Acompanhando os avanços tecnológicos dispostos em aparelhos eletrônicos, as tomadas tradicionais passaram por uma transformação interessante. Ganhando espaço no Brasil, o novo design moderno e superficial tornou-se uma solução prática e indispensável para quem não deseja ter problemas com paredes quebradas na hora da instalação.
Destacando uma fixação rápida, sem obras e com design sofisticado, as tomadas de superfície conquistam espaço em residências e escritórios brasileiros com muita facilidade. Isso porque podem ser instaladas diretamente em qualquer superfície, sem intercorrências, e tornando-se tendência no mercado de elétrica e decoração.

Muitas das vezes, as pessoas precisam conectar aparelhos eletrônicos, mas enfrentam dificuldades de encontrar entradas disponíveis. Agora, é possível exibir novas conexões com versatilidade e segurança, com a vantagem de não precisar realizar novas obras para a sua instalação. O novo modelo pode ser fixado em qualquer lugar com o auxílio de parafusos ou adesivos.
Apesar de levantar questionamentos, algumas versões garantem resistência à água, dando um ponto a mais na briga com os modelos tradicionais. É possível ainda se deparar com mecanismos de proteção contra sobrecargas. No mais, é válido destacar que seguem algumas características já conhecidas, como contatos metálicos conectados aos fios elétricos, chamados de terminais, garantindo o encaixe seguro dos plugues dos aparelhos.
Mas qual a diferença entre os modelos de tomada?
O grande diferencial dos modelos antigos para os novos está no modo de instalação e aplicação. As tomadas de superfície ficam aparentes, anexadas sobre a parede ou até no chão, enquanto as tomadas normais são as mais comuns em casas e escritórios, necessitando de perfuração e quebra da parede para o seu encaixe.
Tomadas de superfície:
- Características: modelo de montagem externa, visível e instalado diretamente na parede ou no piso;
- Aplicação: muito usada em oficinas, escritórios, áreas externas ou lugares com alta demanda de pontos de energia, onde não há tomadas próximas;
- Segurança: versões com grau de proteção IP garantem resistência contra água e poeira, ideais para ambientes externos e industriais.
Tomadas normais (ou padrão):
- Características: comum em residências e ambientes corporativos, geralmente embutida na parede;
- Aplicação: usada no dia a dia para conectar desde aparelhos simples até eletrodomésticos mais potentes. Existem dois tipos principais: 10A (amperes), indicado para itens de baixa potência, como carregadores de celular, e 20A (amperes), voltado a equipamentos como geladeiras e ar-condicionado;
- Segurança: segue normas técnicas de instalação, oferecendo proteção contra choques e uso seguro em longo prazo.





