Esportes

FORA DE CASA

Vasco joga mal e empata sem gols com o ABC

Vasco joga mal e empata sem gols com o ABC

Redação

30/03/2011 - 23h57
Continue lendo...

Uma atuação abaixo do esperado foi presenciada pelos torcedores vascaínos na noite desta quarta-feira. Atuando no Estádio Frasqueirão, em Natal, a equipe de São Januário não passou de um empate por 0 a 0 com o ABC-RN, em confronto válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O time visitante parou na forte marcação adversária, muito em conta por conta da falta de inspiração do sistema ofensivo vascaíno.

Abaixo do bom ritmo apresentado nas últimas partidas do Campeonato Carioca, o Vasco não conseguiu o objetivo de vencer fora de casa para abrir vantagem no confronto. A fraca exibição, inclusive, animou o ABC, que criou oportunidades e ameaçou em ocasiões esporádicas o goleiro Fernando Prass.

Depois do resultado no Nordeste, o Vasco voltará a atuar pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Com a vantagem de atuar no Estádio de São Januário, a equipe do Rio de Janeiro receberá o ABC-RN, a partir das 21h50 (de Brasília). Apenas a vitória classifica o time carioca à próxima fase. Um empate com gols favorece os potiguares, por conta do critério de gols marcados fora de casa.

O jogo

A partida com as duas equipes muito fechadas. O Vasco tentava armar jogadas, mas esbarrava nos erros de passe no meio-de-campo. Sem sofrer pressão dos cariocas, o ABC conseguiu ter a prmeira chance de gol, aos seis minutos. Após bola levantada na área cruz-maltina, a bola chegou no atacante Leandrão. No entanto, o jogador potiguar chutou longe do gol de Fernando Prass.

O panorama da partida seguiu o mesmo até os 16min, quando o Vasco teve sua primeira oportunidade de gol. Bernardo arriscou de fora da área, mas a bola passou a esquerda de Wellington. O lance animou os cruz-maltinos, que criaram nova chance no minuto seguinte. Alecsandro foi lançado dentro da área, pelo lado direito, e chutou cruzado. No entanto, a bola passou longe do gol potiguar.

Após os lances, o Vasco tomou conta da partida e passou a ter o domínio da posse de bola. Com boa marcação, os cariocas impediam os ataques do ABC e buscavam a abertura do placar com mais ênfase. Aos 22min, Éder Luís arriscou de fora da área e a bola passou perto do travessão Wellington. No minuto seguinte, foi a vez de Alecsandro tentar de longe, só que também para fora.

O ABC voltou a melhorar a marcação e conseguiu equilibrar novamente a partida. Com isso, os donos da casa passaram a chegar com mais facilidade no campo de ataque. O time potiguar assustou o Vasco aos 30 min, quando Cascata arriscou de fora da área, mas a bola passou a esquerda de Fernando Prass.

Depois de um longo período de equilíbrio e sem chances de perigo, o ABC voltou a assustar aos 40min. O lateral direito Pio arriscou um chute com muito efeito e a bola passou muito perto do gol de Fernando Prass. O lance animou o time potiguar, que quase abriu o placar dois minutos depois. Após troca de passes na entrada da área, a bola sobrou novamente para Pio, que acertou a rede do lado de fora do gol vascaíno. No fim, as equipes foram para o intervalo com a igualdade no Frasqueirão.

O segundo tempo começou com o Vasco errando muitos passes e não conseguindo criar bons lances no ataque. O ABC, mesmo que sem tanta qualidade, teve a primeira chance de abrir o placar aos 7min. O lateral direito Pio arriscou de longe e obrigou Fernando Prass a espalmar para escanteio.

O Vasco conseguiu criar sua primeira boa jogada na etapa final aos 15 min. O volante Felippe Bastos recebeu na entrada da área e tentou o ângulo de Wellington. No entanto, a bola passou por cima do travessão. O lance surtir efeito na equipe carioca, que melhorou em campo e quase marcou aos 18. Allan tabelou com Alecsandro e chutou cruzado dentro da área. A bola passou raspando a trave do ABC.

