O maior completo portuário da América Latina e do Hemisfério Sul fica localizado no Brasil, mais especificamente no litoral de São Paulo. O Porto de Santos lidera o ranking por conta da grande movimentação de contêineres. Na comparação global, fica com a 37ª posição, sendo responsável por cerca de 25% do comércio exterior brasileiro.
Atualmente, o Porto de Santos conta com 7,8 milhões de metros quadrados, mas pode aumentar seu tamanho para 20,4 milhões de metros quadrados, ficando cerca de três vezes maior. Essa mudança depende da autorização por parte do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) junto à Autoridade Portuária de Santos (APS). A proposta é expandir a poligonal, a área oficial.

O plano de expansão tem como ideia aumentar a área da Vila dos Criadores, na Alemoa, em Santos. A região conta com cerca de 5 mil habitantes e nele há um terrão contaminado pelo antigo lixão da cidade. O que dificulta o avanço das obras é que o local enfrenta uma batalha judicial de mais de 20 anos.
Porto de Santos é considerado o maior da América Latina
De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o plano de expansão é considerado ousado, mas destaca que o Porto de Santos terá o “tamanho que merece” para se consolidar ainda mais como o maior da América Latina. Apesar da proposta estar sendo discutida, ainda não há confirmação de quando o projeto será colocado em prática.
“São áreas em quatro cidades, Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, que vão permitir a condução de um planejamento portuário eficiente e assertivo. Estamos tendo a oportunidade de preparar o Porto de Santos para os próximos 20 anos”, destacou o executivo. A expectativa é de que o plano seja executado aos poucos, com uma aprovação por vez de cada área a ser expandida.





