O Lago Baikal, frequentemente chamado de “Pérola da Sibéria” ou “Pérola da Rússia”, está localizado na Sibéria, sendo considerado um tesouro natural sem precedentes. Embora seja enquadrado como o lago mais profundo e antigo do mundo, foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996 por comportar aproximadamente 20% da água doce não congelada do planeta.
Apresentando 636 km de comprimento e 79 km de largura, esse gigante aquático cobre impressionantes 31.722 km². Dinamizando seu impacto histórico e econômico, o Baikal atinge 1.642 metros de profundidade, característica dos processos tectônicos que resultaram na abertura de uma fenda profunda, formando o leito que segue sendo expandido nos dias atuais.

Por conter cerca de 20% da água doce não congelada do mundo, a área não se trata apenas de um recurso natural vital, mas também de um laboratório para a ciência. Isso porque, devido à crise hídrica em evidência no planeta, a lagoa surge como um reservatório estratégico para o equilíbrio ambiental, uma vez que as mudanças climáticas têm gerado preocupação coletiva.
Embora tenha sua importância comprovada para o ecossistema, a preservação local não vem sendo respeitada. Assim como muitas maravilhas naturais, o lago enfrenta ameaças devido à ação exploratória humana. Dessa forma, autoridades ligam o sinal de alerta sobre a necessidade de encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental.
Curiosidades sobre a lagoa:
- Além de ser o lago mais profundo do mundo, é também o mais velho (25 milhões de anos);
- Estima-se que mais da metade das espécies encontradas em seu ecossistema sejam endêmicas, ou seja, não existem em nenhum outro lugar da Terra;
- Comporta aproximadamente 20% da água doce não congelada do mundo;
- Tem 636 km de comprimento e 79 km de largura;
- Atinge 1.642 metros em seu ponto mais profundo;
- A superfície da lagoa está a 455,5 metros acima do nível do mar, enquanto seu fundo se encontra a 1.186,5 metros abaixo do nível do mar;
- Suas águas transparentes permitem visibilidade de até mais de 40 metros de profundidade em algumas áreas;
- A foca-de-baikal é o único mamífero aquático de água doce da região;
- Cercado por montanhas e uma floresta boreal, sua área é protegida como parque nacional.





