CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem coloca o ar condicionado nesta temperatura gasta 25% a mais na conta

Por Letícia Bonfante
03/09/2025
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

Nos dias de calor intenso, os brasileiros enfrentam o dilema de manter o conforto em casa ou no trabalho sem aumentar expressivamente a conta de energia. O uso do ar condicionado se intensifica no verão, e ajustar o aparelho para 20°C pode elevar o consumo elétrico em até 25%. 

Quando se trata de usar o ar condicionado de forma consciente, entender a temperatura ideal faz toda a diferença. Especialistas recomendam manter o termostato entre 23°C e 25°C, equilibrando conforto e economia. Cada grau de ajuste abaixo de 23°C pode elevar o consumo em 4% a 5%, pressionando ainda mais o orçamento.

Para economizar, é crucial adotar modelos eficientes como os ar condicionado tipo Split com tecnologia Inverter. Esta tecnologia ajusta a velocidade do compressor, reduzindo picos de energia. Manter a manutenção regular, como a limpeza dos filtros, é outra prática que garante o funcionamento eficiente do aparelho sem aumento desnecessário no consumo.

Créditos: Freepik

Estratégias para manter a eficiência energética

A instalação do ar-condicionado em áreas sombreadas pode evitar sobrecarga e ineficiência. Instalar o equipamento em locais bem ventilados e vedar portas e janelas ajuda a prevenir a perda de ar refrigerado, otimizando o uso de energia.

Ventiladores também são aliados na redução do uso de ar condicionado, pois consomem menos energia enquanto ajudam a circular o ar. Aproveitar a iluminação natural e usar cortinas para limitar a entrada de calor no ambiente são medidas adicionais para controlar as despesas com energia nos meses mais quentes.

O isolamento térmico de tetos e paredes proporciona economia a longo prazo, mantendo a temperatura interna estável e reduzindo o uso de ar condicionado. Essas práticas não só reduzem as contas de luz, mas também promovem um consumo consciente de energia.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix