Pentacampeão com a Seleção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho permanece nos holofotes por sua importância desportiva e carisma incontestável. Aposentado há mais de uma década, o ‘Bruxo’ tem lidado com a agenda cheia de compromissos, marcando presença em eventos dos mais variados segmentos. Longe dos campos, tornou-se um verdadeiro homem de negócios, percorrendo partidas amistosas, participações em reality shows e iniciativas empresariais.
Considerado um dos melhores jogadores que já passaram pela delegação canarinha, Ronaldinho decidiu aumentar sua fortuna com parcerias nacionais e internacionais. Ao decorrer dos últimos meses, o craque lançou o “Manual do Bruxo”, um “ecossistema de ensino voltado à capacitação tática e técnica de jovens atletas”. A empreitada tem a finalidade de revelar novos talentos para o mercado da bola.

Além do empreendimento pessoal, o ex-meia segue atuando dentro das quatro linhas, mas apenas em jogos beneficentes ou amistosos de ponta. A título de curiosidade, em 2016, o ídolo do Barcelona esteve nos Estados Unidos e Peru, faturando o equivalente a US$ 200 mil (cerca de R$ 1,08 milhão) por partida disputada. Por outro lado, é frequentemente convidado para agendas políticas e sociais.
Se o rol de funcionalidades do brasileiro parece ter atingido o limite, é porque não se atentaram à versão performática do boleiro. O ‘Bruxo’ chegou a estrelar um filme de luta com Mike Tyson e Van Damme, se vestiu como personagem de ‘Star Wars’. Nesse mesmo intervalo, participou de um reality show nos Emirados Árabes e lançou produtos licenciados, incluindo uma mini scooter que se tornou febre global.
Ronaldinho Gaúcho e suas outras empreitadas
Neste ano, o meio-campista revelado pelo Grêmio desfilou na Semana de Moda de Paris, participou do reality ‘No Limite‘ na Turquia, virou acionista do clube americano Greenville Triumph, tocou o sino da Bolsa de Nova York e se tornou embaixador de Miami para a Copa do Mundo de 2026. Em contrapartida, foi convidado pelo governo do Azerbaijão para uma conferência sobre mudanças climáticas.
Mesmo com tanta afinidade para se aventurar em outras vertentes, nenhuma delas encantou tanto quanto o futebol. Após ser projetado ao desporto pelo Imortal Tricolor, adquiriu rodagem no exterior, passando por PSG, Barcelona, Milan e Querétaro, do México. No mais, defendeu as cores do Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro e Seleção Brasileira.
Confira os títulos do craque:
- Copa do Mundo (2002);
- Copa das Confederações (2005);
- Recopa Sul-Americana (2014);
- Copa Libertadores (2013);
- Liga dos Campeões (2005/06);
- Copa América (1999);
- Taça Intertoto (2001);
- Copa do Brasil (2001);
- Campeonato Espanhol (2004/05 e 2005/06);
- Supercopa da Espanha (2005 e 2006);
- Campeonato Italiano (2010/11);
- Campeonato Mineiro (2012, 2013);
- Copa Sul (1999);
- Campeonato Gaúcho (1999 e 2001);
- Campeonato Carioca (2011);
- Mundial Sub-17 (1997);
- Sul-Americano Sub-17 (1997).





