Esportes

NATAÇÃO

A+ A-

Nas braçadas de Jussara o 1º ouro da natação brasileira

Apesar do tempo transcorrido, a campo-grandense continua um referencial paralímpico

Continue lendo...

O Brasil tornou-se uma grande potência paralímpica de reconhecimento indiscutível, destacando-se a cada competição pelo seu crescente número de medalhas em diversas modalidades, particularmente na natação. 

Mas, não se pode perder de vista que o caminho trilhado para esse destaque foi aberto a braçadas por uma campo-grandense. 

Hoje com 51 anos,  a servidora pública e professora Maria Jussara Matos foi a primeira paratleta do País a subir ao lugar mais alto do pódio da natação. 

À época com apenas 14 anos, além  da medalha de ouro, a nadadora ainda conquistou  duas pratas  nos Jogos Paralímpicos em duas cidades-sede, Nova York (Estados Unidos) e Stoke Mandeville (Inglaterra), em 1984.

Os feitos de Jussara não pararam por aí. Ela também representou o Brasil em Seul (1988), participação que lhe rendeu as medalhas de prata nos estilos nado borboleta e nado livre. 

Últimas notícias

Desde então, pode-se dizer que o Brasil nunca ficou fora de um pódio paralímpico. De lá para cá o desempenho brasileiro na natação tornou-se conhecido e sempre respeitado, especialmente nas últimas paralimpiadas.

IMPORTÂNCIA

Não se esquecendo dos seus tempos de preparação, quando, com sequela de poliomielite no membro inferior direito, passou por piscinas como da Universidade Federal, Golfinho e Rádio Clube, hoje Jussara Mattos ainda acompanha atentamente as competições, inclusive os Jogos Paralímpicos de Tóquio. 

Mas, a nadadora  observa que apesar de atualmente os jogos paralímpicos terem um pouco mais de visibilidade (divulgação) do que na sua época, ainda é visivel a falta de apoio - ou apoio insuficiente.

 Ela defende a necessidade de maior investimento nos paratletas brasileiros. Até mesmo porque muitos deles ainda buscam os próprio meios para garantir um tempo adequado de preparação e treinamento.

Coube a Jussara, a pedido do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviar uma mensagem aos atletas que  estão no Japão. Ela também foi presenteada com um abrigo oficial da delegação brasileira. 

Destacando que ainda guarda como honra o fato de ter se tornado a primeira a trazer uma medalha de ouro para a natação feminina brasileira, Jussara Mattos fez questão de incentivar os paratletas que se encontram no Japão. 

INCENTIVO

“Espero que vocês, que muitos de vocês, tragam muitas medalhas para o Brasil. Estou torcendo por vocês. Na hora em que estiverem competindo tenham em mente que estão carregando toda uma nação; uma nação sofrida  que precisa receber esse carinho, essa alegria de ver a nossa Bandeira tremulando no alto do mastro. Façam o possível para o nosso Hino tocar quantas vezes for possível, de forma que no último dia do evento tenham pessoas cantarolando o nosso Hino sem saber nem mesmo porque. Estou com vocês. Muita sorte! Vamos lá, força Brasil!”, disse ela na mensagem .

Assine o Correio do Estado

Estadual

Dourados bate o Operário e joga pelo empate na final do Sul-mato-grossense

Grande final será disputada na Capital no próximo domingo (21)

14/04/2024 18h00

Partida foi disputada no Douradão neste domingo Vinícius Eduardo

Continue Lendo...

Jogo de ida disputado neste domingo (14), no Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, entre Dourados Atlético Clube (DAC) e Operário, terminou em 1 a 0, dando a vantagem para o time da casa que joga por um empate na grande decisão. O segundo jogo pela final do Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece em Campo Grande na próximo domingo (21).

No Douradão, apesar de um primeiro tempo movimentado, onde cerca 4.373 mil pessoas acompanhavam a partida, nenhuma das equipes conseguiu abrir o placar, fechando a primeira etapa da disputa em 0 a 0. Contudo, o DAC foi quem se destacou, chegando com mais perigo a grande área do adversário

Ainda no 1º tempo, o técnico do Dourados, Rogério Henrique, impulsionou o time que deu trabalho para o goleiro Ellissom, que acumulou mais três defesas para a conta, segurando o ataque do DAC.

