Esportes

AUTOMOBILISMO

Troféu Ayrton Senna de Kart terá categoria feminina inédita no Speedpark

Troféu Ayrton Senna de Kart terá categoria feminina inédita no Speedpark

Continue lendo...

O 1º Troféu Ayrton Senna de Kart escreverá um capítulo especial na história da modalidade no Brasil. A competição, que será realizada em 25 de janeiro de 2020 no Speedpark, será marcada pela primeira categoria feminina profissional no Brasil. A Women Kart Series, também chamada de F4 Feminina, tem a confirmação de 12 pilotos mulheres para a prova em Birigui (SP).

Um dos organizadores da prova, Tuka Rocha, destacou que vários custos da categoria serão subsidiados pelos fornecedores de pneus e motores.

“Estamos bem felizes de poder lançar essa primeira categoria profissional exclusiva para mulheres. O Brasil receberá o Mundial de Kart em 2020 e o Troféu Ayrton Senna será o primeira grande evento do ano na pista do Speedpark e queremos incentivar os jovens talentos e em especial aumentar a presença feminina no esporte. Para isso, vamos dar todo o suporte inclusive com subsídios: os pneus serão cedidos pela MG, bem como os motores da RBC Preparações”, diz Tuka, que disputou mais de 100 corridas na Stock Car e também já venceu na categoria.

Primeira mulher a representar o Brasil no Mundial de Kart em 2019, na Finlândia, Júlia Ayoub será embaixadora da prova feminina no Troféu Ayrton Senna. A jovem piloto também foi aluna da Escola de Kart do Senninha em 2016.

“Estou muito orgulhosa em ser escolhida como embaixadora deste competição inédita exclusiva para mulheres no Troféu Ayrton Senna de Kart. Eu também fui aluna na Escola de Kart do Senninha e atualmente sou uma das professoras dos novos alunos. Fico muito feliz em ver cada vez mais a maior participação feminina no automobilismo e com certeza a categoria vai ser uma das grandes atrações no Speedpark”, diz Júlia.

Tuka destacou o alto nível técnico das competidoras. “Além da Júlia (Ayoub), que está competindo com os melhores do mundo na Europa, teremos outras competidoras bem experientes, como a Kaká Magno, que está ajudando também a divulgar a competição e é referência nos karts F4, que serão utilizados no Women Kart Series”, diz Tuka.

O grid já tem 12 inscritas, incluindo também Miriam Schivel, Antonella Bassani, Maína Moraes, Aline Morelatto, Aurélia Nobels, Gabriela Morais, Graziela Paioli, Isabelly Cruz, Daniela Magno e Fernanda Jardim.

Em busca de continuar propagando o legado de Senna para as novas gerações, o Troféu Ayrton Senna de Kart contará com baterias de diversas categorias de kart, além de corridas a pé e caminhadas de 5 e 10km, shows e exposições de itens históricos do tricampeão mundial de F1.

“O Troféu Ayrton Senna promete ser um bom aquecimento para o Speedpark receber o Mundial de Kart no final de 2020”, completa Tuka, lembrando que o País sediará pela primeira vez a competição na história entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.

O Troféu Ayrton Senna de Kart será organizado pela Two Points, empresa dirigida por Tuka Rocha e Thiago Pereira, medalhista olímpico com grande história na natação. A competição marca o início das celebrações de 60 anos que Senna completaria no próximo mês de março. Além de receber diversas categorias do kart, a competição ainda terá troféus especiais para premiar pilotos de diversas formas, como o Troféu Superação e o Troféu Pole Position.

Para saber mais sobre inscrições e regulamentos, acesse o site do Troféu Ayrton Senna de Kart.

Confira as 12 pilotos já confirmadas para a Women Kart Series do Troféu Ayrton Senna de Kart:

Júlia Ayoub

Kaká Magno

Antonella Bassani

Aurélia Nobels

Gabriela Morais

Graziela Paioli

Miriam Schivel

Maína Moraes

Aline Morelatto

Isabelly Cruz

Daniela Magno

Fernanda Jardim

"ERROS GRAVES"

Pantanal vai à FFMS e pede exclusão de árbitro que apitou semifinal

Através de documento enviado à Federação, o clube relatou dois lances capitais que poderiam ter mudado o resultado do jogo; assista as polêmicas

17/03/2025 12h05

Operário e Pantanal empataram em 2x2 pelo jogo de ida da semifinal

Operário e Pantanal empataram em 2x2 pelo jogo de ida da semifinal Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste domingo (16), Operário e SAF Pantanal empataram em 2x2 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense, mas o time visitante reclamou e muito de algumas decisões da arbitragem de Raphael Cosmo.

Em documento enviado à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e acessado pelo Correio do Estado, o clube se manifestou oficialmente e pediu exclusão do árbitro da partida pelo restante do campeonato, além de um pedido de desculpas da entidade que controla o futebol sul-mato-grossense.

Segundo o Pantanal, dois lances capitais mudaram a história do jogo. O primeiro aconteceu logo no início da partida, aos 11 minutos da primeira etapa, quando o zagueiro Fell atingiu o atacante Léo Itaperuna em entrada descrita pelo clube campo-grandense como “violenta, temerária e absolutamente desproporcional”, o que o faria receber o cartão vermelho, mas recebeu apenas o cartão amarelo.

