Em maio de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que desejam autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários. Contudo, o órgão decidiu recalcular a rota, desbloqueando as vantagens utilizando a credencial de autenticação bancária de mais de 70 mil aposentados.
O objetivo principal do INSS era reduzir as chances de fraude diante do acesso de terceiros ao benefício. Porém, a decisão foi revogada por entender que nem todos os segurados possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança somente foi possível graças a uma proposta da Dataprev, empresa estatal responsável pelo processamento de dados da Previdência Social.

Com a liberação do acesso por meio da senha bancária, os aposentados e pensionistas poderão acessar o serviço diretamente do Gov.br. Por meio da opção, vai ser viável escolher o tipo de autenticação com a instituição financeira em que o beneficiário já possui conta. Portanto, será possível validar a operação sem a obrigatoriedade de estar com a biometria cadastrada no TSE.
Em contrapartida, o Instituto Nacional do Seguro Social reforçou a necessidade de se atentar a realizar o procedimento somente pelos canais oficiais do Governo Federal. Isso porque muitos golpistas oferecem serviços semelhantes com a finalidade de aplicar fraudes. No mais, prevê-se que a alternativa agilizará os serviços, garantindo a aposentados e pensionistas maior comodidade.
Aposentados não aderiram ao acordo com o INSS
De acordo com o órgão, mais de 2,3 milhões de aposentados e pensionistas fizeram adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos dos benefícios. No entanto, outros 985 mil segurados, ou seja, 30% do total, sequer procuraram a entidade a fim de sanar o problema. O pacto pode ser solicitado por todos que tiveram reduções entre março de 2020 e março de 2025 e que já fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades.
Confira como aderir ao acordo pelo aplicativo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
- Dirija-se até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento.