Depois de um período em que a marcação das equipes sobressaiu sobre os ataques, o ABC teve a melhor lance da partida aos 28min. O atacante Ray, que havia acabado de entrar, foi lançado e ficou de frente para Fernando Prass. O jogador potiguar finalizou, mas em cima do golerio vascaíno, que salvou os cariocas.

Com a proximidade do fim, as duas equipes ainda buscaram o gol da vitória, mas não tiveram qualidade de criar bons lances no ataque adversário. Assim, o confronto terminou como começou no Frasqueirão, para a decepção da torcida presente.

FICHA TÉCNICA

ABC-RN 0 x 0 Vasco

ABC-RN
Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar (Renatinho Carioca); Basílio, Bileu, Reinaldo e Cascata (Gabriel); Éderson (Ray) e Leandrão. Técnico: Leandro Campos.

Vasco
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa (Fellipe Bastos), Bernardo (Enrico) e Diego Souza; Alecsandro (Élton) e Éder Luís. Técnico: Ricardo Gomes.

Cartões Amarelos
ABC-RN:
Vasco:

Árbitro
João Bosto da Nóbrega (PB)

Local
Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

Com informações da Gazeta Esportiva

CONMEMBOL

Time paraguaio coloca fronteira no mapa da Libertadores

Com ida para final e condição do outro time para o ano que vem, o time Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga antecipada na Libertadores

07/11/2025 12h30

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do Sul Foto: Reprodução / Club Sportivo 2 de Mayo

Continue Lendo...

Com entusiasmo, o Club Sportivo 2 de Mayo, time de Pedro Juan Caballero, ganhou uma vaga na Libertadores de 2026, na última quarta-feira. Com isso, a fronteira de Mato Grosso do Sul aparece no mapa do maior campeonato da América do Sul.

Ganhando ou perdendo o último jogo válido pela Copa Paraguai, as condições de pontuação do outro Campeonato Paraguaio deixam o clube com vaga garantida.

O time 2 de Mayo, considerado do alto escalão dos clubes do país, confirmou a ida para a Competição da Conmebol, após vencer o time do Guarani, por 1 a 0, na Copa Paraguai, válido pelas semifinais.

Agora, a disputa final será entre 2 de Mayo, de Pedro Juan Caballero, e Club General Caballero, do distrito de Doctor Juan León Mallorquín (JLM).

Porém, o time de JLM já está rebaixado no Campeonato Paraguaio antes mesmo dele se encerrar, devido ao sistema de pontuação. Portanto, em 2026 jogará a segunda divisão na tradicional competição do país, e mesmo que ganhe a Copa Paraguai, não poderá assumir a vaga na Libertadores.

Com isso, a entrada para a maior disputa da América do Sul, é do time de Pedro Juan, independente de conquistar ou não o título da Copa Paraguai 2025. Essa será a primeira participação da equipe na competição.

2 de Mayo

O Club Sportivo 2 de Mayo é um time paraguaio, conhecido também como Gallo Norteño. A equipe vem de uma crescente desde 2023, quando foi vice-campeã da segunda divisão e retornou para a primeira divisão do Campeonato Paraguaio.

Dividido em dois torneio únicos, Apertura e Clausura, o campeonato conta com 12 times na primeira divisão, e ocorre durante o primeiro e segundo semestre do ano, que leva os nomes respectivamente.

Em 2024, na fase Apertura, o clube paraguaio ficou na 6º colocação, com 31 pontos. Na segunda fase do campeonato, a Clausura, que acontece no segundo semestre do ano, a participação do 2 de Mayo se mostrou melhor, encerrando em 3º, com 34 pontos.

Atual temporada

Neste ano, o primeiro torneio, Apertura, já se encerrou e o time caiu cinco posições de um ano para o outro. Com 22 jogos, o clube paraguaio sofreu com 8 derrotas, 12 empates e apenas 2 vitórias, o que o deixou na 11ª posição ao fim da primeira fase, com 18 pontos.

