Esportes

Brasileirão

Santos está de olho na vice-liderança e vai para cima do Grêmio

Para o confronto, Levir Culpi admite que Bruno Henrique, 26, transformou-se na principal peça ofensiva do Santos

THIAGO GOMES

30/07/2017 - 10h36
Continue lendo...

O Santos enfrenta o Grêmio no início da noite deste domingo, de olho na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Em terceiro lugar na tabela de classificação, com 30 pontos, o time do técnico Levir Culpi quer derrubar a forte equipe gaúcha, que tem 32 pontos. O jogo acontece a partir das 18 h (horário de Mato Grosso do Sul), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.


Para o confronto, Levir Culpi admite que Bruno Henrique, 26, transformou-se na principal peça ofensiva do Santos, ainda que o número de gols dele não seja expressivo (são 11 em 34 jogos), o técnico olha a importância do meia-atacante. Uma das principais contratações do clube para a temporada, o jogador usa velocidade para driblar os marcadores pela faixa esquerda e aí que está a esperança de fazer a bola chegar até Ricardo Oliveira na área.

Autor de quatro gols nas últimas duas partidas (Bahia e Flamengo), Bruno Henrique é o segundo jogador com mais assistências no Campeonato Brasileiro (cinco). Tem uma a menos que Luan, destaque do Grêmio.


Levir Culpi não poderá contar com o argentino Vecchio. Ele se lesionou contra o Flamengo, na última quarta. Ele deve ficar afastado por cerca de um mês. O time da Vila Belmiro começa jogando com Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Alison e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.


Enquanto isso, jogando diante de sua torcida, o Grêmio do técnico Renato Gaúcho entra em campo com
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur, Maicon, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.

É CAMPEÃO!

Botafoguenses comemoram tricampeonato brasileiro em MS

Clube reconquistou o torneio nacional após 29 anos de "fila"

08/12/2024 18h14

Presidente da torcida organizada, Camila Zamlutti comemora título emocionada

Presidente da torcida organizada, Camila Zamlutti comemora título emocionada Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Distantes 1.424 km do Rio de Janeiro, cerca de 100 botafoguenses comemoraram o tricampeonato brasileiro conquistado neste domingo (8), após 29 anos da último título nacional, vitória por 2 a 1 diante do São Paulo, no Estádio Olímpico Nilton Santos, Engenhão.

Apesar da distância, muitos dos torcedores organizados pela torcida Pantanal Fogo MS, com sede no Jardim Imá, falaram com emoção sobre a conquista, já que muitos deles sequer haviam nascido em 1995, ano do bicampeonato.

Paulo Cezar Silva, corumbaense que vive há 30 anos em Campo Grande, disse que o momento é histórico tanto para o clube quanto para suas memórias pessoais. “É incrível. Quando eu comemorei o título brasileiro de 1995, meu filho não tinha nem nascido, o que só aconteceu em 1996, e hoje meus dois filhos são botafoguenses”, disse ao Correio do Estado.

Perguntado sobre o bom momento vivido pelo clube, Paulo Cezar disse que o clube está bem estruturado e que o momento é de comemorar e projetar um bom torneio no Intercontinental de Clubes, disputado pelo Botafogo ainda neste mês. “Dizer que vamos vencer eu não digo, mas dá pra acreditar”, acrescentou.

Aposentado, o campo-grandense Nilson Melo, 62 disse com lágrimas nos olhos que o momento vivido pelos botafoguenses de Mato Grosso do Sul e de todo o país é algo indescritível.

“O clube montou um time para ser campeão, a sensação é indescritível, em 1995 comemorei com a gurizada lá no bairro Nova Campo Grande, e hoje, a maioria dos amigos que estiveram comigo naqueloa época, podem comemorar novamente, juntos assim como foi nos anos 90”, disse.

Advogada, e atual presidente da Pantanal Fogo MS, Camila Zamlutti disse que o momento é único e de colher os frutos.

“Em 1995 eu tinha 10 anos de idade, nem sabia o que era ser torcedora, hoje estou muito emocionada porque esse é um projeto de quem acreditou no Botafogo, acreditou lá atrás quando o Botafogo não tinha chance nenhuma nem na Libertadores e vinha de um Campeonato Carioca desacreditado.”, falou.

