Natural de Brusque, no estado de Santa Catarina, Luciano Hang, dono das lojas Havan, se deparou com um exemplo de organização social dos moradores de seu município. Em comemoração aos 165 anos da cidade, no dia 4 de agosto, o tradicional desfile cívico levou diversas pessoas à Avenida Cônsul Carlos Renaux, mas o ponto alto foi o corte da cuca gigante, com 16,5 metros de comprimento.
Organizado pela Prefeitura de Brusque, o evento foi coordenado pela Secretaria de Educação, selecionando a participação de fanfarras no desfile cívico, com estudantes, atletas, profissionais de diferentes áreas e representantes da sociedade civil. Como forma simbólica, o bolo foi cortado e distribuído a todo o público presente, que, de forma educada e organizada, esperou a entrega civilizadamente.
Imediatamente o vídeo circulou nas redes sociais, levantando diversos comentários sobre a paciência e senso de respeito dos moradores do município. Durante o discurso, o prefeito André Vechi anunciou medidas e investimentos futuros, como a publicação dos editais de transporte coletivo e esgoto sanitário, além de um projeto para captar R$ 100 milhões para a revitalização das vias urbanas.
“Lembro de, criança, ter desfilado no 4 de agosto pela minha escola. Hoje, estar na condição de prefeito me deixa muito feliz e muito honrado. Esse carinho, respeito e amor que a população de Brusque tem pela cidade, a gente vai retribuir com muito trabalho, com muita entrega”, disse emocionado ao reviver uma tradição da infância.
Colocando em evidência a força da cultura sulista, grupos folclóricos, danças gaúchas, carros antigos e associações diversas também compuseram o trajeto. Durante os dias subsequentes, a programação de aniversário contou com o Rock na Praça, na Praça da Cidadania, com destaque para o show gratuito da banda Nenhum de Nós, promovido pela Fundação Cultural de Brusque.
Ligação do dono da Havan com a cidade
No dia 11 de outubro de 1962, Luciano Hang nasceu no bairro Águas Claras, em Brusque, cidade em que permanece morando nos dias de hoje. Ao longo de sua jovialidade, decidiu se aventurar e fazer história com aquilo que seria uma das maiores redes varejistas do Brasil. Em suma, no ano de 1986, a primeira unidade da Havan foi inaugurada, contendo apenas 45m².
O que havia começado com a venda de tecidos ganhou dinâmica rotativa e atualmente fatura anualmente cerca de R$ 18 bilhões. Com o empreendimento espalhado por todo o território nacional, Luciano Hang conta com uma rede de 22 mil colaboradores. Para o ano que vem, o visionário projeta alçar voos mais altos, com a abertura de novas unidades da Havan.





