De acordo com o índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Itajaí foi eleita a dona do maior Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina em 2024. Como resultado do desenvolvimento social e econômico, a prefeitura anunciou um novo programa habitacional que oferece desconto de até 30% na aquisição de certos tipos de terrenos para famílias de baixa renda.
Por intermédio de suas redes sociais, o prefeito da cidade, Robison Coelho, evidenciou a importância de colocar em prática a lei que já está em vigor. Reconhecendo a dificuldade que algumas pessoas apresentam na hora de adquirir um imóvel, o representante do Partido Liberal (PL) informou que os lotes estão disponíveis nos bairros de Nilo Bitencourt, Santa Regina, Espinheiros, Salgueiros, Itaipava e Rio do Meio.

De forma prática, o programa habitacional irá destinar 5% dos terrenos em loteamentos populares selecionados para a abordagem. Por exemplo, caso um espaço seja avaliado em R$ 100 mil, o beneficiário somente desembolsará R$ 70 mil. A ação faz parte de uma série de estratégias da prefeitura para enfrentar o déficit habitacional, que inclui também a construção de 495 apartamentos.
“Quer sair do aluguel e conquistar o seu terreno com até 30% de desconto? Agora é possível! A nova lei já está valendo para sete bairros de Itajaí e as inscrições estão abertas. É pra quem mora aqui, tem renda familiar de até 3 salários e sonha com a casa própria. Tudo feito com responsabilidade, transparência e pensando em quem mais precisa”, diz a publicação do político.
Quem pode ter acesso ao benefício da cidade?
Apesar de ter empolgado a maioria da população de Itajaí, nem todas as famílias serão contempladas com a ação política. Portanto, para que a redução de 30% nos valores dos terrenos seja sacramentada, é necessário que os indivíduos sigam os seguintes critérios:
- Residir em Itajaí há pelo menos dois anos;
- Ter renda familiar de até três salários mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Não possuir imóvel em seu nome e nunca ter sido beneficiado por outros programas habitacionais.





