Victoria Lopes e Thamela mantiveram vantagem sobre estadunidenses após etapa na Suiça
Natural de Ivinhema, interior do estado, a sul-mato-grossense Victoria Lopes (25) manteve a liderança do ranking mundial de vôlei de praia após a etapa Elite 16 de Gstaad, na Suiça, encerrada na última semana.
Ao lado de Thamela, a ivinhemense conquistou o 5º lugar no certame após derrota para a dupla letã Tina e Anastasija, parciais de (21-19/17-21/15-13) e manteve a distância para as estadunidenses Cannon e Kraft, derrotadas na mesma fase da competição. Agora, a dupla soma 7720 pontos na classificação geral.
Em abril, conquistou a etapa feminina de Saquarema do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com parciais de 21/19, 16/21 e 15/10, as brasileiras derrotaram as americanas Nuss e Brasher na decisão disputada no Rio de Janeiro.
A conquista em solo brasileiro teve gosto de revanche, uma vez que a dupla se vingou da derrota para as norte-americanas na etapa de abertura da temporada, disputada em Quintana Roo, em março, no México.
De olho nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, a dupla se uniu em junho de 2024, e três semanas mais tarde, terminou em nono lugar na etapa de Viena, Áustria. Um mês e meio depois, em agosto,conquistou o bronze em Hamburgo, na Alemanha.
O primeiro título do Elite 16 conquistado pela sul-mato-grossense e a atleta capixaba foi em João Pessoa, em outubro do ano passado.

Victoria tem 25 anos e 1,78m de altura
Elite 16
Os torneios de Elite 16 do Circuito Mundial 2025 de vôlei de praia serão realizados entre os dias 26 de março e 9 de novembro. Ao todo, a Volleyball World programou 11 etapas da categoria para a temporada. O Brasil receberá quatro.A primeira delas aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro, vencida pela dupla.
A competição reúne 24 duplas em cada chave: 16 classificadas via ranking mundial, além de outras oito que se garantem após a disputa do qualificatório. A disputa é considerada uma espécie de Grand Slam, já que são poucas as etapas deste nível na temporada.
As 24 parcerias são divididas em seis grupos de quatro. As primeiras de cada chave avançam direto à Fase de 12, enquanto as segundas e terceiras colocadas jogam uma rodada a mais para definir quem segue (Fase de 18). Os times que ficarem na última colocação na fase de grupos são eliminados.
Dessa forma, na Fase de 18, os segundos e terceiros de cada grupo duelam para definir os outros seis classificados à Fase de 12, juntando-se aos primeiros colocados de cada chave, que garantiram a vaga diretamente.
Na Fase de 12, então, os primeiros enfrentam os vencedores dos jogos entre os segundos e terceiros, definindo seis classificados às quartas de final. Juntam-se a eles os dois melhores perdedores da Fase de 12, formando os oito times. A partir disso, define-se o chaveamento até a decisão.
Classificação atualizada do ranking mundial neste momento:

Crédito / FIVB
Assine o Correio do Estado