A advogada disse que o projeto encabeçado por John Textor, dono do clube, deu mais que certo e que a trajetória do Botafogo tende a dar muito certo nos próximos anos. 

Organizada

A torcida nasceu de uma filial da organizada chamada "Loucos pelo Botafogo". Em 2021, os botafoguenses decidem criar o Pantanal Fogo MS. De acordo com a presidente, os encontros iniciais eram realizados em bares que transmitiam os jogos do Botafogo, fator que mudou ano passado, com o estabelecimento da sede do clube.

O jogo

O clube carioca abriu o placar aos 37’ do primeiro tempo com Savarino. Com ritmo de partida controlado, o clube carioca viu o São Paulo, com time misto, empatar com o jovem William Gomes aos 18’ da etapa complementar, após falha na saída de bola com Marlon Gomes. Nos acréscimos, Gregore aproveitou falha de Jandrei, antecipou Santi Longo e cravou o título do Botafogo.

Esta é a terceira vez que o clube conquista o principal título nacional. Além do Brasileiro 1995, também faturou a Taça Brasil 1968, um dos torneios que foram unificados à Série A pela CBF.

A equipe terminou o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais do que o vice-campeão Palmeiras. O time somou 59 gols marcados, além do 3º melhor ataque da competição. 
 

Assine o Correio do Estado

BRASILEIRÃO

Botafogo derrota o São Paulo e conquista o título de campeão brasileiro

O Botafogo encerrou o campeonato com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, que ficou na segunda colocação

08/12/2024 17h09

Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro após 29 anos do último título

Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro após 29 anos do último título Foto: Vitor Silva / Botafogo

Continue Lendo...

O Botafogo derrotou o São Paulo por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro, neste domingo (8). O time alvinegro, que também conquistou o título da Libertadores nesta temporada, poderia se consagrar campeão da disputa com um simples empate contra a equipe paulista, mas fez o gol da vitória nos acréscimos.

A decisão ficou para a última rodada, a 38ª, que foi disputada neste domingo.

O Botafogo encerrou o campeonato com 79 pontos, seis a mais do que o Palmeiras, que ficou na segunda colocação, após ser derrotado para o Fluminense por 1 a 0.

O Alvinegro é campeão brasileiro após 29 anos, sendo o terceiro título nacional da história do clube.

O jogo

Diante de 41.986 pessoas, maior público do estádio Nilton Santos no ano, o Alvinegro entrou em campo cheio de expectativas pela confirmação de um título que escapou em 2023. O São Paulo, sem mais objetivos a cumprir no campeonato, colocou no jogo uma escalação alternativa.

Com os dois times em marcha lenta (um empate garantiria o troféu ao Botafogo), as chances demoraram a surgir. Aos poucos, o Alvinegro começou a impor seu estilo. Em um cruzamento pela direita, Igor Jesus quase abriu o placar, mas a cabeçada parou nas mãos do goleiro Jandrei.

O primeiro gol saiu aos 36. Após roubada na saída de bola, Igor Jesus tocou para Savarino, que encobriu o goleiro Jandrei com um toque de categoria.

O Alvinegro quase marcou na sequência, mas Jandrei se agigantou por duas vezes: primeiro na finalização de Alex Telles à queima-roupa e depois no rebote de Igor Jesus.

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo continuou pressionando e quase marcou com Luiz Henrique, mas o chute colocado do atacante na entrada da área novamente parou nas mãos de Jandrei, que fez grande defesa.

Em um momento de desatenção, aos 18 minutos, o São Paulo encontrou o seu gol. Marlon Freitas permitiu que William Gomes roubasse a bola próximo à área alvinegra e, com a visão livre, vencesse o goleiro John com um chute de perna esquerda.

Daí em diante a partida perdeu em emoção, com as duas equipes satisfeitas com o resultado e sem criar perigo para o adversário.

O gol que definiu o placar veio no lance derradeiro, aos 47. Jandrei tentou sair jogando, a defesa tricolor vacilou, Gregore roubou a bola e finalizou para marcar o gol da vitória.

Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate.

Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados.

Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos.

* Com Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).