Localizada na cidade de Jussara, região noroeste de Goiás, a Fazenda Talismã pertence ao cantor Leonardo, um dos maiores nomes da música sertaneja. Avaliada em R$ 60 milhões, a propriedade luxuosa abriga mais de cinco mil cabeças de gado, evidenciando a importância da pecuária bovina. A movimentação engloba animais para vendas em leilões.
Como resultado do sucesso adquirido ao longo da estrada na carreira, o renomado artista investiu altos valores para construir seu império longe dos palcos. Nomeada de Talismã por ser um dos maiores sucessos da dupla Leandro & Leonardo, o espaço vai além das cabeças de gado. Nele é possível imergir em quadras esportivas, cavalos, lago, jetski, quadriciclo, igreja, piscina, área de jogos, churrasqueira e curral.

“Estou sempre ali, colhendo soja, cuidando do gado, convivendo com os peões. Gosto de tudo que envolve essa rotina. Me sinto bem, é o que faz meu coração palpitar mais forte. Amo e me sinto muito grato por tudo que conquistei, por chegar aos 60 anos e ter a oportunidade de voltar para minhas raízes, me reconectar com o lugar de onde eu vim”, afirmou o compositor ao Globo Rural.
Leonardo entra em “lista suja”
Nos últimos anos, o nome do cantor esteve presente em várias polêmicas que trouxeram à tona informações inesperadas. Em novembro de 2023, o artista foi listado em documento do Ministério do Trabalho e Emprego, comprovando diversas irregularidades trabalhistas, incluindo a manutenção de trabalhadores em condições análogas à escravidão.
Segundo os dados, dos 18 trabalhadores encontrados na fazenda Talismã, seis foram resgatados por estarem em condições degradantes, incluindo um adolescente de 17 anos realizando trabalho proibido. Além disso, na Fazenda Lakanka, foram constatadas condições precárias de alojamento, como falta de instalações sanitárias adequadas, falta de acesso à água potável e alimentação em condições insalubres, fatores negados pelo compositor.
“Gente, eu já plantei tomate, eu sei como é que é. A vida é difícil lá. Eu, do meu coração, jamais, jamais faria isso. Então, eu acho que há um equívoco muito grande sobre a minha pessoa. Eu não me misturo, eu não me misturo nessa lista aí que eles fizeram de trabalho escravo. […] Eu sou totalmente contra esse tipo de coisa”, disparou o artista em suas redes sociais.





