Esportes

PRESSÃO

Santos empata e vê a pressão aumentar sobre Adilson

Santos empata e vê a pressão aumentar sobre Adilson

Gazeta Esportiva

27/02/2011 - 11h02
Continue lendo...

Sem apresentar um futebol brilhante, o Santos acumulou mais um tropeço no Campeonato Paulista. Desta vez, o Peixe empatou com o São Bernardo, por 1 a 1, neste sábado, na Vila Belmiro e terminou a partida vaiado pelos seus torcedores. Elano, de pênalti, abriu o placar para os santistas no primeiro tempo, com Raul empatando para os visitantes na etapa final.

O resultado, somado ao empate com o Deportivo Táchira (Venezuela), na estreia da Copa Libertadores da América, e a derrota para o Corinthians, deve aumentar ainda mais a pressão da torcida sobre o técnico Adilson Batista. Com esse empate, o Alvinegro Praiano subiu para a quarta colocação, com 19 pontos, mas pode perder posições ao término desta rodada. Já o São Bernardo chegou aos nove pontos, no 15° lugar na tabela de classificação.

Na 11° rodada os santistas visitam o Oeste, no próximo sábado, em Itápolis. Antes disso, a equipe recebe o Cerro Porteño (Paraguai), quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela Libertadores. Já o time do ABC Paulista volta a jogar pelo Paulistão contra o Mogi Mirim, na sexta, às 20h30, dentro de casa, no Estádio Primeiro de Maio.

O jogo - O Santos começou o jogo pressionando bastante o São Bernardo. Tanto que, logo no primeiro minuto, Zé Eduardo tocou para Neymar, que driblou a marcação e chutou para o gol. Com o desvio do goleiro Marcelo Pitol, a bola bateu na trave, assustando os visitantes.

Pouco depois, os santistas tiveram mais uma boa oportunidade, só que desta vez através de uma bola parada. Aos três, Elano cobrou falta da intermediária, exigindo mais uma boa defesa de Pitol.

Mesmo pressionado, o São Bernardo também se aventurou no campo de ataque. Aos sete, Junior Xuxa tocou para Danielzinho, que conseguiu passar por Danilo. Lucas tentou o chute, foi travado por Bruno Rodrigo, e na sobra Elionar Bombinha, de frente para o gol, bateu para uma grande intervenção do arqueiro do Peixe, Rafael.

No minuto seguinte, a resposta do Alvinegro Praiano foi imediata. Neymar puxou rápido contra-ataque, passando a bola para Zé Eduardo, que encontrou Felipe Anderson livre. No entanto, na hora do arremate, o jovem meia pegou fraco, facilitando a defesa de Marcelo Pitol.

Aos 13, o Santos criou mais uma boa chance de gol. Jonathan e Felipe Anderson fizeram boa combinação pela direita, o lateral foi até a linha de fundo, próximo ao gol, e tentou a assistência para Zé Eduardo. Só que o zagueiro Leandro Camilo interceptou o passe, fazendo com que a bola sobrasse para Pitol, sem problemas.

Após essas oportunidades criadas, os santistas passaram a ter mais dificuldades para chegar ao gol do São Bernardo. Mas, quando chegou novamente, o Peixe balançou as redes. Já no final do primeiro tempo, o atacante Neymar fez boa jogada individual e sofreu pênalti de Leandro Camilo. Na cobrança, aos 43, Elano mandou a bola à meia altura, no canto esquerdo de Marcelo Pitol: 1 a 0. Esse foi o oitavo gol do meia no Paulistão, artilheiro isolado do torneio.

Na volta para a etapa complementar, o técnico Adilson Batista resolveu trocar um meia por outro: Felipe Anderson saiu para a entrada de Alan Patrick. Apesar da alteração, o jogo começou sem grandes emoções no segundo tempo.

Aos 13, foi a vez de o São Bernardo mexer. O treinador Estevam Soares colocou Raul no lugar de Willian Favoni e, pouco depois, foi premiado. No minuto seguinte à entrada de Maikon Leite na vaga de Zé Eduardo no Peixe, o São Bernardo chegou ao empate com o próprio Raul, aos 23.

Com dificuldades para organizar suas jogadas de ataque, os santistas ainda viram Jonathan deixar o confronto, cansado, para a entrada de Pará, aos 31. Aos 34, para se defender da pressão do final da partida, Estevam colocou o volante Zé Forte no lugar de Elionar Pombinha, no São Bernardo. Depois, foi a vez do meio-campista Régis substituir o lateral direito Guto.

O Alvinegro Praiano ainda tentou marcar o segundo gol, porém, esbarrou na boa marcação do São Bernardo, que segurou o empate até o apito final do árbitro.

Esportes

Morre o médico Celso de Barros, ex-presidente da Unimed

Vítima de infarto, ele foi pré-candidato à presidência do Fluminense

15/11/2025 21h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Morreu neste sábado (15), no Rio, vítima de infarto, o médico pediatra Celso Barros, 73 anos, ex-presidente da Unimed Rio, e pré-candidato à presidência do Fluminense Futebol Clube, na eleição do próximo dia 29 deste mês. Ficou conhecido no futebol, no período em que a cooperativa de saúde médica foi patrocinadora do Fluminense, entre 1999 e 2014.

Ele foi diretor do Sindicato dos Médicos do Rio, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) e também diretor da Associação Médica Brasileira (AMB).

