Neste domingo (7), a Fórmula 1 será disputada no Grand Prix de Monza, local em que boas recordações são colocadas na conta de Gabriel Bortoleto. Embora esteja se adaptando à elite automobilística, no ano passado, enquanto piloto da F2, o brasileiro conseguiu iniciar o mesmo circuito na 22ª colocação, mas foi coroado com o primeiro lugar.
Cotado a ser uma grande promessa automobilística, Bortoleto surpreendeu a todos ao conseguir vitória história no GP de Monza na temporada 2024. Enquanto piloto da Invicta, ultrapassou as adversidades da pista, que contou com incidente na largada e bandeira amarela no meio da corrida, assumindo o lugar mais alto do pódio.

Antes da façanha ser sacramentada, Gabriel conseguiu saltar sete posições, finalizando a primeira volta na 15ª colocação. Após batida envolvendo Josep Maria Martí, Paul Aron, quarto no grid, e Dennis Hauger, que era terceiro, a bandeira amarela foi lançada. Posteriormente, a prova foi reiniciada, tendo o piloto garantido o 13º lugar e contado com um pouco de sorte.
Com 34 segundos sobre Maloney, o primeiro dos pilotos que haviam trocado de pneu, Gabriel Bortoleto substituiu seus pneus supermacios pelos médios no nono giro, voltando em quinto lugar. Posteriormente, o representante da Invicta escalou, pegando a dianteira a cada volta. Por fim, finalizou o circuito na primeira posição, com mais de 9 segundos na frente.
Confira como ficou o ranking:
- Gabriel Bortoleto (Invicta)
- Zane Maloney (Rodin) +9s436
- Richard Verschoor (Trident) +11s628
- Andrea Kimi Antonelli (Prema) +14s173
- Joshua Durksen (AIX)+14s558
- Victor Martins (ART Grand Prix) +15s047
- Oliver Bearman (Prema) + 15s399
- Rafael Villagomez (Van Amersfoort) +15s753
- Jak Crawford (Dams) +17s054
- Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort) +17s372
Gabriel Bortoleto projeta boa corrida
Prestes a retornar ao GP de Monza, o brasileiro não escondeu a euforia de poder ter a chance de repetir o feito histórico. Em coletiva realizada nesta quinta-feira (4), o piloto da Sauber mostrou segurança ao lado da nova escudeira. Mesmo que não seja o favorito, relembrou que sua melhor corrida aconteceu justamente nas pistas italianas.
“Vejamos como o carro se comporta, mas estou esperando um bom resultado. É uma pista que gosto muito, fui campeão da F3 aqui, tive a melhor corrida da minha vida, pela F2, aqui também. É uma pista diferente de qualquer outra, com muitas retas de alta velocidade e freadas fortes. Temos de esperar para ver, mas estou ansioso pelo fim de semana”, afirmou Bortoleto.