Aos 31 minutos do segundo tempo, Dandan, jogador da equipe douradense abriu o placar, quando a bola rebateu na defesa operariana. Aproveitando a chance, o DAC puxou o contra-ataque e encontrou Dandan livre no meio de campo, que bateu na bola em velocidade, driblou o goleiro Ellissom e chutou para o fundo do gol.

Com atuação tímida durante os 45 minutos de bola rolando, apesar de duas chances claras de gol, o Galo não conseguiu marcar. Um dos chutes de maior perigo foi parado pela defesa do time de Dourados que interceptou a jogada em cima da linha.

A partida terminou em 1 a 0 para o Dourados que com o resultado joga pelo empate, e avança para a final após sete anos de jejum. A equipe está em uma sequência de 11 jogos sem perder, a única derrota do DAC na competição foi na fase de grupos contra o Aquidauanense, derrota fora de casa por 1 a 0 no dia 24 de janeiro.

Já o Operário, desta vez terá a chance de disputar o último jogo em Campo Grande, já que na fase de grupos a equipe fez a melhor campanha do Estadual, vencendo seis jogos, empatando um, e terminando a primeira fase invicto.

FINAL

O Galo vai em busca do seu 13º titulo do Sul-mato-grossense, já o DAC pode ser pela primeira vez campeão do Estadual.

Além do título, a conquista do campeonato dá direito a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D e para a Copa Verde de 2025. 

 

futebol

Corinthians não aproveita expulsão e empata com Atlético-MG em jogo morno

O Corinthians volta a campo na quarta-feira (17) para enfrentar o Juventude, às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro

14/04/2024 17h30

DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

O Corinthians não aproveitou a expulsão de Battaglia e apenas empatou em 0 a 0 com o Atlético-MG neste domingo (14), na Neoquímica Arena, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O time de António Oliveira jogou com um a mais a segunda etapa inteira, mas ainda assim proporcionou um jogo de poucas oportunidades.

O primeiro tempo começou morno, mas terminou pegando fogo. O Galo teve dificuldade de sair jogando e viu um Corinthians marcando bem, preenchendo espaço. Pouco aconteceu até a metade da primeira etapa. Os visitantes engrenaram na etapa final e passaram a explorar melhor o campo de ataque e fazer Cássio trabalhar. Saravia até balançou a rede, mas teve seu gol anulado por impedimento. O jogo ficou pegado após faltas com entradas mais fortes e bate boca. Nos acréscimos, Battaglia foi expulso por receber o segundo amarelo após falta em Yuri Alberto.

Na segunda etapa, o Corinthians retornou assustando Everson com ótima jogada de Wesley. O corintiano deu caneta em Paulinho e arriscou um chute forte que fez o goleiro se deslocar para defender. O Galo se fechou, melhorou o setor defensivo e passou a dar pouco espaço para os rivais, que estiveram com a bola o tempo inteiro, mas não foram efetivos. No fim, Hugo pegou um rebote e arriscou um chute de longe, mas a bola passa à esquerda do gol. Seria um golaço do lateral. No fim, Scarpa foi derrubado quase em cima da linha da área e bateu forte para Cássio fazer uma defesaça.

O Corinthians volta a campo na quarta-feira (17) para enfrentar o Juventude, às 20h, no estádio Alfredo Jaconi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O Galo enfrentará o Criciúma no mesmo dia, às 20h, na Arena MRV, pela segunda rodada do Brasileiro.
Local: Neoquímica Arena, em São Paulo (SP)

Cartões amarelos: Romero, Fagner, Raniele, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo, Maycon, Carlos Miguel (COR) e Battaglia, Jemerson, Hulk, Everson, Saravia, (CAM)
Cartões vermelhos: Battaglia.

GOLS:
CORINTHIANS
Cássio; Fagner (Matheuzinho), Félix Torres, Gustavo Henrique (Paulinho) e Hugo; Raniele, Fausto Vera (Maycon) e Rodrigo Garro (Igor Coronado); Wesley, Romero (Pedro Raul) e Yuri Alberto. T.: António Oliveira.

ATLÉTICO-MG
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jamerson e Guilherme Arana; Otario, Battaglia, Zaracho (Alan Franco) e Igor Gomes (Igor Rabello); Paulinho e Hulk. T.: Gabriel Milito.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).