A empresa Leonardo, multinacional italiana focada em tecnologia aeroespacial, defesa e segurança, anunciou a aquisição da divisão Iveco Defense, especializada em veículos militares. A movimentação somente foi possível após o acordo entre ambas as partes repassar 1,7 bilhão de euros (o equivalente a R$ 10 bilhões na cotação atual) ao Iveco Group.
O movimento estratégico colocou a Leonardo como líder estratégica no ramo de fabricação de aeronaves, expandindo a empreitada no segmento de defesa terrestre. A multinacional italiana, além de produzir jatos de treinamento, helicópteros e sistemas eletrônicos embarcados, assumirá as operações do OEM (Original Equipment Manufacturer).

“A aquisição da Iveco Defense representa um marco fundamental na execução de nossa estratégia de crescimento inorgânico e apoia a plena implementação do nosso Plano Industrial. Essa transação reforça a posição da Leonardo como referência no mercado europeu de defesa terrestre, um segmento que deverá apresentar crescimento sustentado nos próximos anos ”, diz Roberto Cingolani, CEO e Gerente Geral da Leonardo.
Presença da Iveco no Brasil
Apesar da movimentação ter gerado curiosidade da concorrência, estima-se que a conclusão da compra está prevista para o primeiro trimestre de 2026. Porém, é válido destacar que a Iveco Defense permanecerá com sua sede na Itália, garantindo contratos ativos com o Exército Brasileiro para fornecimento de veículos blindados, com uma fábrica em Sete Lagoas (MG).
A título de curiosidade, em meados de 2024, o Iveco Group assinou acordo astronômico com o Exército Brasileiro para o fornecimento de 420 viaturas LMV-BR 2. A Diretoria de Fabricação do Exército coordenou o contrato, com valor da operação estimado em R$ 1,4 bilhão. Segundo a fabricante, os carros blindados serão entregues em até dez anos, com início programado para 2026.





