Com a finalidade de ampliar os serviços em função de seus clientes, ao final de 2024, o Banco do Brasil colocou em evidência a Poupança Social, que consiste em uma conta digital destinada a simplificar o recebimento de benefícios sociais. A ação serviu para impulsionar a população a reorganizar suas finanças sem burocracias.
Ao introduzir recursos como pagamentos via Pix, transferências e saques, a instituição bancária colabora para a ampliação do acesso a programas governamentais. Por outro lado, a conta digital permite que os beneficiários utilizem os cartões e senhas existentes, tornando o processo de adesão mais rápido e prático.

Para uma melhor compreensão do papel do Banco do Brasil na investida em questão, a Poupança Social garantiu maior inclusão financeira para os brasileiros, facilidade de acesso a benefícios sociais e redução da burocracia e dos custos associados. Em contrapartida, assegurou autonomia financeira para os cidadãos e segurança no uso dos serviços bancários.
O detalhe controverso é que, para ter acesso a tamanha oferta, é necessário, minimamente, possuir educação tecnológica. Dessa forma, pessoas mais velhas podem encontrar problemas para realizar as operações e policiá-las. No entanto, a evolução do dispositivo dinamiza a versatilidade financeira dos cidadãos e a parceria com a instituição bancária.
Banco do Brasil lança nova oferta
Na última terça-feira (7), o Banco do Brasil informou que agora é possível realizar ou receber Pix apenas com uma foto enviada pelo WhatsApp. O serviço pode ser verificado por meio da assistente virtual da instituição, no número (61) 4004-0001. A façanha somente foi possível graças à aliança da Inteligência Artificial, que reconhece dados escritos à mão ou impressos.
De acordo com o banco, o limite diário para operações pelo aplicativo de mensagens é de R$ 300, com o pagamento sendo concluído na própria conversa. Em resumo, depois que for gerada a mensagem “Recebi sua imagem! Estou analisando, só um instante”, a assistente virtual identifica o contexto da interação e apresenta as informações para confirmar a transação.
Mas, afinal, como funciona?
- 1. Envie a foto com a chave e, se houver o valor do Pix, para o WhatsApp do número (61) 4004-0001;
- 2. Confira se os dados estão corretos e clique em “Continuar”;
- 3. No celular, insira a senha de seis dígitos do cartão e confirme a transação. Se tudo der certo, a assistente virtual deverá enviar a mensagem “Seu Pix foi enviado!”, junto com um emoji, uma figurinha e um comprovante de pagamento.





