CORREIO DO ESTADO
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bebida queridinha dos jovens será proibida para menores de 16 anos

Por Letícia Bonfante
12/09/2025
Bebida queridinha dos jovens será proibida para menores de 16 anos

Créditos: Pexels

Recentemente, o governo do Reino Unido anunciou uma nova regulamentação que proíbe a venda de bebidas energéticas com mais de 150 mg de cafeína por litro para menores de 16 anos. 

Essa decisão surge em meio a crescentes preocupações sobre os impactos negativos que essas bebidas podem ter na saúde dos jovens. Pesquisas indicam que o consumo excessivo de energéticos está associado a diversos problemas, incluindo distúrbios do sono, obesidade e dificuldades de concentração.

Créditos: Pexels

Motivos da proibição

Wes Streeting, secretário de saúde do Reino Unido, enfatizou que a ingestão de cafeína em grandes quantidades pode prejudicar o desempenho escolar e a saúde mental das crianças. Segundo ele, “como podemos esperar que as crianças tenham bom desempenho na escola se tomam o equivalente a um expresso duplo diariamente?”. 

Além disso, a nova medida alinha-se a outras políticas de saúde pública que já mostraram eficácia, como as restrições de idade para a compra de álcool e cigarros. Essas ações têm sido bem-sucedidas em reduzir o consumo de substâncias nocivas entre os jovens. 

A proibição não se aplica a chás, cafés e refrigerantes que contêm cafeína em níveis mais baixos, o que indica uma abordagem direcionada às bebidas que apresentam riscos mais elevados.

A decisão do governo foi apoiada por uma revisão abrangente de estudos publicada na revista Public Health Journal. A pesquisa, que analisou dados de mais de 1,2 milhão de jovens de 9 a 21 anos, revelou uma ligação entre o consumo de bebidas energéticas e um aumento nos problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. 

A professora Amelia Lake, uma das autoras do estudo, destacou que essas bebidas são frequentemente promovidas como uma solução para melhorar a energia, mas os resultados sugerem que elas podem causar mais malefícios do que benefícios.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

CazéTV anuncia novo comentarista para a Copa do Mundo

CazéTV anuncia novo comentarista para a Copa do Mundo

09/06/2026
CNH

Governo quer incluir ferramenta na CNH do Brasil voltada ao comércio de carros

09/06/2026
Vacina aplicada em 500 mil pessoas é suspensa pelo SUS após reações adversas

Vacina aplicada em 500 mil pessoas é suspensa pelo SUS após reações adversas

09/06/2026
Nem leite, nem salmão: o alimento que fortalece os ossos depois dos 50 anos

Nem leite, nem salmão: o alimento que fortalece os ossos depois dos 50 anos

09/06/2026
Filme ‘Meu Sangue Ferve Por Você’ da Sessão da Tarde de hoje 09/06 é baseado em fatos reais?

Filme ‘Meu Sangue Ferve Por Você’ da Sessão da Tarde de hoje 09/06 é baseado em fatos reais?

09/06/2026
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix