Além de sua imponência para a biodiversidade, o Aquífero Guarani é responsável pelo abastecimento de água potável de diversos países da América do Sul. Isso ocorre devido ao seu volume estimado em cerca de 45 mil km³. Porém, sua extensão deixou de ser tão abrangente, ao passo que astrônomos identificaram o maior reservatório de água já detectado no universo. O problema é que ele está localizado em torno do quasar APM 08279+5255, a cerca de 12 bilhões de anos-luz da Terra.
Para se ter uma noção da dimensão descoberta, a quantidade de água presente nessa região supera em 140 trilhões de vezes o volume de todos os oceanos do planeta. A empreitada somente foi documentada com o auxílio das observações do Telescópio Espacial Spitzer e do Observatório Submilimétrico da Caltech.

O estudo foi comemorado pelos cientistas, mas não apresenta benefícios à sociedade em um primeiro momento. A título de compreensão, não se trata de um oceano no sentido clássico. Isso porque o volume e a concentração de água observados indicam que moléculas essenciais à vida podem estar presentes em regiões extremas do universo desde seus primeiros bilhões de anos.
Importância do Aquífero Guarani para o mundo:
O Aquífero Guarani nada mais é que uma reserva subterrânea de água doce localizada em países da América do Sul, abraçando áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de contribuir com a biodiversidade mundial, tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica mediante a entrada de água no solo. Ele é importante também na redução de impactos da ação humana, como poluição.
Puxando para a valorização histórica, seu nome é derivado dos índios guaranis, que habitavam grande parte da região onde está o aquífero. A sua riqueza em termos de água doce propicia o abastecimento humano e dinamiza as atividades produtivas. Em suma, é fundamental para a continuidade do crescimento econômico.





