tênis Clubes.

Nas redes sociais, o atleta sul-mato-grossense exaltou a conquista, destacando a superação após desafios pessoais.

“Bronze com gostinho de ouro. Um ano de muitos obstáculos pessoais, altos e baixos e o mais importante é sair da água com esse sentimento de felicidade e superação. Se alegrar e se motivar com pequenas conquistas”, disse.

Além dos 200m borboleta, Leonardo nadou em outra prova e estilo. Na última terça-feira (22), ele ficou em 8º lugar nos 100m costas, que foi vencido por Guilherme Basseto, com tempo de 54s01. 

Vale ressaltar que o Troféu Maria Lenk também serve para definir os atletas que irão integrar a seleção brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos 2025, que será realizado em Singapura, entre os dias 11 de julho e 2 de agosto. Abaixo, veja a lista dos 12 nadadores que irão representar o Brasil na competição:

  • Maria Fernanda Costa (Unisanta)
  • Gabrielle Roncatto (Unisanta)
  • Stephanie Balduccini (Unisanta)
  • Guilherme Costa (SESC-RJ)
  • Stephan Steverink (Flamengo)
  • Guilherme Caribé (Unisanta)
  • João Gomes Júnior (Pinheiros)
  • Letícia Romão (Minas Tênis Clube)
  • Guilherme Basseto (Unisanta)
  • Lorrane Ferreira (SESI-SP)
  • Victor Alcará (Pinheiros)
  • Beatriz Bezerra (Pinheiros)

Como observado, cinco dos 12 atletas classificados são da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP), clube que Leonardo de Deus também representa. Atualmente, o vice-diretor da instituição privada é Marcelo Teixeira, também presidente do Santos Futebol Clube (SP).

"Como eu falei, é como se fosse minha primeira medalha de campeonato absoluto. Unisanta, obrigado pela oportunidade de defender essas cores e essa camisa com muito orgulho", afirmou o nadador campo-grandense após a conquita do bronze.

Principais conquistas - Léo de Deus

Mundiais

  • Ouro no 4×200m livre - Hangzhou 2018

Jogos Pan-Americanos

  • Ouro no 200m borboleta - Guadalajara 2011
  • Ouro no 200m borboleta - Toronto 2015
  • Ouro no 200m borboleta -  Lima 2019
  • Ouro no 4x100m medley misto - Lima 2019
  • Prata no 4x200m livre - Guadalajara 2011
  • Prata no 4×100 m medley - Lima 2019
  • Prata no 200m borboleta - Santiago 2023
  • Bronze no 400m livre - Toronto 2015
  • Bronze no 200m costas - Toronto 2015
  • Bronze no 200m costas - Lima 2019

Jogos Sul-Americanos

  • Ouro no 200m borboleta - Medellín 2010
  • Ouro no 200 m costas - Medellín 2010
  • Ouro no 200 m borboleta - Santiago 2014 
  • Ouro no 200 m costas - Santiago 2014
  • Ouro no 200 m borboleta  - Assunção 2022
  • Ouro no 100m costas - Assunção 2022
  • Ouro no 200 m costas - Assunção 2022
  • Prata no 4×200 m livre - Medellín 2010

Disputou os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2020, em Tóquio. Já representou os seguintes clubes:  Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, Sport Club Corinthians Paulista e, atualmente, defende a Unisanta.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).