Considerado um dos municípios que mais se desenvolvem em Santa Catarina, Araquari tem chamado a atenção de todo o Brasil por seu surpreendente crescimento econômico. De acordo com levantamento efetuado pelo estado, no ano de 2023, a cidade ocupou a 12ª posição em termos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Embora não seja tão conhecida no turismo, Araquari passou por uma reformulação sem precedentes. Outrora conhecida por suas atividades ligadas ao agronegócio (arroz, banana e maracujá), agora ganhou prestígio como um polo industrial em ascensão. Segundo a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina, o setor industrial saltou de R$ 474 milhões para R$ 4,4 bilhões entre 2010 e 2019.

Para uma melhor compreensão, o crescimento econômico do município deve ser atribuído, também, à presença de empresas multinacionais de renome, como BMW, Hyosung e TVH. O trio escolheu a cidade catarinense para estabelecer suas operações nos setores de metalmecânica, metalurgia e agroindústria. Apresentando cerca de 39 mil habitantes, contabiliza mais de 5 mil empreendimentos locais.
Um outro fator que merece ser destacado diz respeito à localização estratégica de Araquari. Situado em posição privilegiada, o município se beneficia devido à proximidade de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. Esses pontos garantem uma maior dinâmica ao facilitar o transporte de mercadorias e o acesso a importantes centros comerciais.
Vantagens de morar na cidade catarinense
Segurança: a cidade foi contemplada com a instalação de 600 novas câmeras de monitoramento, especialmente em prédios públicos como escolas e postos de saúde, e o envio de um projeto de lei para a criação da Guarda Municipal.
Rede de Vizinhos: o projeto em questão aproxima o cidadão da Polícia Militar, agindo na prevenção de crimes. Com a adoção do programa, os bairros tornam-se mais seguros, garantindo uma maior colaboração na vigilância do município.
Tranquilidade: ainda que tenha crescido economicamente nos últimos anos no Brasil, Araquari preserva seu espírito de cidade pequena, pacata e tranquila. As riquezas naturais que a cercam são, em grande parte, responsáveis por isso.
Culinária: rico em frutos do mar, o cardápio da região contempla a oferta de peixes, camarão, marisco, ostra e caranguejo. Por sua vez, devido à alta produção de arroz, banana e maracujá, as receitas ganham novas roupagens constantemente.
Oportunidades: devido à existência de vários polos industriais, a cidade catarinense acaba atraindo migrantes de todos os estados brasileiros. Assim, a localização privilegiada serve como combustível para a economia das grandes fábricas.