No entanto, na tabela da fase Clausura, o 2 de Mayo está na 4ª posição, a 3 jogos para o fim da temporada. Com 19 jogos e 29 pontos, o time conta com 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas.

O próximo jogo acontece semana que vem, na segunda-feira (10), contra o Sportivo Ameliano, de Assunção, válido pela 20ª rodada do campeonato.

Zoom no mapa da libertadores

Em maio deste ano, o atleta campo-grandense Ryan Faustino, chegou a ser anunciado pelo 2 de Mayo como parte do elenco profissional, quando ainda tinha 17 anos.

Ano em que o time paraguaio retornou à série A, o elenco contou com o garoto em treinos, porém, devido ao limite de 5 estrangeiros por time, o atleta não pôde atuar em jogos pelo clube.

Club Sportivo 2 de Mayo garante vaga na libertadores e aproxima fronteira sul-mato-grossense da competição da América do SulRyan Faustino é atleta profissional do time sul-mato-grossense Comercial - Foto: Arquivo

Atualmente, o filho do atleta e ex-vereador Joel Faustino, tem 18 anos. Neste ano assinou seu primeiro contrato profissional, e iniciou a carreira no futebol profissional no time do Comercial do estado de Mato Grosso do Sul.

Entre rumores e expectativas, Ryan pode retornar ao 2 de Mayo ainda em dezembro deste ano e disputar a libertadores pelo clube paraguaio em 2026. Se acontecer, o atleta junto ao time, coloca Campo Grande e a fronteira no mapa da Libertadores pela primeira vez.

Libertadores 2026

A Copa Conmebol Libertadores é a maior competição de futebol da América do Sul e para 2026, a expectativa é que mais clubes participem da disputa.

O sistema de etapas da Libertadores segue a ordem de qualificação dos times, dividida em 3 fases, em sequência a fase de grupos, mata-mata e final única.

Com antecedência, o calendário para a competição já foi divulgado e a previsão é de início em fevereiro, com a etapa de qualificação, a primeira em 4 e 11 de fevereiro. A segunda fase da qualificação, no dia 18 e 25 de fevereiro e para encerrar essa primeira etapa, a terceira acontece em 4 e 11 de março.

Depois a Copa segue para a fase de grupos, com sorteio no dia 18 de março e jogos de 8 de abril a 27 de maio. Encerrado essa etapa, chega a fase de mata-mata, em que quem ganhar após jogo de ida e volta garante classificação para as próximas fases.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, marcado para 28 de novembro de 2026.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Brasileiro Raphinha é finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa

Atacante disputa The Best com nomes como Mbappe e Yamal

06/11/2025 23h00

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025

Raphinha é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025 Foto: Vitor Silva / CBF

Continue Lendo...

O atacante brasileiro Raphinha, da seleção brasileira e do Barcelona (Espanha), é um dos 11 finalistas do prêmio de melhor jogador do The Best 2025, premiação da Fifa que aponta os melhores do mundo na última temporada.

Na disputa, o brasileiro terá pela frente nomes de peso do futebol atual como os franceses Ousmane Dembélé, do PSG (França), e Kylian Mbappe, do Real Madrid (Espanha), o espanhol Lamine Yamal, do Barcelona (Espanha), e o inglês Harry Kane, do Bayern de Munique (Alemanha).

Também foram indicados ao prêmio o marroquino Achraf Hakimi, do PSG, o inglês Cole Palmer, do Chelsea (Inglaterra), o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool (Inglaterra), o espanhol Pedri, do Barcelona, e os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do PSG.

A Fifa informou que a relação de 11 finalistas do prêmio de melhor jogador masculino foi elaborada por um painel de especialistas.

Agora, o grande vencedor será definido por meio de uma votação (que começou nesta quinta e irá até o dia 28 de novembro) que contará com indicações de técnicos e capitães das seleções masculinas das 211 federações-membro da FIFA, representantes da mídia (jornalistas especializados em futebol) e torcedores cadastrados no site FIFA.com.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).