Em nota, o Fluminense Football Club manifesta profundo pesar pelo falecimento do grande tricolor Celso Barros. Personagem de grande expressão na história do clube;
 

“Celso teve papel preponderante como presidente da patrocinadora do time que levantou títulos de relevância nacional, como a Copa do Brasil de 2007 e os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, além do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008”.


Apaixonado desde sempre, o médico pediatra viveu intensamente a discussão sobre os destinos do clube. Mantinha-se atuante na política do Fluminense e era, neste momento, pré-candidato à presidência para o próximo triênio.

O texto diz ainda que “o Fluminense se solidariza nesse momento de tristeza com sua família, seus amigos e todos os tricolores que o admiraram por todos esses anos. O clube decreta luto oficial por seu falecimento e coloca o Salão Nobre de Laranjeiras à disposição de seus familiares para o velório e devidas homenagens.

Federação

Com profundo pesar, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) lamenta a morte de Celso Barros, ex-dirigente do Fluminense, aos 73 anos.

Em nota, a Ferj informa que “no âmbito esportivo, Celso ganhou destaque como presidente da Unimed durante o período em que a empresa foi parceira do time das Laranjeiras, de 1999 a 2014. O dirigente também “ficou conhecido por viabilizar a contratação de grandes nomes para compor o elenco tricolor, incluindo jogadores como Romário, Edmundo, Fred, Conca, Deco e outros craques que deixaram sua marca no time ao longo dos anos”, conclui a nota.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasil vence com facilidade, derruba invencibilidade de Senegal e acha formação ideal

Gols foram marcados por Estêvão e Casemiro ainda na primeira etapa

15/11/2025 14h00

Gols foram marcados por Estêvão e Casemiro ainda na primeira etapa

Gols foram marcados por Estêvão e Casemiro ainda na primeira etapa Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Continue Lendo...

A seleção brasileira fez uma de suas melhores apresentações sob o comando de Carlo Ancelotti e não encontrou dificuldades para superar Senegal neste sábado. Em Londres, o Brasil venceu por 2 a 0 e derrubou a invencibilidade de 26 partidas oficiais dos senegaleses e mais de dois anos, até então a maior entre seleções.

Na ausência de Neymar, que é incapaz de jogar em um nível competitivo, Estêvão assumiu a responsabilidade de ser o jogador com maior repertório técnico da equipe. Ágil e habilidoso, o ex-jogador do Palmeiras irritou os zagueiros africanos e abriu o caminho para a vitória com um bonito gol.

Casemiro, um dos poucos remanescentes da última Copa e maior liderança do grupo ao lado de Marquinhos, definiu o resultado. Os dois gols foram marcados no primeiro tempo, etapa em que esteve irretocável a seleção brasileiro.

A apresentação indica que Ancelotti encontrou uma formação titular. Ou ao menos está perto disso. É bastante provável que os 11 que começaram a partida na capital inglesa estarão na Copa do Mundo. E que parte deles será titular no Mundial sediado no Canadá, Estados Unidos e México. Haverá uma ou outra mudança. Talvez nas laterais. Talvez a entrada de Raphinha, astro do Barcelona imprescindível para a seleção.

Contra um rival importante, o Brasil não cometeu falhas graves como cometera diante do Japão, se impôs, sobretudo na etapa inicial, e construiu o placar graças ao talento de seus meio-campistas e, principalmente, do quarteto ofensivo formado por Rodrygo, Estevão, Matheus Cunha e Vini Jr.

Foram poucos os espaços para os senegaleses, que se enervaram ao não conseguirem jogar e também por não terem sido capazes de parar Estêvão. O ponta canhoto abriu o placar com bonita finalização aos 27 minutos. Casemiro fez o segundo aos 36, em um lance de camisa 9, dentro da área.

Com o veterano e Bruno Guimarães, o meio de campo funcionou e o jogo fluiu no estádio do Arsenal, o Emirates, completamente lotado. Mais de 58 mil assistiram à vitória da equipe pentacampeã, com apoio maciço de brasileiros nas arquibancadas.

A comissão técnica brasileira escolheu encarar seleções africanas para encerrar o ano. Depois de Senegal, o Brasil enfrenta a Tunísia, terça-feira, dia 18, desta vez em Lille, na França. Na próxima Data Fifa, em março, os adversários serão França e Croácia.
 

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 X 0 SENEGAL

BRASIL: Ederson; Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Wesley) e Alex Sandro (Caio Henrique); Casemiro e Bruno Guimarães; Estêvão (Luiz Henrique), Matheus Cunha (João Pedro), Vini Jr (Fabrício Bruno) e Rodrygo (Lucas Paquetá). Técnico: Carlo Ancelotti.

SENEGAL: Édouard Mendy; Alexandre Mendy, Koulibaly, Niakhate e Jakobs; Pape Sarr, Pape Gueye (Ciss), Gana Gueye e Ndiaye (Sabaly); Ismaila Sarr (Cherif Ndiaye) e Sadio Mané (Mbaye). Técnico: Pape Thiaw.

GOLS: Estêvão, aos 27, e Casemiro, aos 36 do 1º tempo.

ÁRBITRO: Jarred Gillett (Inglaterra).

CARTÕES AMARELOS: Antoine Mendy, Koulibaly, Pape Gueye, Casemiro, Gana Gueye.

PÚBLICO: 58.657 torcedores.

RENDA: não disponível.

LOCAL: Emirates Stadium, em Londres.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).