Viajar rumo a países europeus faz parte da rota da maioria dos turistas, mas nem sempre reunir munição financeira para a aventura é uma tarefa fácil. Pouco conhecida, Andorra La Vella, capital do Principado de Andorra, é um baú de tesouro escondido entre Espanha e França. Imergir na região é sinônimo de aproveitar uma cultura elitizada, sem desprender altos valores no trajeto.
Mundialmente conhecida por suas estações de esqui no inverno, Andorra apresenta o catalão como língua oficial. Em contrapartida, por fazer fronteira com a Espanha, pela comunidade autônoma da Catalunha, e com a França, pelo departamento de Ariège, o espanhol e o francês também são comumente falados entre os moradores.

Com uma população composta por 82.767 habitantes, o país europeu está situado em região privilegiada, que é facilitada por ônibus diários, com passagens a cerca de 30 euros (R$ 191 na cotação atual). Localizada a 200 km de Barcelona e 180 km de Toulouse, não há a necessidade de visto para visitar ambas as cidades, garantindo um conforto financeiro na empreitada.
O detalhe intrigante é que o país não possui aeroporto, tornando sua visitação um pouco mais complicada que o convencional. Portanto, para chegar ao país, é necessário que os turistas se direcionem à França ou à Espanha. O aeroporto mais próximo (La Seu d’Urgell) está demarcado em território espanhol, ficando a cerca de 27 km da capital de Andorra.
O que fazer no país europeu?
Aos interessados em conhecer uma cultura diversificada, o país abraça uma mistura pitoresca de vilas residenciais e ruas comerciais movimentadas, situadas em um vale entre duas montanhas. O turismo em Andorra oferece diversas atividades ao ar livre, como esqui, snowboard, caminhadas, ciclismo e compras duty-free.
Embora pequeno, o principado contempla vários passeios que embarcam na cultura local. É possível visitar a Casa de la Vall, uma das construções mais emblemáticas do país, e caminhar por trilhas. Por outro lado, a Caldea Spa Complex oferece o maior complexo termal da Europa, com uma variedade de piscinas termais, saunas, banhos turcos e tratamentos de spa para relaxamento e bem-estar.
Dinâmica econômica é movida pelo turismo
A título de curiosidade, Andorra atrai anualmente milhões de turistas, superando, inclusive, seu número de habitantes. Como resultado da grande curiosidade dos visitantes, o turismo de Andorra corresponde a 80% do Produto Interno Bruto (PIB). Muitos estrangeiros são oriundos da França e Espanha, já que o país oferece preços mais baixos no comércio e em relação ao combustível.
Apesar de não ser membro da União Europeia nem do Espaço Schengen, Andorra encurtou a relação com o mercado único para utilizar o euro como moeda oficial. Dessa forma, as regras comerciais da UE para a indústria são colocadas em evidência, com exceção para a agricultura.





