Esportes

FUTEBOL

A+ A-

Saiba quais serão as decisões da última rodada do Campeonato Brasileiro

Mesmo com o Palmeiras com a "mão na taça", ainda falta decidir classificação à Libertadores e rebaixamento à Série B

Continue lendo...

Resta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro e, apesar de o título estar encaminhado para o Palmeiras, muita coisa está em jogo —e tudo será decidido a partir das 20h30min (MS) desta quarta-feira (6).

JÁ DEU PALMEIRAS?

O time alviverde é virtualmente campeão brasileiro, mas ainda há “milagre” matemático, e tanto Atlético-MG quanto Flamengo podem ficar com o troféu.

O Palmeiras será campeão vencendo ou empatando com o Cruzeiro. O jogo ocorre em Belo Horizonte, e a equipe mineira, que se livrou do rebaixamento, busca agora confirmar a vaga na Sul-Americana.

Em caso de derrota paulista, é necessário que Atlético-MG ou Flamengo vençam e tirem uma enorme vantagem no saldo: os mineiros precisam reverter um panorama de, pelo menos, oito gols de vantagem, enquanto os cariocas têm esse número ampliado para, no mínimo, 16 gols.
Como está a tabela?

1° - Palmeiras: 69 pontos (saldo de gols +31 e 63 gols marcados)
2° - Atlético-MG: 66 pontos (saldo de gols +23 e 51 gols marcados)
3° - Flamengo: 66 pontos (saldo de gols +15 e 56 gols marcados)

As chances de título (segundo a UFMG):

Palmeiras: 99,97%
Atlético-MG: 0,03%
Flamengo: 0%

Os jogos:

Cruzeiro x Palmeiras
Bahia x Atlético-MG
São Paulo x Flamengo

VAGAS DIRETAS NA LIBERTADORES:

QUARTETO DISPUTA TRÊS VAGAS

O Botafogo chegou ao seu décimo jogo seguido sem vitória ao empatar com o Cruzeiro e acabou ultrapassado pelo Grêmio, que venceu o Vasco na despedida de Luis Suárez da torcida gaúcha.
Os dois são os principais concorrentes na luta por uma vaga direta na Libertadores, mas até mesmo Atlético-MG e Flamengo, 2° e 3° colocados na tabela, não estão garantidos —o Palmeiras, por outro lado, é nome confirmado na fase de grupos.

O time de Tiago Nunes precisa vencer o Inter fora de casa para sonhar com o G4 — empate e derrota não servem. Em caso de vitória, a vaga direta vem se houver um tropeço envolvendo Atlético-MG, Flamengo e Grêmio.

Como está a tabela?

2° - Atlético-MG: 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols +23 e 51 gols marcados)
3° - Flamengo: 66 pontos (19 vitórias, saldo de gols +15 e 56 gols marcados)
4° - Grêmio: 65 pontos (20 vitórias, saldo de gols +6 e 60 gols marcados)
5° - Botafogo: 64 pontos (18 vitórias, saldo de gols +23 e 57 gols marcados)

Os jogos:

Bahia x Atlético-MG
São Paulo x Flamengo
Fluminense x Grêmio
Inter x Botafogo

SUL-AMERICANA: AINDA DÁ PRO SANTOS?

O Cruzeiro empatou com o Botafogo, se livrou do rebaixamento e, de quebra, ficou bem perto de se garantir na Sul-Americana. A equipe mineira chegou aos 46 pontos.

O Santos, que ainda luta contra a queda para a Série B, é o único que pode atormentar a vida dos mineiros nos critérios de desempate: o time de Marcelo Fernandes soma 43 pontos e, se vencer, pode assumir a 14ª posição — neste caso, é preciso de uma vitória simples do Palmeiras sobre o elenco cruzeirense.

Como está a tabela?

14° - Cruzeiro: 46 pontos (11 vitórias e saldo de gols +3)1
5° - Santos: 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24)

Os jogos:

Cruzeiro x Palmeiras
Santos x Fortaleza

QUEM CAI?

Bahia, Vasco e Santos vão para a última rodada com risco de queda —Goiás, Coritiba e América-MG já caíram.

A situação menos apertada é a do Santos, que soma 43 pontos e depende só de si para permanecer na elite nacional. Até mesmo uma derrota para o Fortaleza pode servir, desde que Vasco e Bahia também sejam derrotados.

O Vasco também não precisa de uma “forcinha” de terceiros, mas tem o sinal de alerta ligado porque só está à frente dos nordestinos.

Já o Bahia agoniza e necessita de uma vitória —e de tropeços de Vasco ou Santos— para jogar a Série A de 2024. Um empate até serve, desde que os cariocas percam para o Bragantino.

