Grande destaque da atual temporada de Fórmula 1, Gabriel Bortoleto foi anunciado pela Sauber no início deste ano após faturar o título da F2 em 2024. Embora tenha contrato em vigência com a escuderia suíça, o brasileiro pode ser realocado para uma equipe de ponta. De acordo com Bernie Ecclestone, ex-CEO da competição, o interesse da Ferrari no garoto tende a ser iminente.
Mesmo à frente de um dos carros mais fracos da Fórmula 1, Bortoleto conseguiu faturar 18 pontos na atual temporada. Com apenas 20 anos, o piloto é considerado uma promessa em ascensão, podendo assumir o volante de outras equipes ao longo dos próximos anos. Com o descendo de Lewis Hamilton na Ferrari, o brasileiro tende a ser uma das opções da escuderia italiana em um possível novo mercado.

“O cara [Hamilton] não é trapaceiro. Mas estaria trapaceando consigo mesmo se continuasse. Ele deveria parar agora. As fortes atuações de Bortoleto em uma equipe de meio de pelotão como a Sauber deveriam realmente acordar a Ferrari. Para os italianos, a resposta à pergunta ‘quem será o próximo piloto?’ deve ser o brasileiro Bortoleto”, comentou o ex-dirigente da Fórmula 1 em entrevista cedida ao jornal suíço Blick.
Apesar da cornetada assinada por Bernie Ecclestone, a tendência é que o brasileiro siga na escuderia suíça, já que assinou vínculo para as temporadas 2025 e 2026. Portanto, desde que uma proposta mais vantajosa não surja, as cláusulas presentes no acordo inicial definiram Gabriel como um dos pilotos titulares da Sauber nos próximos dois anos.
Hamilton desiste de título pela Ferrari
Oscilando em sua primeira temporada trajando o uniforme da Ferrari, Lewis Hamilton enxerga o título em segundo plano. Enfrentando dificuldades de se habituar ao novo carro, o britânico realizou diversas corridas sem pontuar. Dessa forma, confirmou que o objetivo principal nos GPs finais diz respeito aos estudos para melhorar o veículo, pensando em 2026.
“Teremos corridas em que, se nos classificarmos melhor, estaremos em uma posição muito melhor para disputar. Daria tudo por uma atualização, mas, obviamente, não temos isso. O foco já é o carro do ano que vem. Então, precisamos fazer melhor na otimização [do acerto] e na execução”, avaliou o heptacampeão mundial de F1.





