As eliminatórias para a Copa do Mundo estão afunilando, fator que tem coroado diversas classificações de forma antecipada. Outrora sendo responsáveis por traumas ao Brasil, Camarões e Nigéria não possuem chances de classificação ao principal torneio organizado pela FIFA. Isso porque Congo conseguiu despachar as duas equipes e cravar sua estadia no mundial de 2026.
Na semifinal das Eliminatórias da Copa do Mundo Africanas, os congoleses enfrentaram Camarões no Al-Barid Stadium. Apesar de ser o plantel mais fraco, em comparação com o tradicionalismo camaronês, Congo fez bonito e carimbou a classificação. Nos acréscimos do confronto, o defensor Chancel Mbemba anotou o único gol da partida.

Por outro lado, a Nigéria derrotou Gabão por 4 a 1, chegando à final como grande favorita. Com a decisão montada, os nigerianos abriram o placar aos três minutos do primeiro tempo com Frank Onyeka. No entanto, Mechak Elia empatou o confronto ainda na etapa inicial. Com o marcador anotando 1 a 1, a vaga para o mundial foi decidida nos pênaltis, com a equipe de Congo vencendo por 4 a 3.
Dessa forma, estão classificadas para a Copa do Mundo as seguintes delegações:
- América do Norte: Canadá (país-sede), Estados Unidos (país-sede) e México (país-sede);
- Ásia: Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Catar e Arábia Saudita;
- Oceania: Nova Zelândia;
- América do Sul: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai;
- África: Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal;
- Europa: Inglaterra, França, Croácia, Portugal e Noruega.
É válido destacar que, na próxima edição do mundial, a FIFA autorizou a imersão de 48 seleções, projetando a competição como a maior de sua história. Sendo assim, algumas vagas estão em aberto devido ao processo de repescagem, bem como às rodadas finais das qualificatórias de cada continente.
Brasil comemora tropeço dos algozes
Já classificada para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira vai em busca do hexacampeonato sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. Apesar de não temer outras delegações, o Brasil comemorou as eliminações de Nigéria e Camarões. A motivação está diretamente ligada ao fato de no passado terem sido algozes do país sul-americano.
No ano de 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, o Brasil tinha tudo para faturar o seu primeiro ouro da história, tendo em vista as presenças de Ronaldo e Bebeto. Nas semifinais, a equipe de Zagallo vencia a Nigéria por 3 a 1, mas surpreendentemente sucumbiu. Os africanos empataram o jogo e levaram a vaga para a prorrogação, vencendo com o gol de ouro de Kanu.
Posteriormente, nas Olímpiadas de 2000, o tropeço foi ainda mais vexatório sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Jogando com dois jogadores a mais na prorrogação, a Seleção Brasileira conseguiu a proeza de ser derrotada por Camarões por 2 a 1. Naquele ano, os sul-americanos se despediram do sonho olímpico nas quartas de final.
Saindo um pouco do nicho das seleções, os torcedores brasileiros também foram surpreendidos com um time do Congo fazendo história. Em 2010, na semifinal do Mundial de Clubes, o Internacional encarou o TP Mazembe, possuindo grande favoritismo em campo. Contudo, os africanos venceram por 2 a 0 e despacharam o Colorado com os gols de Papy Kabangu e Alain Kaluyituka.





