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Governo Federal proíbe a venda de todos os cafés de marca famosa

Por Iara Alencar
03/11/2025
Falta de registro faz 8 produtos para cabelo terem proibição determinada pela Anvisa

Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (3), o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a comercialização dos cafés registrados pela marca Vibe Coffee, do Espírito Santo. De acordo com a instituição, a empresa não possuía licença sanitária, além de não conter as documentações necessárias para as suas regularizações.

Diante da decisão final, ficou definida a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto. Popularizada por sua entrega por meio do e-commerce, a marca foi enquadrada por “falhas graves”, como falta de rastreabilidade e higiene inadequada e ausência de regularização dos produtos (comunicado de início de fabricação).

Créditos: Divulgação

Em seu site oficial, a Vibe Coffee confirma a comercialização de vários cafés nas versões moído e em grãos. De acordo com a empresa, os produtos são fabricados a partir de grãos oriundos de produtores do Espírito Santo e de Minas Gerais. Apesar do entreve criado, a companhia não se pronunciou sobre o ocorrido, devendo correr contra o tempo para regularizar todas as arestas.

Governo Federal faz nova “vítima”

Assim como ocorreu com a Vibe Coffee, a Anvisa vetou a fabricação, disseminação, propaganda e uso do pó para preparo de café em sachê Fellow Criativo, da marca Cafellow. Porém, a proibição foi motivada pela averiguação da agência revelar a presença de “ingrediente não avaliado quanto à segurança de uso em alimentos”.

As violações correspondem à existência de extrato de cogumelo Agaricus Bisporus, proibido pela agência, bem como na embalagem e a propaganda afirmarem que o produto serve para “controle de insulina” e “diminui o colesterol”. No entanto, as alegações não foram comprovadas. No mais, o pó para preparo de café contém no rótulo “informações que podem causar erro e confusão em relação à natureza do produto, podendo levar o consumidor a entender que se trata de café”.

Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) por intermédio da Universidade Federal de Alagoas.

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