Cultivar plantas em um imóvel passou a ser uma terapia para muitos moradores que desejam conciliar a beleza natural com a sensação de conforto. No entanto, nem todas as espécies são propícias para serem colocadas de pé, tendo em vista os riscos ambientais que oferecem. O contraponto mostra que até mesmo a beleza pode trazer prejuízos sem precedentes.
Entre as mais populares e que trazem riscos a um ambiente estão a wisteria chinesa e japonesa (Wisteria sinensis e Wisteria floribunda). Apresentando lindas flores roxas que ficam penduradas na copa alta da árvore, carregam consigo um sinal de alerta. Isso porque a planta é tóxica para pessoas e animais, podendo causar danos materiais com seu crescimento indevido e sufocamento de outras espécies.

Outra que não deve ser colocada em um imóvel é a menta. Embora seja altamente apreciada na culinária e no mercado de aromas, a espécie em questão se espalha rapidamente e toma conta de todo o jardim. Dessa forma, para que outras plantas não sejam aniquiladas, especialistas recomendam que sejam plantadas em vasos ou jardineiras separadas das demais.
O bambu (Phyllostachys spp. e Fargesia spp.) também é outro que pode causar dor de cabeça. Além de se espalhar muito e crescer rapidamente, danifica estruturas e serve de ninho para animais indesejados. Para uma melhor compreensão, o crescimento é tão agressivo que é considerado um risco ambiental.
Quais outras plantas evitar cultivar?
Ainda que liguem o sinal de alerta dos curiosos, o plantio não é proibido. Em resumo, elas exigem muito cuidado do jardineiro, que precisa analisar o ciclo de poda, de floração e os hábitos para não causar desastres ambientais. Além das três espécies listadas, outras que devem ser evitadas são:
- Shib butterfly bush (Buddleia davidii): se espalha muito rapidamente, deslocando outras árvores e desequilibrando o ecossistema;
- English ivy (Hedera helix): trepadeira que danifica estruturas e sufoca outras árvores;
- Ligustro (Ligustrum vulgare, Ligustrum sinense): espalha-se muito rápido devido às aves que comem as sementes;
- Bear’s Breeches (Acanthus mollis): árvore com raízes muito profundas, o que a torna difícil de controlar e erradicar.





