De acordo com a presidente do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Daniela Abravanel, serão lançados dois canais segmentados nos meses subsequentes: o SBT News e SBT Kids, destinados ao jornalismo e público infantil, respectivamente. A empreitada da emissora ainda não tem data marcada.
O SBT está em tratativas para lançar o SBT News, seu novo canal de notícias em TV aberta, com previsão de estreia em novembro. A transmissão também estará disponível na TV por assinatura e no YouTube. A ideia é utilizar a frequência da Rede Mais Família, emissora comandada por Rinaldo Faria, conselheiro de Daniela Beyruti, atual presidente do SBT. Apesar de ser um canal de menor porte, a Rede Mais Família tem alcance em importantes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, e Rinaldo se dispôs a ceder o espaço sem custos.
Já o SBT Kids deve ser transmitindo na chamada “TV 2.5” que está presente em sistemas como a Samsung TV Plus. Mas, o SBT não deu maiores detalhes sobre o canal e quem ainda não tem uma destas smart tvs poderá ficar sem acesso ao canal.

A implementação dessa nova televisão foi oficialmente instituída por um decreto presidencial, assinado em agosto deste ano. Nesse ínterim, a estreia do SBT será diante dos canais News e Kids. “Aguardem! Nosso prazer é estar com sua família e te informar. Quero continuar com o relacionamento com as famílias brasileiras de forma ainda mais específica e intencional”, adiantou Daniela.
Segundo apurações do colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, o serviço oferecido pela emissora paulistana será orquestrado por Alfonso Aurin, superintendente de tecnologia e operações no SBT. A ideia é munir-se da nova tecnologia, que deve ser lançada no Brasil em junho de 2026, para tornar o Sistema Brasileiro de Televisão competitivo e recuperar a vice-liderança de audiência, perdida para a Record.
Detalhes sobre o formato adotado pelo SBT e demais emissoras
Em 27 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. Com o intuito de estrear antes da Copa do Mundo 2026, a funcionalidade busca oferecer interatividade em tempo real, compras diretamente pela TV e acesso a conteúdos sob demanda.
Um dos principais pontos da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades. Ao mesmo passo, a qualidade de som e imagem ganhará outra roupagem.
Ainda se espera que a Copa do Mundo de 2026 com Galvão Bueno no SBT seja transmitida já com a tecnologia TV 3.0, aumentando a qualidade e interação para o público.
Entendendo a necessidade de seguir ao mesmo lado das novas tecnologias, a empresa fundada pelo saudoso Silvio Santos ligou o sinal de alerta diante da TV 3.0. A título de curiosidade, a nova televisão consiste em uma geração aberta gratuita no Brasil, que integra a transmissão tradicional (broadcast) com a internet (broadband), oferecendo mais interatividade, som imersivo e imagem de alta qualidade.
Apesar da reviravolta, os brasileiros não precisam correr contra o tempo em busca da tecnologia de ponta. Isso porque dados indicam que 58% dos lares já conectados à internet poderão usufruir das novas funcionalidades sem a necessidade de hardware adicional. Contudo, em alguns casos, a aquisição de conversores será inicialmente imprescindível.





