Entendendo o aumento exponencial de turistas na região Sul do Brasil, o governador do Rio Grande do Sul autorizou projeto para encurtar a ligação entre Porto Alegre e a Região das Hortênsias. A empreitada terá como resultado a pavimentação da ERS-373, motivo que reduzirá em 20 quilômetros as viagens da capital para Gramado.
Para que as obras fossem autorizadas, investimentos do Plano Rio Grande em estradas receberam a injeção de R$ 57 milhões do Tesouro do Estado. Sobretudo, além de pavimentar e recuperar a via, a medida trará uma segurança e conforto maior para os motoristas que transitam pela região. A ideia é fortalecer o escoamento de turistas para os pontos mais visitados anualmente.

Em resumo, as obras nos 17 quilômetros entre Gramado e Santa Maria do Herval estão sendo orquestradas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). De acordo com o projeto inicial, dos sete quilômetros de recuperação asfáltica, dois foram concluídos no primeiro semestre de 2025, e os demais ficarão para o segundo semestre. A estimativa de conclusão total das obras é para o primeiro semestre de 2026.
“Essa iniciativa traz mais estímulo para uma região turística importante do nosso Estado. Certamente irá gerar mais negócios e qualidade de vida para a população de Gramado e Santa Maria do Herval, além de fomentar o desenvolvimento agropecuário da região”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Moradores de Porto Alegre cobram celeridade
Embora o Governo do Estado esteja trabalhando para a melhoria das estradas, cerca de 480 mil pessoas em Porto Alegre estão sendo afetadas pela falta de fornecimento de água. Isso porque o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, na última segunda-feira (20), seis intervenções simultâneas nas zonas Sul, Leste e Centro.
O objetivo das obras é ampliar a capacidade operacional do Sistema Menino Deus, visando maior eficiência e preparando a capital para a chegada das chuvas no verão. Com a finalidade de acalmar os ânimos dos moradores, a Prefeitura de Porto Alegre divulgou ainda que, em algumas regiões, a normalização completa deve ocorrer ao longo dessa quarta-feira (22).
Para uma melhor compreensão, os trabalhos envolvem a substituição de válvulas na Estação de Tratamento (ETA) e Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus. Por sua vez, haverá ainda a instalação de novo motor na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi e reforço em adutora na região do Teresópolis.





