CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Fortaleza prepara novas rotas de ciclovias arborizadas ao longo de 50 quilômetros

Por Letícia Bonfante
26/09/2025
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

A Prefeitura de Fortaleza planeja transformar 50 quilômetros da malha cicloviária da cidade em ciclovias arborizadas até o final da gestão do prefeito Evandro Leitão, em 2028. A iniciativa visa melhorar a segurança dos ciclistas, separando fisicamente as ciclovias do tráfego de carros e ônibus por meio de canteiros centrais com árvores. 

Além disso, a arborização contribui para o conforto térmico, reduzindo a temperatura do asfalto em trechos críticos e incentivando o uso da bicicleta por novos públicos, como mulheres, crianças e idosos.

Atualmente, Fortaleza possui uma malha cicloviária de 501,7 km, composta por ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados. A proposta é transformar aproximadamente 10% dessa estrutura no modelo arborizado, priorizando avenidas com maior fluxo de ciclistas e espaço suficiente para instalar canteiros centrais sem reduzir faixas de rolamento. 

A primeira intervenção será na Avenida Dom Luís, com previsão de término em 30 de novembro, seguida pela Avenida Coronel Carvalho a partir de 6 de outubro. O investimento inicial é de R$ 1 milhão, financiado pelo programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure.

Créditos: Shutterstock

Segurança, conforto e planejamento urbano

O projeto também foca na criação de infraestrutura mais segura e acessível para diferentes perfis de ciclistas. Estudos realizados pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos indicam que áreas arborizadas podem reduzir a temperatura em até 21ºC em comparação com trechos sem árvores. 

As obras estão planejadas para minimizar impactos no trânsito e no comércio local. A execução será feita em etapas, bloqueando uma faixa por três quarteirões, com duração de 10 a 15 dias por trecho, preservando acessos e saídas de estacionamento. O projeto também inclui melhorias na sinalização, iluminação e manutenção dos canteiros arborizados, seguindo experiências de cidades como Buenos Aires, Lima e Cidade do México.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix