Todo e qualquer indivíduo deseja se estabelecer em uma região que ofereça serviços de qualidade para a sua família, priorizando saúde, educação e segurança. De acordo com pesquisa efetuada pela Chapman University, dos Estados Unidos, nenhum município brasileiro está presente no ranking entre as 10 cidades com o maior custo de vida do mundo.
Para colocar em evidência o rol em questão, os pesquisadores levaram em conta o mercado imobiliário, destacando oito países pela oferta. Oferecendo serviços vistos como inalcançáveis por grande parte da sociedade, Canadá, Estados Unidos, Austrália e China aparecem no ranking com as cidades onde residir exige altos salários para sobreviver.

Mas, afinal, quais são as cidades com o maior custo de vida no mundo?
- Toronto, Canadá;
- San Diego, Estados Unidos;
- Adelaide, Austrália;
- San Francisco, Estados Unidos;
- Melbourne, Austrália;
- Honolulu, Estados Unidos;
- Los Angeles, Estados Unidos;
- San Jose, Estados Unidos;
- Vancouver, Canadá;
- Sydney, Austrália;
- Hong Kong, China.
O cálculo foi estabelecido por meio da divisão do custo médio de uma casa pela renda familiar média, em que valores iguais ou superiores a 9 foram considerados “impossivelmente inacessíveis”. Por sua vez, a pesquisa mostrou a pandemia da COVID-19 também teve impacto significativo, implicando na demanda por imóveis em áreas urbanas, especialmente devido ao aumento do trabalho remoto.
Em um contexto geral, a Chapman University explicou que, à medida que as segregações buscavam mais espaço dentro de seus imóveis, o fenômeno chamado de “choque por demanda” explodiu. Como resultado, os aumentos substanciais nos preços das moradias foram colocados à vista, tornando esses locais não apenas desejáveis, mas financeiramente inviáveis para muitos moradores.
Quais são as cidades mais caras do Brasil?
Um levantamento recente, assinado pela Expatistan, destacou que nove cidades brasileiras estão entre as 158 mais caras do mundo. Sobretudo, os custos de vida escalonam à medida que as ofertas de serviço ganham força, tornando São Paulo o centro do protagonismo nacional. Neste ano, o custo mensal para uma família de quatro pessoas na capital paulista chega a R$ 16.128.
Confira a lista das cidades mais caras para se morar no Brasil:
- 1º lugar: São Paulo (SP);
- 2º lugar: Santos (SP);
- 3º lugar: Rio de Janeiro (RJ);
- 4º lugar: Porto Alegre (RS);
- 5º lugar: Campinas (SP);
- 6º lugar: Belo Horizonte (MG).





