CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Qual quantia de ouro Portugal levou do Brasil?

Por Letícia Bonfante
25/12/2025
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

A exploração do ouro no Brasil antecede o famoso Ciclo do Ouro, que marcou o século 18. Desde o século 16 já havia registros de extração em pequenas jazidas, principalmente em regiões como São Paulo e Paranaguá, no Paraná. Essas atividades, ainda limitadas, indicavam o potencial mineral do território.

No entanto, foi somente com as descobertas em Minas Gerais, no final do século 17, que a mineração se consolidou como a principal atividade econômica da colônia. A cana-de-açúcar, antes dominante, perdeu espaço devido à concorrência das Antilhas, abrindo caminho para o novo produto de maior interesse da Coroa portuguesa.

Créditos: Shutterstock

A difícil contagem do ouro enviado a Portugal

História EUA

Veja curiosidade 🗺️

EUA concluem compra de terras da França
Ler matéria
X

Veja curiosidade 🗺️

Ler matéria

Calcular quanto ouro Portugal levou do Brasil é uma tarefa complexa. Parte dos registros oficiais se perdeu, como no incêndio da Alfândega de Lisboa, em 1764, que destruiu documentos de controle das remessas.

Além disso, o contrabando era uma prática comum entre mineradores e comerciantes que buscavam escapar do imposto do quinto,  uma taxa de 20% sobre todo o ouro produzido. Essa combinação de perdas documentais e evasão fiscal dificultou a mensuração precisa da extração total.

As estimativas variam conforme as fontes históricas. Alguns pesquisadores apontam que Portugal recebeu cerca de 128 toneladas de ouro, enquanto outros sugerem 150 toneladas. Há ainda hipóteses mais amplas, que mencionam mais de 200 toneladas enviadas à metrópole. 

Mesmo as estimativas mais conservadoras revelam que o Brasil foi responsável por abastecer grande parte das reservas de ouro europeias durante o século 18. Para efeito de comparação, o país produziu aproximadamente 87 mil quilos de ouro em 2019, segundo o World Gold Council. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix