Apesar de sua origem ser asiática, a banana tornou-se tão comum no território brasileiro que poucos conhecem a verdade. Segundo informações hindus datadas no terceiro milênio a.C., a fruta teve sua cultivação disseminada primeiramente em muitas partes da Ásia e da África, sendo introduzida na América Central e do Sul pelos colonizadores europeus no século 16.
Como resultado da colonização, atualmente, as bananas são cultivadas em muitas partes do território tropical e subtropical, incluindo América Latina, África, Ásia e Austrália. A princípio, sua lavra ocorria principalmente em jardins de horta e pomares domésticos, mas, com o tempo, ganhou forças no segmento comercial.

Diante da popularização do alimento no Brasil, hoje o país é um dos principais produtores de bananas do planeta, com plantações em quase todas as regiões, primordialmente no Nordeste. Além da facilidade de ser encontrada nos comércios, a fruta tornou-se componente importante na mesa das famílias brasileiras, podendo ser consumida em uma variedade de formas e receitas.
Produção do alimento asiático no Brasil
A título de curiosidade, a banana é a fruta mais consumida no mundo, com sua produção estimada em 6,6 milhões de toneladas em 455 mil hectares somente no Brasil. A presença do território brasileiro no cultivo corresponde ao quarto maior do planeta, com grande parte da produção ocorrendo por intermédio da agricultura familiar.
De acordo com dados do ComexStat, por ano, o Brasil fatura R$ 13,8 bilhões com a venda do alimento, além de gerar 500 mil empregos diretos. Antes de colocar em prática o plantio, os agricultores conferem a melhor época, correspondendo aos períodos de temperatura úmida e quente. Nesse ínterim, antes de colocar a muda para germinar, o solo precisa ser preparado com aração, gradagem e adubação adequada.
O detalhe curioso é que existem duas técnicas principais de plantio. Em resumo, o convencional utiliza as mudas tradicionais, garantindo mais qualidade e segurança, além de ser mais econômico. Por outro lado, o plantio por mudas clonadas opta por usar mudas livres de doenças e com produção mais uniforme.
No mais, o estágio de crescimento vegetativo dura cerca de 6 meses, a floração, até 3 meses, e o desenvolvimento dos frutos também dura cerca de 3 meses. No total, demora de 9 meses a 1 ano para ter o plantio completo da banana. Contudo, as temperaturas climáticas, descuido com o solo, falta de fertilizantes e adubação podem alterar esse prazo e ainda deixar a plantação com pragas ou doenças.





