CORREIO DO ESTADO
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Substituto do azeite chegou conquistando donas de casa de todo o Brasil

Por Iara Alencar
26/08/2025
Substituto do azeite chegou conquistando donas de casa de todo o Brasil

Créditos: Freepik

Embora seja um dos grandes aliados daqueles que gostam de se aventurar na cozinha, o azeite de oliva precisou ser substituído em algumas residências. Isso porque o preço nos supermercados escalou, fazendo com que novas alternativas fossem colocadas em prática, mas sem abdicar do sabor e benefícios à saúde. Dentre as disponibilidades está o óleo de canola, que abarca cifras acessíveis atreladas ao alto valor nutricional. 

Para os cozinheiros, o fator mais importante na hora de colocar em prática as receitas é munir-se de produtos de primeira qualidade. Apesar de o azeite ser o grande favorito, o óleo de canola evidencia a versatilidade no preparo dos alimentos devido à riqueza em gorduras saudáveis. Em função daqueles que não estão familiarizados, o conteúdo apresenta sabor suave e neutro, tornando-se válvula de escape para as mais variadas imersões, assim como frituras, assados e confeitaria. 

Créditos: Reprodução/Freepik

Por ser um tipo de óleo vegetal extraído das sementes da planta colza, sua conjuntura engloba baixos níveis de ácido erúcico, tornando seu consumo seguro e benéfico. Nesse ínterim, destaca-se ainda por ajudar a reduzir doenças cardiovasculares e ser poderoso antioxidante natural. Isso porque apresenta compostos importantes como gorduras monoinsaturadas, ômega-3, ômega-6 e vitamina E. 

Mas afinal, quais os benefícios do substituto do azeite? 

Ainda que os questionamentos sejam comuns, a professora de Tecnologia de Óleos e Gorduras e Bioquímica de Alimentos II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jane Mara Block, fez questão de enaltecer o alimento. De acordo com a especialista, a imersão de canola nas dietas é mais que aconselhável, desde que a quantia não seja exagerada. 

“Os estudos têm apontado muitas vantagens no consumo do óleo de canola. Ele apresenta em torno de 60% de um ácido graxo monoinsaturado, o ácido oleico. As pesquisas indicam a relação com o aumento do HDL, chamado de colesterol bom, protegendo contra as doenças cardiovasculares. Sem dúvida nenhuma, o óleo de canola traz muitos benefícios para a saúde e, em termos de composição química, é recomendado e saudável”, afirmou ela. 

Confira os benefícios: 

  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL); 
  • Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares; 
  • Auxilia no controle dos triglicerídeos; 
  • Protege as células contra o envelhecimento precoce e os danos oxidativos; 
  • Atua na prevenção da aterosclerose devido à alta concentração de gorduras insaturadas. 
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Resumo do capítulo da novela ‘Quem Ama Cuida’ hoje 09/06/26

Resumo do capítulo da novela ‘Quem Ama Cuida’ hoje 09/06/26

09/06/2026
CazéTV anuncia novo comentarista para a Copa do Mundo

CazéTV anuncia novo comentarista para a Copa do Mundo

09/06/2026
CNH

Governo quer incluir ferramenta na CNH do Brasil voltada ao comércio de carros

09/06/2026
Vacina aplicada em 500 mil pessoas é suspensa pelo SUS após reações adversas

Vacina aplicada em 500 mil pessoas é suspensa pelo SUS após reações adversas

09/06/2026
Nem leite, nem salmão: o alimento que fortalece os ossos depois dos 50 anos

Nem leite, nem salmão: o alimento que fortalece os ossos depois dos 50 anos

09/06/2026
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix