Ao final de agosto, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decretou a interrupção do serviço 710, que unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas. Como resultado da medida adotada, os passageiros que antes realizavam o trajeto sem baldeação terão que trocar de trem na estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital.
O martelo batido pela CPTM causou revolta nos passageiros, principalmente por prejudicar a rotina de muitos trabalhadores. Diante das modificações, a Linha 7-Rubi foi “encurtada”, passando a ligar Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda, deixando de seguir até a Luz. Em contrapartida, a Linha 10-Turquesa foi estendida de Rio Grande da Serra até o terminal Palmeiras-Barra Funda.

Mesmo com as retaliações por parte dos passageiros, a companhia afirmou que a estação Barra Funda foi escolhida para concentrar as baldeações por ter maior capacidade de receber os novos fluxos. “Ela tem dez plataformas, um amplo mezanino e uma área de circulação bastante adequada”, explicou o gerente de operações da companhia, Iran Leão.
Para a maioria das pessoas que dependem do transporte, a mudança representou uma regressão. Isso porque os mais prejudicados com a separação das linhas foram aqueles que vêm da 7-Rubi e, além da integração com a 10-Turquesa, perderam a parada na estação da Luz. Por outro lado, atualmente precisam ir até o ex-terminal do centro de São Paulo, descendo para a realização da baldeação.
Entenda as mudanças da CPTM
Com o objetivo de auxiliar os passageiros da melhor forma, a companhia implantou várias sinalizações nos terminais. No início das operações, funcionários da TIC Trens, concessionária que começou a operar as linhas a partir de setembro, se dividiram entre explicações com megafones, orientações nas filas das portas dos trens e orientações aos muitos passageiros com dúvidas.
Nesse ínterim, a companhia decretou as seguintes alterações:
- Três linhas passam a ter a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, como ponto final. São elas: 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa;
- A mudança acabou com a linha 710, que ligava a cidade de Jundiaí (ponto de partida da linha 7-Rubi) a Rio Grande da Serra, ponto de partida da linha 10-Turquesa;
- O Governo do Estado vê Estação Palmeiras-Barra Funda como novo “hub central do transporte sobre trilhos”.