Como está a tabela?

15° - Santos: 43 pontos (11 vitórias e saldo de gols -24)
16° - Vasco: 42 pontos (11 vitórias e saldo de gols -11)
17° - Bahia: 41 pontos (11 vitórias e saldo de gols - 6)

O risco de queda (segundo a UFMG):

Bahia: 68,9%
Vasco: 24,9%
Santos: 6,2%

Os jogos:

Bahia x Atlético-MG
Vasco x Bragantino
Santos x Fortaleza

Assine o Correio do Estado

Futebol

Botafogo oficializa volante Gregore e ressalta gols, finalizações e desarmes do reforço

Décimo reforço para o técnico Tiago Nunes em 2024, o jogador chega para disputar posição com Danilo Barbosa e Marlon Freitas

19/02/2024 23h00

Foto: Esporte News Mundo

Continue Lendo...

Um dia após levar a virada no clássico diante do Vasco, por 4 a 2, deixando a zona de classificação às semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo anunciou a chegada do volante Gregore, que estava no Inter Miami de Messi. O clube fez um vídeo para mostrar as características do reforço, já inscrito para a fase prévia da Copa Libertadores.

"Bem-vindo, Gregore! Volante de 29 anos assina com o Botafogo até o fim de 2026", anunciou o clube em suas redes sociais. No Brasil desde a manhã desta segunda-feira, o mineiro de Juiz de Fora foi aprovado nos exames médicos e começou as atividades na nova casa.

O Botafogo focou em mostrar o poder de finalização do jogador, que adora arriscar chutes fortes de fora da área e defendeu as cores do Bahia antes de ir aos Estados Unidos. E ainda mostrou sua força em roubar a bola dos adversários.

"Gregore chega para somar forças ao elenco alvinegro. O atleta já está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e está pronto para estrear. A data de apresentação do reforço será anunciada em breve. Bem-vindo ao Mais Tradicional e muito sucesso com a gloriosa camisa."

Décimo reforço para o técnico Tiago Nunes em 2024, o jogador chega para disputar posição com Danilo Barbosa e Marlon Freitas, mas leva vantagem por ter maior combate. O elenco já se reapresentou nesta segunda no CT Lonier visando a estreia na fase prévia da Libertadores, quarta-feira, diante do Aurora, em Cochabamba, na Bolívia.

Futebol

Dorival Jr. analisa jogadores em viagem à Europa para 1ª convocação da seleção brasileira

O grande desafio para o treinador nesta sua primeira passagem será mesmo reabilitar a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2026

19/02/2024 22h00

Dorival deixou o São Paulo para assumir o comando da seleção brasileira. Divulgação/SPFC

Continue Lendo...

O técnico Dorival Júnior tem dedicado as últimas semanas a uma extensa programação de jogos na Europa a fim de observar atletas em atividade para embasar a sua primeira convocação pela seleção brasileira. A missão, que começou no início de fevereiro, se encerra no dia 26 deste mês.

No roteiro, estão jogos dos principais campeonatos do continente e ainda partidas da Liga dos Campeões. Além de analisar os atletas em campo, ele tem programado ainda visitas aos centros de treinamentos das equipes.

No cargo desde o dia 11 de janeiro, quando substituiu Fernando Diniz, ele vai dirigir a seleção a partir dos amistosos diante da Espanha e também da Inglaterra, em março. O treinador também comandará a equipe na disputa da Copa América e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Na sua passagem pela Europa, Dorival se encontrou com atletas do Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germaint, Manchester United, Tottenham e Wolverhampton. Acompanhado dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, o treinador vai observar, nesta semana, os jogos dos brasileiros do Manchester City, do Liverpool e do Arsenal.

"Esses dias estão sendo produtivos. Conversamos com muitos jogadores, ficamos sabendo de detalhes físicos observando os treinamentos e os jogos. Isso tudo faz uma diferença grande. Serve para tirarmos dúvidas, adaptarmos um novo atleta ao nosso sistema e achar possíveis encaixes", afirmou Dorival que, no sábado, assistiu à vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham por 2 a 1.

Com larga experiência pelos clubes que passou, Dorival falou da experiência de comandar a seleção brasileira pela primeira vez. "A dinâmica de trabalho na seleção é diferente. Essas visitas já fazem parte da preparação da equipe. O meu principal trabalho aqui será o contato direto com o atleta. Essa proximidade é muito importante", comentou.

O grande desafio para o treinador nesta sua primeira passagem será mesmo reabilitar a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2026. Fora da zona de classificação para o mundial, o Brasil é o sexto colocado com sete pontos em seis rodadas. A Argentina é a líder isolada da competição com 15 pontos seguida de Uruguai, Colômbia, Venezuela e Equador.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).