 

Já o outro lance foi no final da partida, quando já estava empatado em 2x2. Aos 37 minutos do segundo tempo, o atacante Robinho foi atingido pelo goleiro Elisson ao tentar driblá-lo dentro da grande área, o que seria pênalti para a equipe visitante.

 

“Além da óbvia necessidade de exclusão do Sr. Raphael Cosmo do campeonato como punição pelos graves erros cometidos, o pedido de desculpas não é um mero gesto simbólico, mas sim uma prática estabelecida pelas principais federações brasileiras e ligas internacionais em casos de erros graves cometidos pela arbitragem”, disse a SAF em documento enviado à FFMS.

Ainda, o clube solicita que as duas demandas sejam atendidas até o dia 21 de março, um dia antes do jogo de volta da semifinal, que será disputado novamente no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, mas com mando do Pantanal.

Nas redes sociais, Glauber Caldas, treinador da antiga Portuguesa, divulgou vários momentos em que federações e entidades esportivas se “desculparam” e admitiram erros de arbitragem em jogos.

Dentre eles, quando a CBF reconheceu que houve uma decisão equivocada no jogo entre Operário (MT) e Novorizontino (SP), que acarretou no gol do clube paulista e, consequentemente, eliminação da equipe mato-grossense, pela segunda fase da Copa do Brasil deste ano.

“Parabéns, CBF! Mas é o mínimo que uma confederação ou federação deve fazer. A não ser que seja conivente com o erro, que haja conflito de interesse, que tenha lado, tenha torcida ou que não seja profissional”, disse o treinador do Pantanal no Instagram, em tom de indireta para a FFMS.

O JOGO

Logo aos 4 minutos, Tássio abriu o placar para os visitantes, após escorar a bola de cabeça entre os zagueiros operarianos. Dois minutos mais tarde, Bambello empatou para o Galo. Após falha da zaga adversária, o operariano bateu cruzado de perna direita e superou o goleiro Zuba.

No fim da primeira etapa, Raphinha marcou aos 41’ e colocou os mandantes em vantagem após bater de perna direita na entrada da área e não dar chances para o goleiro pantaneiro. A equipe alvinegra desceu para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Pantanal criou mais oportunidades e chegou ao empate aos 11’ com Léo Itaperuna, que marcou novamente de cabeça para os visitantes.

Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano, do qual, nesta edição, participaram Operário e Dourados como representantes do Mato Grosso do Sul. Já a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro fica apenas com o campeão.

Assine o Correio do Estado

SUL-MATO-GROSSENSE

Ivinhema vence fora de casa e coloca "um pé" na final do Estadual

Com gol de Wendel, aos 11 minutos da segunda etapa, o Azulão fica bem próximo de voltar à decisão do Sul-Mato-Grossense após 10 anos, já que agora decide em casa

17/03/2025 09h45

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense Foto: Marcelo Berton

Continue Lendo...

Após liderar a fase inicial, o Ivinhema saiu na frente no primeiro jogo da semifinal e está próximo de voltar à decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense após 10 anos.

Com o primeiro jogo no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o Azulão do Vale tinha uma difícil missão, vencer o Águia Negra fora de casa, onde, até o jogo de ontem, o adversário tinha cinco vitórias e um empate em seis jogos na competição.

Porém, com certo favoritismo ao seu favor, o Ivinhema não se acovardou por jogar em território inimigo e foi para cima. No início da segunda etapa, após lançamento pelo lado direito, Wendel ganhou dos defensores na corrida e bateu no canto do goleiro para fazer o único gol da partida.

Após o tento, o Águia Negra ensaiou uma pressão, mas nada aconteceu. E o 1x0 permaneceu até o final.

Essa foi a primeira derrota do Águia Negra em casa na temporada e, do outro lado, o Ivinhema colocou “um pé” na final do Estadual, fase que não chega desde 2015, quando foi vice-campeão para o Comercial.

O jogo de volta acontece no próximo domingo (23), às 17h, no Estádio Saraivão. Ambas as equipes já se enfrentaram na casa do Ivinhema pela fase de grupos, partida com vitória do time mandante por 2x0.

NA OUTRA SEMIFINAL...

Na tarde deste domingo (16), pelo jogo de ida do outro lado da chave, Operário e SAF Pantanal empataram em 2x2, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Logo aos 4’ Tássio abriu o placar para os visitantes, após escorar a bola de cabeça entre os zagueiros operarianos. Dois minutos mais tarde, Bambello empatou para o Galo. Após falha da zaga adversária, o operariano bateu cruzado de perna direita e superou o goleiro Zuba.

No fim da primeira etapa, Raphinha marcou aos 41’ e colocou os mandantes em vantagem após bater de perna direita na entrada da área e não dar chances para o goleiro pantaneiro. A equipe alvinegra desceu para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Pantanal criou mais oportunidades e chegou ao empate aos 11’ com Léo Itaperuna, que marcou novamente de cabeça para os visitantes.

O jogo da volta será no sábado (22), às 16h, novamente no Estádio das Moreninhas, mas desta vez com o Pantanal como mandante.

SAIBA

Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano, do qual, nesta edição, participaram Operário e Dourados como representantes do Mato Grosso do Sul. Já a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro fica apenas com o campeão.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).