Com a finalidade de reduzir a falsificação de aparelhos que imitem pacotes regularizados pelo governo, uma operação contra pirataria na Argentina tirou acesso de milhares de brasileiros a serviços de “gatonet”. A título de curiosidade, o termo é utilizado para o acesso ilegal à TV por assinatura, geralmente por meio de um TV Box pirata, que não é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Embora a operação tenha sido um sucesso, as autoridades não explanaram quantas pessoas foram afetadas pela proibição. De modo geral, as investigações foram iniciadas ao final de agosto, mas o sinal dos serviços somente começou a cair no final de outubro. Como resultado, dezenas de serviços ilegais de TV boxes piratas foram desativados, como o My Family Cinema e o Eppi Cinema.

Por meio das redes sociais, vários clientes reclamaram da oscilação do serviço, sem ter pleno conhecimento da operação realizada na Argentina. Segundo a Alianza, associação da indústria audiovisual que combate à pirataria na América Latina, todo o processo corre em segredo de Justiça, com a desativação ocorrendo conforme determinação do Ministério Público da Argentina.
“Devido a questões de direitos autorais, esta marca deve encerrar permanentemente seus serviços. Agradecemos pela sua confiança e apoio ao longo dos anos. Esperamos que nosso produto tenha proporcionado boas lembranças para você e sua família. Desejamos tudo de melhor na descoberta de novos aplicativos que enriqueçam sua vida digital”, diz a interface do My Family Cinema.
Quais serviços foram interrompidos com a ação sacramentada na Argentina?
As investigações tiveram como alvo a Argentina por se tratar do “centro de comando” de serviços piratas na região. De modo geral, a operação foi realizada tendo o mercado brasileiro como principal beneficiário das ofertas. Para entender a problemática da situação, ao todo, havia 6,2 milhões de assinantes no mundo, sendo 4,6 milhões do Brasil.
Por se tratar de um esquema ilegal, as empresas contratadas não devem estornar os valores para as pessoas que adquiriram o serviço ou aparelho. Nesse ínterim, vários serviços foram afetados, como BTV e Duosat. Além dos já citados, a operação derrubou acesso às seguintes plataformas:
- Weiv TV;
- Cinefly;
- Red Play;
- Duna TV;
- Boto TV;
- Break TV;
- VTV;
- Blue TV;
- Super TV Premium;
- HOT;
- ONpix;
- PLUSTV;
- Mix;
- Venga TV;
- ALA TV;
- Pulse TV;
- Football Zone;
- Nossa TV;
- MegaTV+;
- Cineduo;
- Megamax+;
- GTV;
- Nebuplus;
- Onda TV.




