Embora as chuteiras sejam a principal arma dos jogadores de futebol, novas tendências surgem para tornar a prática esportiva mais confortável e dinâmica. Diante do calor excessivo proveniente do verão, uma técnica inusitada ganhou espaço entre aqueles que atuam no gramado sintético. Trata-se do uso de absorventes femininos nos pés.
Ao contrário dos campos tradicionais, o gramado society (de borracha e grama artificial) dissipa uma alta quantidade de calor para os pés, tornando a chuteira uma espécie de “forno”. Nesse processo, é comum o surgimento de bolhas, queimaduras e desconfortos durante os jogos. Porém, o item feminino tem surgido como uma solução prática para o problema.
Durante a participação no programa Domingol, da CNN Brasil, o comentarista José Eduardo Savoia colocou em evidência o truque para evitar o superaquecimento e o surgimento de bolhas nos pés dos jogadores. Embora a dica tenha gerado desconfiança por parte dos colegas, o mecanismo tem sido utilizado por muitos atletas amadores.
Na prática, é necessário apenas colocar o absorvente sobre a palmilha da chuteira, geralmente na região do calcanhar ou na área onde o pé costuma sofrer mais atrito. Posteriormente, é preciso apenas calçar a meia e dar início ao duelo, sem maiores preocupações. Assim, a metodologia eficiente irá garantir uma dinâmica maior da partida, deixando as corridas isentas de dores.
Quais são os principais benefícios?
Em resumo, o absorvente funciona como uma camada extra de amortecimento, auxiliando a reduzir o impacto e o atrito constante entre o pé e o calçado. Além disso, o produto utilizado para conter sangramentos menstruais também possui alta capacidade de absorção de umidade, mantendo o pé mais seco mesmo em dias de forte calor.
Aos jogadores interessados, entre os principais benefícios estão a absorção do suor excessivo, a diminuição do mau odor, o aumento do conforto interno da chuteira e até o ajuste em calçados que ficaram um pouco largos com o uso. No mais, a redução da sensação térmica dentro do calçado também é enaltecida pelos adeptos.

