Localizadas em Chapada, no norte do Rio Grande do Sul, as fábricas de calçados Azul Safira e LQ anunciaram o encerramento definitivo de suas operações. Os representantes da empresa informaram que a previsão para o fechamento das unidades está prevista para a próxima sexta-feira (10), com a demissão de 135 funcionários.
Embora a informação tenha pego os clientes de surpresa, a decisão foi potencializada por problemas financeiros acumulados ao longo dos últimos anos. Desde a pandemia da Covid-19, a fábrica de calçados deparava-se com questões de baixo faturamento. Assim, a área de 5.790 m² será devolvida à prefeitura do município, que tem cerca de 9,5 mil habitantes.

Renomadas por fabricarem principalmente botas femininas de inverno para o mercado interno, as duas fábricas viram a demanda ser reduzida drasticamente, pressionando os custos de produção. Isso porque a queda nas temperaturas mais amenas, registradas nos anos de 2022, 2022 e 2024, culminou no baixo retorno financeiro. Para uma melhor compreensão, 80% das produções eram destinadas a São Paulo.
A princípio, a fábrica costumava produzir 7,5 mil pares de calçados por dia, com a presença de 320 funcionários por detrás da empreitada. Contudo, no último ano de fabricação, o número havia decaído para 2,5 mil pares por dia, o que equivale a um descenso de aproximadamente 66%.
Qual o futuro dos funcionários demitidos pela fábrica?
Com a devolução da área para a prefeitura de Chapada, ainda não se tem noção do que será desenvolvido no espaço. A ideia é reduzir o impacto econômico e social com o fechamento dos portões. Para o município, significa uma perda de olhares do mercado, mas os representantes da Azul Safira e LQ confirmaram que os funcionários receberão todos os direitos previstos por lei.
“Vamos continuar produzindo até 10 de outubro. Todos os funcionários vão sair com seus direitos; a empresa sempre foi muito correta, não teve uma mão cheia de ações trabalhistas em seus quase 14 anos de atuação”, afirmou o gerente Volmar Stürmer, destacando o compromisso da empresa com a legalidade trabalhista.




