Manter a saúde financeira em dia é necessário para evitar dores de cabeça com dívidas acumuladas e a possibilidade de perder o cartão de crédito. Embora muitas pessoas paguem as faturas em dia, alguns costumes acabam comprometendo o score. Pensando em te ajudar na empreitada, este artigo trará informações pertinentes para ter uma vida orçamentária equilibrada.
Pagamento do valor mínimo ou parcial: às vezes a dívida é maior que o salário recebido e muitas pessoas costumam pagar apenas uma parte do valor total. O problema é que a atitude pode ser interpretada pelo mercado como um sinal de dificuldade para quitar as pendências. Dessa forma, o Serasa entende que as chances de inadimplência são maiores, motivando a redução do score.

Parcelamento da fatura: parcelar a fatura do cartão de crédito é um dos atos mais comuns por parte dos brasileiros, principalmente para aqueles que recebem apenas um salário mínimo. Ao realizar a ação, o limite continua comprometido até a quitação total do parcelamento. Em resumo, o mercado entende como um comportamento financeiro declinante.
Pagamentos Atrasados e Constantes: quando nem mesmo parcelar a fatura é possível, alguns usuários decidem pelo caminho mais tortuoso, que diz respeito a ultrapassar a data de vencimento do boleto. Sobretudo, atrasos frequentes, mesmo que não resultem em negativação, prejudicam o score.
O que fazer para elevar o score?
- Pagamento total em dia: para quem deseja manter o score elevado a fim de ter maiores possibilidades de bonificações em meio ao crédito, o curso mais prático é pagar as contas em dia e integralmente;
- Acompanhe sua pontuação: um detalhe interessante, mas nem sempre colocado em prática pela população, é verificar o score no aplicativo ou site da Serasa. Por meio dele, é possível entender quais ações estão impactando a pontuação;
- Evite o acúmulo de dívidas: por fim, mas não menos importante, manter a saúde financeira em dia evidencia a organização, motivo que distancia novas dívidas, aumentando ainda a pontuação.





