CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Vulcão mais alto do mundo com 6.893 metros de altitude fica no Chile e pode ser acessado por rodovia

Por Letícia Bonfante
16/10/2025

O Ojos del Salado é reconhecido como o vulcão mais alto do mundo, com 6.893 metros de altitude. Localizado na fronteira entre o Chile e a Argentina, ele também ocupa o segundo lugar entre os picos mais altos dos Andes, ficando atrás apenas do Aconcágua. 

Apesar de estar em uma das regiões mais áridas do planeta, o vulcão ainda apresenta áreas com neve e formações de gelo sazonais em sua parte superior. Sua imponência e acessibilidade fazem dele um dos destinos mais impressionantes da geografia sul-americana.

Créditos: Reprodução

Características e curiosidades do Ojos del Salado

O Ojos del Salado é um vulcão adormecido, formado por um complexo sistema de domos de lava, crateras e fluxos solidificados. Sua localização próxima à chamada Diagonal Árida da América do Sul faz com que o clima seja extremamente seco, o que explica a ausência de geleiras permanentes. 

Ainda assim, há um fenômeno raro em seu topo: um pequeno lago de aproximadamente 100 metros de diâmetro, situado entre 6.480 e 6.500 metros de altitude, considerado o lago mais alto do mundo. 

Diferente de outras grandes montanhas, o Ojos del Salado pode ser alcançado por meio de uma rodovia internacional que liga o Chile à Argentina, tornando o acesso mais viável para expedições e turismo de aventura. A primeira ascensão documentada ocorreu em 1937, por uma equipe polonesa, e desde então o local se tornou referência entre montanhistas experientes. 

Durante o século XX, o Ojos del Salado foi alvo de um debate geográfico histórico. Pesquisadores discutiam se ele poderia superar o Aconcágua em altitude, o que o colocaria como o ponto mais alto da América do Sul. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Caixa Tem

Banco Central muda regras para pagamentos via Pix por aproximação

17/06/2026
Créditos: Unsplash

Uber confirma fim de ciclo para Volkswagen Polo e Fiat Argo a partir de 2027

17/06/2026
Créditos: Greg Borges / Unsplash

Cientistas criam adesivo que funciona como ultrassom para acompanhar o bebê em casa

17/06/2026
Créditos: Clint Patterson / Unsplash

7 eletrodomésticos que você deve tirar da tomada quando sair de férias

17/06/2026
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Sem Neymar, Ancelotti ganha 3 reforços na Seleção Brasileira

17/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix